Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 29 Dez 2018 | Coluna César Santos - 29 de dezembro

Crédito da foto: Ilustração PT boicota posse do novo presidente do Brasil

O PT COMO ELE É

O PT decidiu boicotar a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Em nota, o partido anunciou que as suas bancadas no Congresso não irão ao evento. Na justificativa, cavilosa, repetiu a ladainha de que não reconhece a vitória do capitão verde oliva, porque “falta lisura ao processo eleitoral”, que houve “manipulação criminosa” das redes sociais, e que a candidatura “legítima de lula” foi proibida.

Novidade nenhuma. O PT está sendo como o PT é. Sem tirar nem por.

O partido sempre esteve ausente dos momentos importantes da vida do País, em que a sigla e seu pajé não eram os protagonistas. Foi assim, por exemplo, na Constituição Cidadão de 88, que o partido se recusou a colocar seu DNA na elaboração e aprovação da Carta Magna brasileira.

O PT foi contra o Plano Real, sabidamente o maior e melhor plano econômico da história do País concebido pelo ministro FHC (PSDB) no governo de Itamar Franco (PMDB); foi contra a estabilidade fiscal; contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a mais eficaz arma de combate à improbidade administrativa; e foi contra o câmbio flutuante.

Foi contra por ser contra, sem se importar com o país. Prevalece a ideia, menor, de reconhecer apenas aquilo que tem o seu selo, como se o universo vermelho fosse único.

Pois bem.

No momento em que o País necessita ser reunificado, da união de todos, para enfrentar o desafio de voltar aos trilhos do desenvolvimento, o PT se recusa a estender a mão. Por consequência, torna-se uma ilha e coloca dentro dela seus dirigentes, inclusive aqueles que a partir de 1º de janeiro de 2019 vão governar estados do Nordeste e necessitarão da parceria com o Planalto Central.

O PT já havia motivado os governadores do Nordeste a “furar” o encontro com Jair Bolsonaro, ocorrido em novembro com todos os governadores eleitos, uma demonstração de irresponsabilidade, na medida em que a divisão é prejudicial ao país e, em particular, ao Nordeste.

Essa atitude menor terá repercussão no sofrido Rio Grande do Norte, que será governado pelo PT a partir de 2019. A governadora petista Fátima Bezerra terá como subir a rampa do Palácio para estender a mão ao presidente Bolsonaro? E, se não tem, como o governo estadual vai firmar parceria com o federal para resolver o caos que castiga o estado?

O governo de Fátima só dará certo se o governo Bolsonaro for bem. O Rio Grande do Norte só será atendido, como necessita, se houver parceria entre Fátima e Bolsonaro.

Portanto, não é da forma radical que as coisas vão acontecer.

 

FRASE

"O resultado das urnas é fato consumado, mas não representa aval a um governo autoritário."

PARTIDO DOS TRABALHADORES – Anunciando, em nota, que as suas bancadas não estarão presentes na posse do presidente Jair Bolsonaro.

 

ETFRN

 Hoje, completa 24 anos da inauguração da Unidade de Ensino Descentralizado da Escola Técnica Federal do RN (ETFRN) em Mossoró. Solenidade presidida pelo ministro da Educação do governo FHC, Murílio Hingel. A unidade, que foi uma luta do então deputado federal Laíre Rosado, começou funcionando com cursos de Química e Eletromecânica. Hoje consolidado como IF.

 

NADA MUDA

  Em Santa Cruz, cidade da região do Trairi, o Ano-Novo começa com eleições para prefeito e vice-prefeito, marcada para o dia 3 de janeiro. E o deputado Tomba Faria (PSDB), que teve a esposa Fernanda (MDB) cassada do cargo de prefeita, caminha para continuar no poder. Seu candidato Ivanildinho Filho (PSB) é visto como favorito. Tem como vice Glauther Adriano (PSB).

 

TERRÍVEL

  Robinson Faria (PSD) vai encerrar o seu melancólico governo sem pagar o 13º salário de 2017 aos aposentados, o restante da folha de novembro, o mês de dezembro e o 13º de 2018. Algo em torno de R$ 1 bilhão, dívida que cairá no colo do futuro governo do RN.

 

SANGUE NO OLHO

 Tornou-se insuportável a relação da presidente Izabel Montenegro (MDB) com a vereadora Sandra Rosado (PSDB). As duas não se toleram e sequer aceitam dividir o mesmo ambiente. Pior para a Câmara Municipal de Mossoró, dividida em duas e sem boas perspectivas.

 

DO INTERIOR

 Dos oito deputados federais eleitos no RN, apenas Beto Rosado (PP) reside no interior do estado. Os outros sete têm residência fixa em Natal. Esse detalhe tem uma importância que se explica de forma concreta: nenhum parlamentar conseguiu liberar tantos recursos federais, via emendas, para Mossoró e região Oeste como Beto.

 

ALEXANDRE GARCIA

 O jornalista e apresentador Alexandre Garcia deixa a Globo após 30 anos. A sua próxima casa deverá ser o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele é admirado pelos Bolsonaros.

 

 É NOTÍCIA

1 - A direção do Partage Shopping avisa que vai fechar as portas na terça-feira, 1º de janeiro. Nada funcionará. E retornará o expediente normal no segundo dia de 2019, quarta-feira.

2 - A temporada de festas no litoral de Tibau será aberta neste sábado, 29, com a "Farra Sunst" no Club Álibi. No palco, Zé Cantor, Edyr Vaqueiro e Ávine. Durante todo o mês de janeiro a programação será intensa, com destaque para o Verão das Antigas, dia 4.

3 - Os médicos lotados no Estado também cruzaram os braços. Greve por tempo indeterminado. A categoria reclama os salários de novembro, dezembro e os décimos de 2017 e 2018. 

4 - O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) pretende ampliar de cinco para dez anos o prazo de validade da carteira de motorista (CNH). A provável mudança será avaliada no início de 2019.

5 - O desemprego caiu para 11,6% no último trimestre de 2018. A melhora foi puxada pela informalidade. Mesmo assim, o número de desempregados continua altíssimo: 12,2 milhões.

Tags:

PT
Jair Bolsonaro
posse
Izabel Montenegro
Sandra Rosado

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO