Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 11h15 | 04 Jan 2019 | Coluna César Santos - 4 de janeiro

Crédito da foto: Rayane Mainara Governadora Fátima Bezerra no discurso de posse

O OUTRO LADO DO BALCÃO

A governadora Fátima Bezerra (PT) sugere, em um dos decretos que ela anunciou, negociar o passivo salarial dos servidores públicos do Estado. Em melhor português: dividir em parcelas a dívida acumulada pela gestão passada, algo em torno de R$ 1 bilhão, que é a soma do restante do 13º de 2017, parte de novembro, folha de dezembro e o 13º salário de 2018.

Dentro da equipe econômica do governo, há quem sustente a ideia de parcelar o atrasado em até 24 parcelas, de acordo com o valor a receber de cada categoria. Essa proposta, porém, não é confirmada, mas também não é descartada. O que já há de concreto, é que a governadora Fátima vai sugerir ao Fórum de Servidores a negociação do passivo.

De pronto, a certeza de que o novo governo não encontrará respaldo das diversas categorias de servidores públicos. Os sindicalistas, ouvidos pelo jornal Tribuna do Norte, afirmam que os servidores não podem pagar pela crise, lembrando a frase repetida à exaustão por Fátima Bezerra, na época, claro, que ela fazia coro nos protestos e greves dos barnabés.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSPRN), Janeayre Souto, antecipou o “não” ao parcelamento da dívida. Em vídeo gravado e distribuído nas redes sociais da entidade, a dirigente foi enfática: “Não aceitamos nem aceitaremos o parcelamento. Parcelar o passado e pagar em dia o presente é iludir o servidor de que está tudo bem.”

Janeayre Souto, que participou da reunião com Fátima Bezerra, afirmou que o parcelamento não resolve o problema dos servidores e que essa proposta não será acatada. É a mesma posição do Sindicato dos Agentes Penitenciários (SINDASP-RN). A presidente Vilma Batista afirmou: “que o governo procure outras medidas para restabelecer a gestão fiscal. Não aceitaremos o parcelamento da dívida.”

Pois bem.

Fátima Bezerra se depara com uma situação nova ao trocar o lado do balcão. Antes, com seus projetos políticos sustentados pelo movimento sindical, agora ela tem o desafio de convencer os companheiros de que não vai atualizar o pagamento salarial porque o Estado não tem dinheiro, coisa que a petista rechaçava na época de oposição.

Fátima sabe que os sindicalistas não toleram o discurso de retrovisor e que a paciência é curta no diálogo com o governo. Historicamente, eles primeiro anunciam greve para depois negociar. Resta esperar, agora, como Fátima vai convencer aos seus, ainda, companheiros.

 

FRASE

"Não aceitamos nem aceitaremos o parcelamento de salários."

JANEAYRE SOUTO – Presidente do SINSPRN.

 

SEM FOLIA

 Os prefeitos que contavam com recursos do Estado, carimbados por emendas parlamentares, para bancar o Carnaval em seus municípios, é melhor procurar outra "botija". A governadora Fátima Bezerra (PT) não vai permitir a liberação de um centavo de real para a folia em época de crise. A proibição de gastos com festa está expressa em decretos anunciados pela governadora.

 

SEM IPTU

 O padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas pediu à prefeita Rosalba Ciarlini (PP) para aprovar projeto que isente os professores aposentados do pagamento do IPTU. E entregou um anteprojeto elaborado pelo advogado Marcos Araújo. Só que o benefício já existe, sustentado na Lei Orgânica do Município (LOM), para servidores da ativa e aposentados, inclusive, professores.

 

EM CAMPANHA

 O Palácio da Resistência está acusando a vereadora e deputada eleita Isolda Dantas (PT) de uso politiqueiro dos estagiários da Prefeitura. Dantas, que já se movimenta como pré-candidata à prefeita, teria organizado movimento agressivo para atingir a prefeita Rosalba Ciarlini na saída da Câmara Municipal de Mossoró.

 

FLAGRA

 Repórteres flagraram Isolda monitorando a ofensiva contra Rosalba pelo celular, inclusive, com fotos feitas e distribuídas nas redes sociais. Parte dos manifestantes sequer eram estagiários. Eles foram recrutados nos corredores da Uern.

 

ATAQUE

 Quarta mais votada em Mossoró nas eleições de 2018, com 11.031 votos (no estado foram 32.963 votos), Isolda acredita que chegou a sua vez de disputar a Prefeitura. Daí, a postura de pré-candidata. E Isolda usa a sua forma de fazer política de ataque a adversários.

 

VAI PARA O PSB

 O deputado estadual reeleito Souza se prepara para trocar de partido. Como o seu PHS vai se fundir ao Avante, já que a legenda não alcançou a cláusula de barreira, o parlamentar aproveitará para fazer nova opção.

 

 É NOTÍCIA

1 - O Verão das Antigas agita a noite de Tibau nesta sexta-feira, 4, com o som e o rebolado de 'É o Tchan', de compadre Washington e cia. A festa vai rolar no Álibi, a partir das 23h.

2 - A prefeita de Messias Targino, Shirley Targino (PR), abriu mão do próprio salário e exonerou cargos comissionados e contratados. Para enfrentar a crise e manter as contas em dia, justifica. Repete o que fez o prefeito Rivelino Câmara (MDB), de Patu.

3 - O 13º salário do Bolsa Família, uma das promessas de Jair Bolsonaro (PSL), será pago já em 2019. Garantia dada pelo ministro da Cidadania Osmar Terra. O benefício vai custar R$ 2,5 bilhões.

4 - O suplente de deputado federal Lawrence Amorim assumiu a missão de fortalecer os diretórios do Solidariedade em todo o Estado. Com o aval do presidente deputado Kelps Lima.

5 - O carioca Jean Paul Prates (PT) assumiu o mandato de senador da República, substituindo Fátima Bezerra (PT), jurando que vai trabalhar pelo RN. Ele ganhou quatro anos de mandato.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
servidor público
Rio Grande do Norte
salário
crise

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO