Quarta-Feira, 08 de maio de 2024

Postado às 10h45 | 11 Nov 2018 | Coluna César Santos - 11 de novembro

Crédito da foto: Reprodução Mineiro e Beto estão se olho no TSE

TODOS DE OLHO NO TSE

O recurso especial eleitoral que pede o deferimento do registro de candidatura à Câmara dos Deputados de Kéricles Alves Ribeiro, “Kerinho” (PDT), avançou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cumprindo a última etapa antes de ir a julgamento pelo pleno da Corte.

Na quinta-feira, 8, o ministro relator Jorge Mussi determinou à Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal verificar se Kerinho, ao protocolar seu Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI), juntou naquela oportunidade, no respectivo sistema, documentação comprobatória.

Está comprovado, de logo, que Kerinho protocolou o RRCI no dia 18 de agosto de 2018, portanto, dentro do prazo de registro de candidatura previsto no calendário eleitoral deste ano.

O ministro relator, em sua decisão, determinou prazo de cinco dias, a contar de 8 de novembro, para a Secretaria de Tecnologia da Informação confirmar a documentação comprobatória. “Em caso positivo, especifique o setor competente quais documentos foram juntados, esclarecendo, ainda, as razões de ordem técnica que impediram a sua visualização nos autos do processo 06007788-27”, escreveu Jorge Mussi.

O ministro ainda determinou que sejam encaminhadas cópias dos códigos de identificação (IDs 352.534, 352.571, 352.546, 352.549, 541.854, 541.879, 551.265 e 552.788) para a referida unidade, como forma de verificar se o requerente (Kerinho) cumpriu os prazos e exigências de registro de candidatura.

Vencida essa etapa, o ministro Jorge Mussi levará o seu voto ao pleno do Tribunal Superior Eleitoral. A previsão é que o recurso entre na pauta na terceira semana de novembro ou antes do prazo final da diplomação dos eleitos, que se encerra em 19 de dezembro.

Se Kerinho lograr êxito, haverá mudança na formação da bancada federal eleita nas eleições de 7 de outubro. Somando os seus votos (8.990), a coligação "100% RN" (PDT/PP/MDB/PODE/DEM) passará a ter dois eleitos, entrando na segunda vaga o deputado Beto Rosado (PP).

Por consequência, a coligação "Do Lado Certo" (PT/PC do B/PHS), que hoje tem dois eleitos, perderia uma vaga, no caso a de Fernando Mineiro (PPT).

Para melhor entendimento: se os votos de Kerinho forem aceitos pela Justiça Eleitoral, se somarão aos 274.194 conquistados pela coligação de Beto Rosado, superando 289.754 votos que a coligação de Mineiro conseguiu.

Não há como fazer uma projeção ou antecipar o entendimento dos ministros do TSE. De olho no Pleno, então.

 

FRASE

"Querem colocar na minha conta decisões sobre Previdência."

JAIR BOLSONARO – Presidente eleito, sobre a reforma da Previdência.

 

MALTA

 A professora Isaura Amélia afivela as malas para uma temporada de dois meses na República de Malta, arquipélago do Mar Mediterrâneo, no Sul da Europa. Leva junto a sobrinha-neta Rebeca, de 10 anos, que aproveitará a temporada de férias para fazer curso de inglês. O país insular, que tem apenas 500 mil habitantes, é um excelente centro de ensino de idiomas.

 

40 ANOS

 O Centro de Atividades do Serviço Social do Comércio (SESC), em Mossoró, completa hoje 40 anos de fundação. Na época, um dos centros mais modernos do Nordeste, com investimento de 21 milhões de cruzeiros. A obra foi inaugurada pelo governador Tarcísio de Vasconcelos Maia e pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio, senador Jessé Pinto Freire.

 

O CARA

 O deputado reeleito Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) assumiu papel de comando na articulação política da governadora eleita Fátima Bezerra (PT), dentro da Assembleia Legislativa. Também colocou o seu DNA na equipe de transição do governo. E a sua reeleição na presidência da AL é vista como "fatura liquidada".

 

PORTEIRA FECHADA

 Ezequiel Ferreira garantiu a Fátima Bezerra o apoio necessário na Assembleia Legislativa para a aprovação das matérias do Executivo, que chegarão à Casa a partir de janeiro. Em contrapartida exigiu, entre outras coisas, o comando da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, de porteira fechada.

 

DNA

 Para comandar a Sethas, Ezequiel Ferreira indicou a deputada Márcia Maia, do PSDB, que ficará sem mandato a partir de 2019. A indicação colocará no governo Fátima o DNA Maia, que a petista sempre combateu.

 

PARA REGISTRAR

 Para quem acha que dinheiro ganha campanha a vitória do Bolsonaro convence ao contrário. O PSL gastou R$ 10,7 milhões na campanha, 21 vezes menos do que os R$ 214,2 milhões gastos pelo PT com Haddad.

 

 É NOTÍCIA

1 - O Verão das Antigas 2019 terá como atração principal o grupo baiano "É o Tchan". Nil Costa e Marcílio Maia também confirmam a data: 4 de janeiro, no Clube Álibi, em Tibau.

2 - Hoje (11), completa nove anos da morte do padre Guido Tonelotto, aos 89 anos. O religioso, italiano de Veneza, trazido para Mossoró pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto, deixou uma história rica em defesa da criança e do adolescente na Paróquia de São José.

3 - As bandas BDB e Divina Luz serão as atrações da "Micareta da Luz", dia 2 de dezembro, véspera da abertura oficial da Festa de Santa Luzia. As camisetas estão sendo vendidas na Paróquia.

4 - Os boletos vencidos já podem ser pagos em qualquer banco e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. A nova plataforma de cobrança entrou em vigor neste sábado, 10.

5 - O Restaurante do Dudé é o endereço da boa culinária nordestina em Mossoró. E boa opção para o almoço do domingo. Confira no bairro Alto do Xerém, zona sul da cidade.

Tags:

Mineiro
Beto Rosado
deputado federal
TSE
Kerinho

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO