Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 17 Nov 2018 | Coluna César Santos - 17 de novembro

Crédito da foto: Reprodução O País não tem recursos suficientes para continuar bancando altas despesas com pessoal

ALTOS SALÁRIOS NA MIRA

Gastar menos; arrecadar mais. É o que o governo precisa fazer para reequilibrar as contas públicas.

Como fazer?

Não há outra saída, senão adotar medidas amargas, antipopulares. Para isso, é preciso ter coragem.

O governo Michel Temer (MDB) alertou o governo de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre os altos salários de servidores que provocam forte impacto na folha de pagamento do funcionalismo federal. E recomendou a adequação da remuneração no serviço público. Em outras palavras, cortar os salários que estão acima da realidade e torná-los compatíveis com o praticado pelo setor privado.

Também foi sugerido adiar para 2020 o reajuste salarial que está programado para 2019. Nas contas do governo, o reajuste impactará os cofres públicos em R$ 4,7 bilhões no primeiro ano da gestão Bolsonaro.

O estudo documento “Transição de governo – 2018/2019 – informações estratégicas”, que foi elaborado pelo Ministério do Planejamento e encaminhado à equipe de transição de governo, consta todas as informações sobre o impacto dos altos salários, e sugere que reduzir os valores salariais é mais importante do que diminuir a quantidade de servidores federais.

O caminho a ser seguido está desenhado nesse levantamento, mas, Bolsonaro terá coragem de segui-lo? No primeiro momento, pelas declarações que ele tem dado, é possível acreditar que sim. Bolsonaro disse aos governadores eleitos, no primeiro encontro em Brasília, que é preciso adotar medidas amargas, sugerindo que os estados também acabem com os altos salários e os governadores tenham coragem de enfrentar o desgaste popular no primeiro momento.

Trazendo a questão para o Rio Grande do Norte, onde o governo compromete 72% da receita com gastos de pessoal, o que esperar da governadora eleita Fátima Bezerra (PT). Ela terá coragem de cortar os altos salários para ajustar a folha de servidores à realidade econômica do estado? Não há como prever. Fátima fez carreira política fincada na luta sindical, tem os sindicatos de servidores públicos como base. Mexer com os companheiros não é uma tarefa fácil. Até aqui, a futura governadora não falou sobre o que pretende fazer para equilibrar as contas do estado.

Pois bem.

Temos um futuro incerto e de pouca esperança para os brasileiros e potiguares. A situação é gravíssima e o Brasil e o RN não sairão dela se os governos não tiverem coragem de fazer o que tem que ser feito.

 

FRASE

"Do PC do B eu já saí. Me identifico com o Solidariedade."

CRISTIANE DANTAS – Deputada estadual reeleita, indicando a sua nova casa partidária.

 

EFEITO DA REFORMA

 As ações na Justiça do Trabalho do RN caíram 45% entre novembro de 2017 a outubro deste ano. Foram 19.769 ações trabalhistas contra 36.026 registradas entre novembro de 2016 a outubro de 2017. O impacto é registrado em um ano da reforma trabalhista. Por outro lado, a forma de contratação intermitente ainda não surtiu efeito. Foram apenas 752 contratos nesse período.

 

PROCESSO

 O advogado potiguar Erick Pereira está processando a JBS após o STF determinar arquivamento de parte da delação de executivos das empresas, que cita o seu nome. O executivo Ricardo Saud citou Erick, sem apresentar provas. Causou danos morais e a repercussão negativa atingiu a dignidade do seu escritório. Erick Pereira está buscando reparar os danos na forma da lei.

 

CORONÉIS

 A governadora eleita Fátima Bezerra (PT) convocou seis coronéis para a equipe de transição de governo: Lenildo Melo, Francisco Canindé, Francisco Pereira, Klécius Bandeira, Demócrito Almeida e Carlos Eduardo de Medeiros. É um aceno de que a segurança pública será prioridade, a partir da valorização da farda.

 

ENQUANTO ISSO...

 Não há - ainda - qualquer especialista em previdência na equipe de transição. Falha grave. A previdência - quebrada - é um dos gargalos no governo do Rio Grande do Norte. A área precisa de atenção especial, dada a necessidade urgente de reforma.

 

PUXA-ENCOLHE

 O TSE que havia determinado eleição suplementar para prefeito e vice de Alto Rodrigues, decidiu suspender o pleito, e mandou de volta ao cargo o prefeito cassado Abelardo Rodrigues. Falta julgar o mérito, justificou. As eleições ocorreriam no dia 9 de dezembro.

 

VERGONHA

 A cada dez feminicídios cometidos em 23 países da América Latina e Caribe em 2017, quatro ocorreram no Brasil. Tem o índice de 1,1 feminicídio a cada 100 mil mulheres. Uma vergonha.

 

É NOTÍCIA

1 - Prepare o bolso que as mensalidades de escolas particulares vão subir a partir de 9,8%. O aumento dos encargos é determinante, segundo o Sindicato das Escolas Particulares do RN.

2 - As provas escritas – incluindo a de redação – do concurso da Caern serão aplicadas neste domingo, 18, em Natal. 2.271 candidatos concorrerão a vagas de técnico em segurança do trabalho, contador, administrador, analista de sistema e economista.

3 - Morreu o radialista Josenias de Freitas, aos 43 anos, vítima de um AVC. Era dos principais nomes do rádio de Apodi e da região do Médio Oeste. Nossa solidariedade à família e aos amigos.

4 - Está circulando a mais nova edição da revista Acontece, que comemora oito anos de fundação. Destaque para reportagem sobre os novos deputados de Mossoró e região. Confira.

5 - O cantor e compositor Zé Lima está produzindo o show de Luísa Possi - voz e piano - no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, dia 24. A turnê no Nordeste é sucesso. Promete casa cheia.

Tags:

César Santos
Coluna
JORNAL DE FATO
crise
salário
servidor público

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO