Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 09 Jan 2019 | Servidores exigem o atrasado e marcam paralisações no RN

Crédito da foto: Cedida Governadora Fátima Bezerra recebeu os representantes do Fórum dos Servidores Estaduais

Vai ter greve se a governadora Fátima Bezerra (PT) não acatar a proposta apresentada pelo Fórum de Servidores Estaduais de atualização dos salários. Esse é o sentimento das categorias que está penalizadas com o atraso salarial.

Nesta terça-feira (8), o fórum apresentou um documento a Fátima que contém cinco sugestões para atualização dos salários.

Veja:

1 – Que seja pago imediatamente o restante do 13º salário de 2017 aos servidores aposentados e pensionistas, em um montante de cerca de R$ 40 milhões;

2 – Que no dia 14, seja concluído o pagamento do restante dos salários relativos a novembro de 2018 e iniciado o pagamento do 13º salário de 2018 aos servidores que ganham até R$ 4 mil;

3 – Que até o fim de janeiro, com a entrada de recursos antecipatórios e os ordinários possar dar continuidade a conclusão do 13º salário de 2018;

4 – Que no mês de fevereiro, siga-se a sequência temporal, em que o próximo pagamento seja o salário de dezembro de 2018, para só após, à medida da possibilidade financeira, possam ser pagas as remunerações relativas ao exercício 2019;

5 – Que os pagamentos dos aposentados e pensionistas ocorram na mesma data dos servidores ativos, respeitando-se a isonomia.

O documento é assinado pelos sindicados dos trabalhadores em educação (Sinte), da saúde (Sindaúde), da administração direta (Sinsp), da administração indireta (Sinai), dos docentes da Uern (Aduern), além do Sintern e Sindasp.

A governadora Fátima Bezerra, que havia apresentado um calendário de pagamento para os meses de janeiro e fevereiro de 2019, sem falar sobre os salários atrasados, prometeu analisar a proposta do Fórum de Servidores e apresentar uma resposta nesta quarta-feira (9).

Enquanto o novo governo não encontra uma solução, a crise vai se agravando no serviço público. Os servidores da saúde vão paralisar as atividades no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, nesta quinta-feira (10) e votará indicativo de greve para o dia 15.

Os agentes penitenciários vão passar a realizar apenas atividades de urgência. Os fiscais do Tesouro Estadual continuam com as atividades paralisadas.

Tags:

Servidores
Rio Grande do Norte
salário
Fátima Bezerra
Fórum dos Servidores

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO