Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 22 Dez 2018 | Coluna César Santos - 22 de dezembro

Crédito da foto: Reprodução Sede do Palácio Rodolfo Fernandes - Câmara Municipal de Mossoró

CÂMARA CARA CÂMARA

A sessão extraordinária da Câmara Municipal de Mossoró, convocada para esta sexta-feira, 21, não aconteceu. Faltou quórum. Do mínimo de 11 vereadores para o início dos trabalhos, apenas oito compareceram ao plenário: Izabel Montenegro (MDB), Emílio Ferreira (PSD), Manoel Bezerra (PRTB), Petras Vinícius (DEM), professor Francisco Carlos (PP), Raério (PRB), Ricardo de Dodoca (PROS) e Tony Cabelos (PSD).

A onzena ausente deu de ombros à importância da pauta, que tinha projetos de interesse da coletividade e que exigia votação urgente. Entre os projetos, a criação do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) de créditos tributários, o “Refis”, que ajudaria o contribuinte inadimplente a se acertar com o fisco e, por consequência, reforçaria a arrecadação no início do ano que se aproxima.

Também não foi votado o projeto de lei 137/2018, que institui o Programa de Regularização Imobiliária (regulariza ITBI); o projeto de lei 1.206/2018, que institui o Programa Incentivo à Emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica pelos contribuintes de ISS, o reajuste anual dos servidores efetivos da Câmara e a regulamentação de 1/3 de férias e 13º salário dos vereadores.

O esvaziamento é consequência de uma crise entre a presidente da Casa, Izabel Montenegro, e o “Grupo dos 11”, agravada com a “exumação” da verba de gabinete. Izabel trabalhou contra, mas foi voto vencido e, mesmo o projeto tendo sido aprovado pela maioria, em plenário, ela disse que não pagará. O clima ficou praticamente insustentável.

Para piorar ainda mais, a presidente comprou briga com o vereador João Gentil (sem partido) e alargou o fosso que a distancia da vereadora Sandra Rosado (PSB). As duas não se falam há meses, e sequer admitem dividir o mesmo ambiente.

O jogo de interesses e de vaidades pessoais jogou para último plano o bom funcionamento da Casa Legislativa. Mais do que isso: fez descer para o porão do Palácio Rodolfo Fernandes o interesse da coletividade.

Ao deixar de aprovar os projetos de importância tributária, que beneficiariam o município e o cidadão, a Câmara Municipal andou para trás e, ao mesmo tempo, expôs as vísceras de uma Casa cara que não funciona a contento. Vale lembrar que todos os meses o contribuinte manda quase R$ 1,9 milhão para manter o Legislativo. E o mínimo que o cidadão espera de volta é ter o interesse coletivo se sobrepondo aos interesses individuais e vaidades tolas.

Bom.

Daqui a pouco, o cidadão será chamado para julgar seus representantes, com o voto.

 

FRASE

"Partido que se mete com crime tem de ser julgado para ser extinto."

ELIÉSER GIRÃO MONTEIRO – General eleito deputado federal, defendendo a extinção de partidos corruptos.

 

EM DIA

 Antes de embarcar para a Alemanha, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) anunciou o pagamento dos salários de dezembro para o dia 28. Assim, Rosalba fecha o 24º mês de sua gestão com as 24 folhas salariais quitadas e mais o 13º salário. Além disso, está quitando as dívidas com os servidores deixadas pela gestão do ex-prefeito Silveira. Rosalba retorna no dia 2 de janeiro.

 

UFA!

 O governador Robinson Faria (PSD) conseguiu recursos para pagar o 13º salário do ano passado aos policiais militares e bombeiros. Jura honrar a palavra no dia 28. Com isso, a polícia suspendeu a ameaça de aquartelamento. Quanto aos salários de dezembro e 13º de 2018, ficará para o futuro governo. E ainda não há certeza de que Robinson concluirá a folha salarial de novembro.

 

COMUNICAÇÃO

 A jornalista Guia Dantas será a secretária de Comunicação Social do governo Fátima Bezerra (PT). Há anos ela assessora Fátima. Guia é competente e tem bom relacionamento com a mídia.

 

PAPO RETO

 O general Eliéser Girão Monteiro, eleito deputado federal pelo PSL do RN, voltou a ser destaque na mídia nacional, com a sua posição firme de combate à corrupção. Em entrevista ao Congresso em Foco, ele defendeu uma “limpeza” nos cargos de comando da Câmara e do Senado e a extinção de partidos corruptos.

 

MEMÓRIA

 O general Girão chegou ao RN pelas mãos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) quando era governadora do Estado. Girão foi secretário de Segurança Pública e Defesa Social. De volta à Prefeitura de Mossoró, Rosalba nomeou Girão secretário municipal de Segurança, de onde saiu para ser candidato e se eleger deputado federal.

 

PARALISAÇÃO

 O Sindicato dos Policiais Civis do RN convocou assembleia para segunda-feira, 24. Na pauta: paralisação em razão do atraso de salário. A categoria não recebeu o 13º de 2017 e não receberá o 13º de 2018 e dezembro.

 

 É NOTÍCIA

1 - O tradicional Carnaval de Macau passa a ser considerado "Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Norte". Por força de lei, de autoria do deputado estadual George Soares (PR).

2 - A energia elétrica chegou ao bairro 13 de Maio, zona sul de Mossoró, nesta data, em 1977. Era comunidade "distante" da cidade. Coube ao governador Tarcísio Maia determinar à Cosern instalar o sistema com 260 postes para atender 400 famílias.

3 - O empresário Afrânio Miranda é o mais novo cidadão mossoroense. O diretor administrativo da Miranda e presidente da Federação das CDLs do RN recebeu o título da Câmara Municipal.

4 - O empresário Fábio Carvalho, da varejista Leader, comprou 100% do Grupo Abril, que edita a Veja, Exame e Cláudia. Tem a missão de saldar uma dívida de R$ 1,6 bilhão.

5 - O governador Robinson Faria (PSD) sancionou a lei que reduz em 50% a taxa de pagamento para motocicletas em estacionamentos privados no RN. Entra em vigor em 60 dias.

Tags:

Câmara Municipal
Mossoró
Izabel Montenero
Eliéser Girão
JORNAL DE FATO

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO