Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 04 Nov 2018 | Coluna César Santos - 4 de novembro

Crédito da foto: Reprodução Jorge foi para o palanque de Robinson Faria levado por Tião da Prest

O NOVO RESISTE AO VELHO?

Não há como afirmar agora se o governo Bolsonaro dará certo ou não. Qualquer previsão nesse sentido não terá qualquer sustentação lógica ou justificativa em cenários pontuais que algum cientista político possa expor. A eleição terminou há uma semana, o país ainda está sob o forte calor da disputa eleitoral e o capitão sequer colocou a faixa de presidente. Ponto.

O que se pode dizer, até aqui, em meio a dúvidas e receios, mas também torcida e esperança, é que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vai cumprindo o que havia prometido durante a campanha: um ministério sem interferências partidárias. Pode-se até questionar os nomes escolhidos e anunciados, mas deve-se reconhecer que nenhum partido, inclusive o PSL do presidente, colocou o DNA na lista dos convocados.

Três nomes se destacam:

General Augusto Heleno, nas Forças Armadas. Um estrategista que militares, ou não, respeitam muito.

Economista Paulo Guedes, na Fazenda. O selo de ultraliberalismo não tira dele o vasto e reconhecido conhecimento técnico. O mercado aposta nele.

Juiz federal Sérgio Moro, na Justiça. Ninguém mais do que ele condenou e mandou prender corruptos no país, desde um desconhecido lobista até um líder de massa e ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Heleno, Guedes e Moro comandarão superministérios, o que sugere que Bolsonaro terá papel menor nessas áreas vitais, algo impossível de ter sido cogitado até pouco tempo. Se isso ocorrer, a instituição presidencial descerá degraus; por outro lado, fortalecerá ações que não dependerão mais da imposição do Planalto.

Isso é bom ou ruim? O tempo, só o tempo responderá. Tudo o que for dito agora, não passará de apostas ou previsões que podem, ou não, ser confirmadas lá na frente.

Bolsonaro, reconheça-se, prometeu e está entregando um modelo diferente. Alguns pontos absurdos e temerários, como a exclusão de veículos de comunicação nas suas primeiras entrevistas coletivas e a ameaça ao grupo Folha de S.Paulo, insinuando que o jornal não terá participação na verba publicitária do seu governo. Noutra ponta, fazendo aquilo que os 57 milhões de brasileiros que votaram nele esperam: decisões divorciadas dos interesses partidários e encaixadas no modelo de governo prometido em campanha.

Agora, é esperar, na prática, se Jair Bolsonaro transformará, de fato, o modelo de governar o país, para o bem dos brasileiros; ou se a velha política de Brasília engolirá o seu governo.

 

FRASE

"Eu cheguei aqui graças às mídias sociais."

JAIR BOLSONARO – Presidente eleito, ao deixar representantes de jornais de fora de entrevista coletiva.

 

RN SUSTENTÁVEL

 O comentário da coluna na edição de quinta-feira, 2, sobre a importância do RN Sustentável e o DNA da gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini fez "chover" comentários no endereço da coluna. A maioria defendendo que é preciso reconhecer o trabalho de quem fez, e também enaltecendo as ações, principalmente na área da saúde. São 540 milhões de dólares investidos no RN.

 

RN SUSTENTÁVEL II

 Jarbas Mariano lembra que o tomógrafo do Hospital Tarcísio Maia foi comprado com os recursos do projeto RN Sustentável, criado e viabilizado junto ao Banco Mundial pela gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini. Jarbas, que dirigiu o Tarcísio Maia, afirma a importância do convênio na área da saúde. O RN Sustentável está construindo o Hospital Regional da Mulher em Mossoró.

 

Ê TIÃO!

 Amigos e correligionários de Jorge do Rosário (PR) não ocupam mais a mesma roda política de Tião da Prest (PR). Julgam que a decisão de Tião ser vice da chapa do governador Robinson Faria (PSD) tirou as chances de Jorge se eleger deputado estadual. Além, claro, do constrangimento.

 

SEGUE

 Jorge havia dito que não apoiaria qualquer candidato a governador porque não se sentia representado pelos nomes colocados na disputa. Na madrugada da véspera de convenção, Tião aceitou o convite de Robinson, e Jorge soube pela imprensa. Engoliu a seco. O desastre eleitoral abriu enorme fosso.

 

DE VOLTA

 Lorena Ciarlini reassume a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude. Ela havia se afastado para trabalhar na campanha eleitoral deste ano. A nomeação está publicada no Jornal Oficial.

 

FAVAS CONTADAS

 O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) conta como certo 13 votos para a sua reeleição na presidência da Assembleia Legislativa. A maioria construída pelo acordo com a governadora eleita Fátima Bezerra (PT).

 

 É NOTÍCIA

1 - O comércio brasileiro espera faturar R$ 34 bilhões no ciclo natalino e empregar – temporariamente – 76 mil trabalhadores. O maior volume de vendas ficará na área de hiper e supermercados.

2 - Começou o horário de verão em 10 estados. O RN não precisará alterar os ponteiros, mas o horário vai alterar a vida dos potiguares. A começar pelas provas do Enem, hoje, que acompanhará o horário de verão, em Brasília. Portões fecham aqui às 12h.

3 - Nesta segunda segunda-feira, 5, completa oito anos da inauguração das cinco salas de cinema do Mossoró West Shopping, hoje Partage. Continuam abertas, felizmente.

4 - A partir de hoje, tem voos diários da Azul – linha Mossoró/Recife/Mossoró –, exceto aos sábados. A boa demanda fez a companhia aérea ampliar a sua atuação no aeroporto Dix-sept Rosado.

5 - O Jornalismo de Verdade saiu ainda mais forte das eleições gerais deste ano. Cumpriu a sua missão, sempre, de informar e formar opinião. O resto foram fake news com ou sem assinatura.

Tags:

Coluna
César Santos
Jair Bolsonaro
Sérgio Moro
Paulo Guedes
Tião da Prest
Jorge Rosário

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO