Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 01 Nov 2018 | Coluna César Santos - 1o de novembro

Crédito da foto: Ilustração Censura nunca mais

CENSURA, NUNCA MAIS

E m uma das edições do Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ, o jornalista Otávio Frias Filho foi certeiro: nenhum governo gosta da imprensa livre. Estávamos na plateia em busca de novos conhecimentos. Frias citou ataques de toda natureza sofrida pelo jornal Folha de São Paulo, patrocinados por todos os governos que não gostam do jornalismo crítico.

Era 2010, último ano do segundo governo Lula. A Folha, assim como outros veículos de comunicação do país, havia sido filiado – por Lula – ao PIG (Partido da Imprensa Golpista), inventado e disseminado pelo cardeal petista na tentativa de desqualificar a notícia antipática a ele e aos seus interesses políticos.

Noutra ocasião, em entrevista ao jornalista Alberto Dines (Observatório da Imprensa), Otávio Frias realçou que os governo, sejam de quais tendências ideológicas forem, só enaltecem a imprensa se forem elogiados.

“Quando a imprensa começa a noticiar aspectos que são vistos como desfavoráveis ou opiniões que incomodam por serem críticas, a reação de todo governo, aí não importa se um governo de direita, liberal, de esquerda, é quase invariavelmente a mesma, que é uma reação de defesa e, quando o governo tem força, de ataque”, apontou.

E assim continua.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) lançou a ameaça à imprensa antes mesmo da Justiça Eleitoral concluir a apuração de votos que confirmou a sua vitória. Ele informou que veículo de comunicação que se comportar de “maneira indigna”, como a Folha, “não terá recurso do governo federal” – leia-se propaganda oficial do governo paga com o dinheiro público. O “maneira indigna”, da qual queixa-se o capitão, em melhor português, é a verdade que incomoda o detentor do poder do momento. Assim como outros governantes, antes de atacar, faz a defesa politicamente correta: "Somos totalmente favorável à liberdade de imprensa."

Por aqui, não é diferente. O JORNAL DE FATO, por sua posição crítica e zeloso com o jornalismo de verdade, sempre foi alvo de governos e políticos indecentes. Mais recentemente, esses inescrupulosos organizaram um esquema criminoso, bancado com dinheiro público, patrocinando ações judiciais, para fechar o jornal. Entendia que calando o único veículo impresso do interior do RN estaria livre para promover o roubo do cofre, sem que ninguém soubesse ou combatesse.

Não conseguiram. E tivessem conseguido, o jornalismo de verdade permaneceria em outra plataforma de notícias. Censura nunca mais.

 

FRASE

"Nenhum governo, seja de quais tendências ideológicas forem, gosta da imprensa livre."

OTÁVIO FRIAS FILHO – Jornalista e escritor (1957/2018).

 

"GATO"

 A Cosern já inspecionou 43.453 estabelecimentos em todo o estado; identificou 5.216 fraudes e conseguiu recuperar 12,5 GWh de energia. Ligação clandestina, o popular "gato", é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena para o eletrotraficante pode chegar a quatro anos de reclusão. O que chama a atenção é que o "miau" está quase sempre nas grandes estruturas.

 

SUPLEMENTARES

 O clima de eleição continua em três municípios potiguares: Água Nova e Pendências elegerão prefeito e vice-prefeito em pleito suplementar no dia 25 deste mês; e Guamaré escolherá prefeito e vice-prefeito no dia 7 de dezembro. As eleições suplementares foram determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou cassação dos prefeitos e vices eleitos em 2016.

 

LÍDER

 O deputado reeleito George Soares (PR) também quer a liderança do governo Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa. Argumenta que tem experiência na Casa para assumir a missão. O republicano disputa o posto com o deputado eleito Francisco do PT.

 

EDUCAÇÃO

 A professora Socorro Batista está na lista das especulações para a Secretaria de Educação. Ela ocupou a pasta durante dois anos do governo Robinson Faria (PSD), tendo sido exonerada pela então primeira-dama Julianne Faria. Depois, seguiu com Fátima para Brasília.

 

CULTURA

 Além de Socorro Batista, outro nome de Mossoró poderá pintar no primeiro escalão do governo Fátima. É o poeta Crispiniano Neto, na presidência da Fundação José Augusto, pasta que ele ocupou por duas vezes, nos governos de Wilma de Faria (falecida) e de Robinson.

 

TROCA-TROCA

 Os dois senadores eleitos no RN devem vestir as cores de novos partidos tão logo pisem no tapete azul de Brasília. Capitão Styvenson trocará a REDE pelo PSL de Bolsonaro; e Zenaide Maia sairá do PHS para o PT.

 

 É NOTÍCIA

1 - Confira o bate-papo sobre literatura (uma viagem segura e prazerosa) com Salizete Freire, Erileide Rocha, Rokátia Kleania. Dentro da Feira do Livro de Mossoró, no Partage Shopping, às 16h.

2 - O deputado Beto Rosado (PP) bateu a porta do FNDE, em Brasília, para destravar a liberação de R$ 1,7 milhão para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Recursos para a construção da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

3 - A cantora mossoroense Thábata Mendes prepara nova fase de sua carreira – de altos e baixos. Ela acaba de assinar contrato com a Mídias, produtora musical do renomado Rick Benadio. Sucesso.

4 - O governador Robinson Faria (PSD) marcou para terça-feira, 6, a posse dos 167 novos servidores do Itep-RN, concursados. São perito criminal, legista, técnico forense e agente de necropsia.

5 - Transcorreu bem a colecistectomia (cirurgia de vesícula) submetida pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP), no Hospital Wilson Rosado. A prefeita já está em casa para o período de recuperação.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
liberdade
expressão
imprensa
censura

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO