Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 21h15 | 30 Dez 2018 | Coluna César Santos - 30 de dezembro

Crédito da foto: Reprodução Robinson encerra governo de forma melancólica

JÁ VAI TARDE

Robinson Faria (PSD) se despede nesta segunda-feira, 31, do cargo de governador do Rio Grande do Norte para o alívio dos potiguares. Nunca na história deste Estado uma despedida foi tão esperada. Já vai tarde.

Esse sentimento é culpa de um governo que nada fez. Pior: agravou tudo o que já era ruim. Exemplo: segurança, saúde e salários dos servidores públicos. Curiosamente, as três áreas que, quando candidato em 2014, Robinson prometeu que daria as respostas esperadas pela população, chegando a exagerar com a segurança, ao afirmar que ao final de quatro anos entraria para a história como “o melhor governador da segurança”.

Nem de longe cumpriu a promessa. Todos os índices de segurança pioraram na sua gestão. O RN registrou recordes de assassinatos, de arrombamentos, arrastões, explosões de agências bancárias, fugas e rebeliões nos presídios estaduais. Por conse-quência, o cidadão de bem se prendeu dentro de casa, e a bandidagem tomou conta das ruas.

A saúde foi castigada porque o governo Robinson sequer cumpriu o gasto mínimo de 12% da arrecadação, conforme determina a Constituição Federal. Por gravidade, o sistema negligenciou na assistência à população, com unidades sucateadas, falta de medicamentos, greves dos servidores da saúde e, por consequência, superlotação nos corredores dos maiores hospitais de emergências do Estado, como o Walfredo Gurgel, em Natal, e o Tarcísio Maia, em Mossoró.

Mas, foi o massacre ao funcionalismo público que rotula Robinson Faria como o pior governador da história do Rio Grande do Norte. Os servidores não recebem salários em dia há três anos, ou 36 meses. Desde janeiro de 2016 que o pagamento da folha não é feito dentro do mês trabalhado. A gestão Robinson termina devendo parte de novembro, a folha completa de dezembro, 13º salário de 2018 e o 13º salário de 2017 dos aposentados.

Essa conta cairá no colo de Fátima Bezerra (PT), governadora que será empossada nesta terça-feira, 1º de janeiro. Ela herdará um estado desmantelado pelo seu antecessor.

A crise fiscal e financeira é consequência da incapacidade de gestão do governo que está terminando. Robinson sequer tem a desculpa de reclamar de governos passados. Ele recebeu o Estado, em 1º de janeiro de 2015, com os salários em dia e as contas equilibradas. Basta observar que a gestão anterior conseguiu uma operação financeira de 540 milhões de dólares junto ao Banco Mundial para bancar o projeto RN Sustentável, e um empréstimo de tal envergadura só foi feito porque o estado havia promovido o ajuste fiscal e resgatado o seu poder de endividamento.

Aliás, as obras realizadas nos ultimos quatro anos, quase todas elas têm o selo do RN Sustentável, que Robinson rebatizou de "Governo Cidadão", para assumir a "paternidade" da criança.

Para completar os quatro negros anos vividos pelo Rio Grande do Norte, e que certamente terá consequências pelos próximos anos, Robinson Faria teve o nome envolvido em escândalos de corrupção que ganham manchete nacional. Suas digitais foram apresentadas pela “Dama de Espadas”, que revelou esquema de desvio de recursos públicos através de “funcionários fantasmas”. Por consequência, o governador mergulhou na Operação Anteros, sendo convertido em réu pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Não menos grave é a acusação de que ele, Robinson, recebeu R$ 10 milhões da J&F, dos irmãos Batista, revelado por delação de executivos do grupo, em troca da Companhia de Água e Esgotos (CAERN), versão que ele nega.

Por tudo isso, e mais um lastro de coisas ruins, que castiga a vida dos potiguares, Robinson sai de cena sem deixar saudade.

E a sabedoria popular é certeira: já vai tarde.

Que venha Fátima Bezerra.

 

FRASE

Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser."

Santos Agostinho -  Um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo.

 

TESTE DRIVE

O ex-deputado federal Henrique Alves agendou visita a Mossoró para o mês de fevereiro. Vem apadrinhar um correligionário. Será a primeira visita à cidade depois de ter ficado sem mandato e ter sido preso em operação da Polícia Federal. A visita de Alves à segunda maior cidade do RN é vista como um recomeço.

 

VERDE OLIVA

O capitão Jair Bolsonaro (PSL) assume os destinos do Brasil nesta terça-feira, 1°, com a expectativa de que este país tem jeito. O choque de gestão e de moralidade, uma certeza; as consequências, dúvida. Vamos pagar para ver e fazer figa.

 

RETORNO

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) retorna nesta quarta-feira, 2, depois de dez dias na Alemanha. Baterias recarregadas para enfrentar os desafios da segunda metade de sua gestão e chegar inteira à sucessão de 2020.

 

TÁ CERTO

Os dois deputados do RN que farão parte do governo Bolsonaro só tomarão posse em fevereiro. Rogério Marinho (PSDB), que será secretário de Previdência, e Antônio Jácome (PODE), que vai para o Ministério da Mulher, vão cumprir até o último dia de seus mandatos.

 

JOTA BELMONT

Jota Belmont despediu-se do rádio depois de mais de cinco décadas de atividade profissional. Começou no início da década de 60 em Natal, nas rádios Trairi e Cabugi. Chegou à Difusora de Mossoró nos anos 70, na qual comandou a audiência local. A popularidade lhe rendeu mandatos de vereador e deputado estadual. Seu último programa de variedades foi ao ar na sexta-feira, 28, na Difusora.

 

AO LEITOR

A edição impressa do JORNAL DE FATO não circulará na terça-feira (1°) e na quarta-feira (2). Uma paradinha no feriadão para ajustar máquinas e iniciar 2019 com força renovada. A edição de hoje traz caderno especial sobre a posse da governadora Fátima Bezerra (PT), e a cobertura jornalística será feita em tempo real pelo portal de notícias defato.com. Fique antenado.

 

É NOTÍCIA

1 - Fique de olho: as agências bancárias não abrem nesta segunda-feira, 31. O expediente será apenas interno e o comércio de rua funcionará das 8h às 14h.

2 - A posse da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Antenor Roberto (PC do B) acontecerá às 16h desta terça-feira, 1° de janeiro de 2019, na Escola de Governo, no Centro Administrativo. Em seguida, Fátima subirá a rampa da Governadoria.

3 - Hoje, completa 16 anos da morte da ex-primeira-dama Naide de Medeiros Rosado, viúva do prefeito Dix-huit Rosado e mãe de Liana, Mário, Margarida, Maria Cristina, Neide e Carlos Antônio.

4 - Há 40 anos. era sancionada a revogação do AI-5, o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela Ditadura Militar e o mais cruel instrumento de arbítrio do regime que durou 10 anos.

5 - A melhor opção de Réveillon de Mossoró é no Hotel Thermas, com buffet internacional e boa música. A praia de Tibau, como sempre, receberá uma multidão de mossoroenses. 

Tags:

Robinson Faria
governador
RN
Fátima Bezerra
Henrique Alves
Jair Bolsonaro
Jota Belmont

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO