Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 14 Nov 2018 | Coluna César Santos - 14 de novembro

Crédito da foto: Ilustração RN Sustentável foi projetado e lançado na gestão Rosalba Ciarlini

LEGADO DO GOVERNO ROSALBA

O RN Sustentável foi o grande legado da gestão Rosalba Ciarlini no Governo do Estado do Rio Grande do Norte (2011/2014). Projeto elaborado com a visão de futuro, envolvendo um volume de recursos da ordem de 540 milhões de dólares, mas que poucos ou ninguém compreendeu a sua essência; ou, talvez, não houve a comunicação certa e direta com a massa gente para explicar como aquilo ali mudaria a vida dos potiguares.

Até então, não havia na história político-administrativa do RN, um projeto de governo capaz de promover ações estratégicas para melhorar a qualidade dos serviços de educação, saúde, segurança pública, além de fomentar o desenvolvimento das cadeias econômicas produtivas fundamentais ao estado: turismo, cultura, artesanato, fruticultura, agricultura familiar, pequenos negócios, caprinocultura, apicultura, laticínios, pesca, construção de escolas, hospitais, barragens. A meta era atender cerca de 585 mil pessoas em todo o estado, sendo 400 mil em situação de vulnerabilidade social.

Para tirar o RN Sustentável do papel, Rosalba bateu à porta do Banco Mundial, que aceitou firmar o maior volume de empréstimo da história de parceria da instituição financeira internacional com o RN. Isso só foi possível porque, antes de apresentar a proposta, Rosalba promoveu o ajuste fiscal do estado. Equilibrou as contas públicas e recuperou o poder de endividamento.

Na reta final do seu governo, projetos prontos e os recursos liberados. Rosalba percorreu o Rio Grande do Norte lançando o RN Sustentável, assinando os editais e obras importantes como o Hospital Materno-Infantil em Mossoró. Naquele momento, porém, a crise na economia nacional, que afetou os estados, atingiu de morte a imagem da gestão Rosalba, que sofreu desgaste e viu impedido o direito de tocar a melhor fase do RN Sustentável, que era exatamente os investimentos em obras nas áreas vitais do estado.

E foi assim que Rosalba entregou o estado ao atual governador Robinson Faria (PSD). Contas equilibradas, salários em dia, crédito assegurado e um volume de 540 milhões de dólares para investimentos em ações e obras.

Quatro anos depois, o RN vive a pior crise de sua história. Desequilíbrio nas contas públicas, salários atrasados, recursos represados do RN Sustentável, e o que é pior: perdeu a capacidade de contrair empréstimos. Segundo o Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais, divulgado nesta terça-feira, 13, o RN é um dos 14 estados que teve nota reduzida para obter garantia da União para novos empréstimos.

Trocando em miúdos, Robinson é um fracasso como gestor.

 

FRASE

"O Trabalho vai continuar com status de ministério. Não vai ser secretaria, não."

Jair BOLSONARO – Presidente eleito, voltando atrás na decisão de tirar da pasta do Trabalho o status de ministério.

 

ORGULHO DE PAI

 O jovem fisioterapeuta mossoroense Johnnatas Mikael Lopes vai assumir a coordenação do Curso de Medicina da Universidade Federal do Vale São Francisco, campus de Paulo Afonso (BA). Com doutorado em saúde pública, ele foi aprovado em concorrido concurso público. Johnnatas é filho do líder comunitário Otavinho Lopes. Hoje, eles embarcam para Paulo Afonso.

 

SEGURANÇA

 A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) convocou Ivênio Hermes para a sua equipe de transição. O coordenador do Observatório da Violência do RN (OBVIO) vai preencher a lacuna da segurança que Fátima havia negligenciado. O Obvio realiza trabalho importante na área, que vai além do contador de mortes violentas. Pode oferecer importante ajuda para o governo agir.

 

COMO ASSIM?

 A menos de 50 dias para fechar a cortina da sua gestão, o governador Robinson Faria (PSD) lança licitação publicitária. Estranha, que se diga. Não há qualquer amparo lógico, e decente, um governo licitar publicidade à porta de o sucessor assumir. Uma leitura simples do edital assusta.

 

MARINHO

 A imprensa de Brasília dá como certa a participação do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) no futuro governo federal. Mais do que a competência de Marinho, seria o reconhecimento do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao trabalho na relatoria da reforma trabalhista.

 

APERTO DE MÃO

 Se não houver recuo de última hora, Fátima Bezerra (PT) terá o primeiro encontro com Jair Bolsonaro (PSL) nesta quarta-feira, 14, em Brasília. Hora de os governadores eleitos apertar a mão do presidente eleito. Os estados precisam da União, principalmente o quebrado Rio Grande do Norte.

 

NEOCOMPANHEIRO

 Antes de direcionar o seu olhar para Mossoró, a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) pretende consultar o empresário Wilson Rodrigues. Ele está em alta.

 

 É NOTÍCIA

1 - O petista Alexandre Motta, ex-candidato a senador, lança hoje em Mossoró o livro "Caravana da Esperança - Lula Livre". No Memorial da Resistência, às 19h. O livro custa R$ 60,00.

2 - A Cidade do Sol vai inaugurar três novas linhas para o usuário do transporte coletivo urbano, no destino Shopping. A partir do dia 3 de dezembro passam a funcionar Centro/Shopping, Macarrão/Boa Vista/Centro e Aeroporto/Rodoviária/Centro.

3 - Entre janeiro e junho deste ano, a Cosern investiu R$ 151 milhões na expansão do sistema elétrico de Mossoró e região Oeste, para melhorar o atendimento a 454 mil clientes.

4 - A Prefeitura de Mossoró decreta ponto facultativo na sexta-feira, 16, que estava "enforcado" em virtude do feriado de amanhã. Então, servidor bate ponto hoje e só retorna na segunda-feira, 19.

5 - As eleições suplementares para prefeito de Água Nova parecem uma Arizona sem lei. Na segunda-feira, 12, o candidato Ronaldo Souza teve o seu carro cravado com oito tiros. Sem feridos, sem presos.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
RN Sustentável
Rio Grande do Norte
economia
saúde
educação
segurança

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO