Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 13 Jan 2019 | Coluna César Santos - 13 de janeiro

Crédito da foto: Reprodução Representantes de sindicatos fizeram foto com a governadora Fátima Bezerra, mesmo sem salários

PARA QUE SERVE O SINDICATO?

A ascensão da companheira de luta Fátima Bezerra (PT) ao cargo de governadora do Estado do Rio Grande do Norte, empossada há 13 dias, vai exigir uma nova linha de atuação dos sindicatos que representam os servidores públicos. O desafio será encontrar um posicionamento que possa atender os anseios dos seus filiados e apoiar, mesmo silenciosamente, o governo de Fátima.

Não será fácil. Os servidores sofrem com salários atrasados e exigem do Governo o pagamento de um débito de cerca de R$ 1 bilhão. O mau humor dos barnabés, que vem da gestão passada, vai aumentar à medida que a governadora não encontrar uma solução. Por consequência, os sindicatos terão de comprar a luta, de forma firme, como historicamente faz.

Se as entidades não se comportar de tal modo, os servidores não se sentirão representados. Raciocínio lógico. Afinal, para que serve a contribuição sindical?

No primeiro momento dessa nova fase, os sindicatos enfileirados no Fórum dos Servidores Estaduais não cumpriram o papel de defesa dos seus filiados. Ficaram do lado da companheira Fátima. Até deram sinais que fariam diferente, quando rejeitaram proposta de pagamento dos salários de janeiro, sem quitar os atrasados. Alguns sindicalistas chegaram até fazer críticas a Fátima. E só. Em seguida, no espaço de 24 horas, deram meia-volta, aceitaram a proposta, sem sequer convocar os filiados para decidir em assembleia, e, de quebra, ainda posaram sorridentes para a foto com a companheira governadora.

Nos bastidores do episódio, a informação de que a ordem para acatar a proposta veio do alto comando da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que controla as entidades sindicais e é controlado pelo PT. Ordem dada; ordem cumprida. Mas, e os servidores? Como ficam?

Bom, aí está o desafio dos sindicatos. Daqui a pouco, se continuarem de joelhos diante do Governo, os filiados vão cobrar o que é de direito a cada entidade, afinal é o dinheiro minguado dos servidores que banca a estrutura sindical. Provavelmente, os barnabés se lembrarão que até pouco tempo os sindicalistas xingavam governos passados, partiam para o confronto e, sem antes ouvir proposta, já definiam indicativo de greve.

O ensaio disso foi visto nos corredores do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Os servidores decidiram paralisar as atividades na sexta-feira, 11, em protesto ao atraso de salários. Dirigentes sindicais filiados ao PT fizeram críticas aos servidores e defenderam a governadora. Os servidores do Tarcísio Maia, em parcela considerável, entenderam, e disseram isso, que a partir de agora a luta da categoria não precisará de sindicato.

No vácuo, alguém, ou "novo sindicato", deverá surgir.

 

FRASE

"Estou tendo todo o apoio e parceria do Governo Federal neste momento no Ceará."

Camilo Santana – Petista governador do Ceará, elogiando o governo Jair Bolsonaro.

 

LEÃO DO OESTE

 A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é aniversariante desta segunda-feira, 14. Completará 59 anos. Fundada pelos desportistas Zoivo Barbosa, Expedito Mariano e Francisco Martins Medeiros, o primeiro presidente. O tricolor mossoroense deixou para trás tempos de glória e hoje tenta se reerguer para, quem sabe, um dia voltar ao cenário do futebol local e estadual.

 

MEDICINA

 Nesta segunda-feira, 14, a Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completará 14 anos de inaugurada. Obra importante do governo Wilma de Faria (falecida), que presidiu a solenidade de inauguração. O prédio, anexo ao Hospital Tarcísio Maia, recebeu a bênção do padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-presidente da Uern.

 

SEGURO

 O novo presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador João Rebouças, inicia a gestão "contando moedas". Mandou para a geladeira todos os processos administrativos de valores retroativos, remuneratório, indenizatório e tornou mais rígida a concessão de diárias. Tempos de crise, diz, apesar de ter recebido o cofre com R$ 262 milhões.

 

SOLIDARIEDADE

 A nova casa da deputada estadual reeleita Cristiane Dantas não será o PSB, como a coluna noticiou. Ela deixará o PPL pelo Solidariedade, juntando-se aos deputados Kelps Lima (reeleito) e Allyson Bezerra (novato). O esposo Fábio Dantas, ex-vice-governador, vai junto.

 

CRISE NA CÂMARA

 A juíza Kátia Cristina Guedes Dias manteve a eleição e posse da presidente Izabel Montenegro (MDB) na presidência da Câmara de Mossoró. Negou pedido de anulação da eleição feito por um grupo de vereadores. Eles vão recorrer da decisão.

 

SEGUE

 A crise no Legislativo é profunda e sem precedente. Um grupo de 11 vereadores bate de frente com Izabel. Não há diálogo, nem sequer um "bombeiro" para debelar o fogo. Pior para todos.

 

 É NOTÍCIA

1 - O Ceará fechou a semana contando mais de 200 ataques das facções criminosas. A bandidagem não intimidou com a presença dos 600 homens da Força Nacional. É a força paralela.

2 - O desembargador Bento Herculano Duarte Neto toma posse nesta segunda-feira, 14, no cargo de presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). Solenidade no Teatro Riachuelo, em Natal, às 17h.

3 - Hoje, completa 17 anos da morte de Francisco Guilherme de Souza, o camarada Chico Guilherme, fundador do Sindicato do Garrancho. Salineiro, comunista e vereador na década de 50.

4 - Os construtores Sérgio Freire, Marcelo Conrado e Pedro Chaves se uniram para lançar um novo residencial na praia das Manuelas, em Tibau. São apenas 20 unidades selecionadas. Confira.

5 - A edição do BBB 2019, que estreia nesta terça-feira, 15, tem representante do Rio Grande do Norte, a natalense Isabella Cecch. Ela é ex-miss de Natal, modelo e aprovada para cursar Medicina.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
sindicatos
Fátima Bezerra
servidores
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO