Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h45 | 09 Jan 2019 | Coluna César Santos - 9 de janeiro

Crédito da foto: Arquiivo Deputado Kelps Lima bate duro no governo Fátima Bezerra

NÃO É BEM ASSIM

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), que foi uma pedra no sapato do governo passado, não esperou muito para criticar o novo governo, sob a justificativa de defesa do servidor público.

Kelps criticou a proposta de pagamento salarial apresentada pela governadora Fátima Bezerra (PT), em comentário nas redes sociais:

“Não foram boas as primeiras medidas do Governo Fátima. Elas confirmaram o temor que a gente já tinha: falta de um projeto com sequência lógica de ataque ao que é mais desesperador, aliado a mecanismos de substituição dos defeitos do alicerce que provocam esse desespero.

Os salários atrasados representam o telhado velho que já não protege mais da chuva. O desespero. A fórmula atual da Previdência representa o alicerce quebrado, que não sustenta mais as paredes.

Fátima criou um sofisma para dizer que tem a fórmula para cessar o desespero, e criar a retórica de que os salários estarão em dia dentro da gestão dela. Mas não tocou no assunto mais grave, o alicerce, que é a Previdência. Não adianta só trocar as telhas. Sem o alicerce, elas vão cair e a chuva vai continuar molhando.

Fátima disse que vai pagar janeiro de 2019 e, quando puder, pagar o restante da folha que está faltando aos servidores: décimo de 2017, Salários de novembro e dezembro de 2018, e décimo de 2018.

A história do RN, então, na narrativa do novo governo, fica dessa forma: AF (antes de Fátima) e DF (depois de Fátima).

Os problemas de antes não eram dela. Então, os salários de quem trabalhou até dezembro de 2018 não são problemas do novo Governo Fátima. Pertencem a uma era AF. Fátima surgiu agora. DF. Depois de Fátima. E, neste período DF, não haverá desespero. Ao contrário. Haverá antecipação de salário.

O Sofisma é o argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

Ainda dá tempo. O Governo está só começando. Mas, agora, além da questão fiscal, será preciso recuperar outra coisa na relação entre a sociedade e o novo Governo, a CONFIANÇA.

O AF e o DF não colam. É uma fórmula antiga. Da política antiga.”

Ok, Kelps. Há uma certa razão em seu comentário, bem alimentado pelo prato farto da oposição. Mas, vamos combinar: Fátima está fazendo o que pode. Ninguém, em sã consciência, imaginaria um milagre em oito dias.

Portanto, o bom senso sugere um refresco neste momento. Um tempo maior para o novo governo é salutar. Depois, a oposição mostra o seu talento. Faz favor.

 

FRASE

"Falta um projeto com sequência lógica de ataque ao que é mais desesperador."

KELPS LIMA – Deputado estadual, ao criticar as primeiras medidas do governo Fátima Bezerra.

 

CAIXA RECHEADA

 Na despedida da presidência do Tribunal de Justiça do RN, o desembargador Expedito Ferreira disse que está deixando R$ 226 milhões em caixa, contrariando a informação de que não havia "sobras" para devolver ao Tesouro Estadual. O dinheiro será utilizado pela gestão do novo presidente desembargador João Rebouças, que prometeu transparência, no discurso de posse.

 

JANEIRO VERMELHO

 Corre nos corredores da Governadoria a informação de que os ataques criminosos no Ceará seriam realizados no Rio Grande do Norte, caso Mauro Albuquerque tivesse ficado na administração penitenciária. A turma do mal havia preparado um "janeiro vermelho" para expulsá-lo. O alívio veio quando o governador cearense Camilo Santana (PT) levou Albuquerque para o seu estado.

 

SÓ POLÍTICA

 Dos seis nomes da Universidade do Estado do RN (UERN) nomeados para o governo Fátima Bezerra, cinco são militantes e dirigentes do PT. Ou seja, a governadora prestigiou o seu partido encastelado no quadro docente da universidade estadual. Espera-se, agora, que a Uern seja — realmente — prestigiada pelo governo.

 

CARGOS

 De uma canetada a governadora Fátima Bezerra nomeou Theodorico Neto (Ipem), George Câmara (adjunto do Planejamento) e Canindé França (Esportes). Acalenta a turma do PC do B, que era uma choradeira só.

 

MAIA NA CABEÇA

 O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vai consolidando o projeto de continuar na presidência da Câmara. O democrata já conta com o apoio do PSD, PPS, PRB, PROS, PSDB, PR e PSL, além do DEM. Hoje ele contaria com 223 votos. Para vencer em primeiro turno, Maia precisará de 257 votos.

 

INTIMIDAÇÃO

 Lula acusa a juíza Gabriela Hardt de "parcialidade". Estratégia manjada para intimidar a caneta da Justiça. As vezes dá certo. A juíza vai sentenciar o ex-presidente, no caso do sítio de Atibaia, nos próximos dias.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há 15 anos a governadora Wilma de Faria (falecida) inaugurava em Mossoró a urbanização da Avenida Alberto Maranhão, trecho de entrada da cidade para quem chega da região do Médio Oeste.

2 - Sepultado o corpo de Targino Pereira (MDB), prefeito de Nova Cruz. Ele morreu aos 81 anos, de câncer. Targino também foi prefeito de Tacima e Araruna, na Paraíba. Assume a Prefeitura, em definitivo, o vice-prefeito Flávio de Beroz, também do MDB.

3 - O Tibau Folia vai agitar Tibau no fim de semana. Na sexta-feira, 11, tem Bel puxando o trio; sábado, 12, Márcia Felipe e Tuca Fernandes; e no domingo, 13, Arena Kid com Mc Bruninho.

4 - O presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai tirar verba publicitária do sistema Globo. Quer sufocá-la. No governo do PT, a Globo sofreu do mesmo jeito; Daí, pergunta-se: o problema é a Globo?

5 - A Petrobras reduz em 1,38% o preço da gasolina vendida em suas refinarias. Essa é a terceira queda consecutiva do preço do combustível desde o dia 1º de janeiro de 2019.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Kelps Lima
Fátima Bezerra
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO