Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 15 Jan 2019 | Coluna César Santos - 15 de janeiro

Crédito da foto: Ilustração Esse País existe

ESSE PAÍS EXISTE

O texto é de 2017, mas vale a pena ler. Seu autor é o jornalista Ricardo Amorim, autor do bestseller Depois da Tempestade, apresentador do Manhattan Connection da Globonews, economista mais influente do Brasil segundo a revista Forbes e o brasileiro mais influente no LinkedIn.

"Imagine um país em que não haja limitações à terceirização do trabalho nem de atividades meio, nem de atividades fim.

Imagine que, nele, homens e mulheres só possam se aposentar após os 67 anos de idade e que, depois de aposentados, recebam em média menos da metade do que ganhavam enquanto trabalhavam. Meia entrada para idosos não existe lá.

Imagine que neste país não existam 30 dias de férias remuneradas. Imagine que os empregados têm de negociar com os patrões quanto tempo terão de férias e se elas são remuneradas ou não. Adicional de férias não existe por lá.

Imagine que 13º salário também não existe.

Imagine que mulheres grávidas só tenham direito a 12 semanas de licença maternidade e que durante o período de ausência elas não são remuneradas.

Imagine que os patrões possam negociar com os empregados se eles vão trabalhar em finais de semanas ou feriados nacionais. Adicional noturno, por horas extras, trabalho em finais de semana ou feriados não existem.

Imagine que não existem faculdades gratuitas, nem meia entrada para estudantes em cinemas, shows, teatro ou outros espetáculos.

Imagine um país onde ninguém tem estabilidade no emprego, nem os funcionários públicos.

Imagine um país onde não existe FGTS, muito menos adicional de 40% em caso de demissão sem justa causa.

Imagine que nele os trabalhadores não tenham um limite no número de horas que podem trabalhar. Seus patrões e eles podem combinar o que quiserem.

Imagine que o salário mínimo por lá fique 11 anos sem nenhum reajuste.

Imagine que não exista carteira de trabalho, nem Justiça Trabalhista.

Quem iria querer trabalhar e morar em um país assim? Quase todo o mundo. Este país existe. Ele se chama Estados Unidos e seu presidente está se esforçando para impedir a entrada de milhões e milhões de trabalhadores de outros países que a cada ano querem ir trabalhar lá.

Com regras assim, como tanta gente arrisca a vida e tantos outros se mudariam para lá neste exato segundo se pudessem? Talvez, porque por estas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui, a taxa de desemprego é um terço da nossa e as pessoas ganham, em média 7 vezes mais do que aqui? Talvez…"

 

FRASE

"O retorno de Battisti ao seu país de origem simboliza o fim da impunidade."

JAIR BOLSONARO – Presidente do Brasil, sobre a prisão do terrorista Cesare Battisti.

 

VALE O REGISTRO

 O cirurgião gastroenterologista Flaubert Sena, potiguar de Parelhas, foi responsável pelo procedimento de correção de uma fístula que havia complicado o resultado da cirurgia do presidente Jair Bolsonaro. Dos quadros do Hospital Onofre Lopes, Flaubert foi convocado pelo Hospital Albert Einstein para atender o paciente famoso. Bolsonaro ainda sente dores da "facada eleitoral".

 

CIRURGIAS

 A Secretaria de Saúde do Estado emite nota afirmando que as cirurgias eletivas serão retomadas hoje ou amanhã no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Uma longa fila de espera desafia o serviço público. Quanto às cirurgias no Hospital Wilson Rosado, Apamim e no Hospital de Oncologia, não há previsão. Uma dívida enorme paralisou o atendimento desde o ano passado.

 

INCONFIÁVEL

 O terrorista Cesare Battisti foi levado direto da Bolívia, onde foi preso, para a Itália, sem passar pelo Brasil, porque autoridades temiam alguma surpresa da Justiça verde e amarela. Um habeas corpus, estilo Gilmar Mendes, por exemplo, era temido. Daí, a tratativa Itália/Bolívia era mais confiável. Agora, Battisti vai pagar o que deve ao povo italiano.

 

VIAS DE FATO

 A cena dos vereadores Raério Araújo (PRB) e Alex do Frango (PMB) se agredindo fisicamente, desce a Câmara Municipal de Mossoró ao fundo do poço. Crise profunda, sem que a Casa tenha algum membro capaz de pacificar a "Casa do Povo".

 

EM DIA

 A prefeita Rosalba Ciarlini promete quitar nesta quarta-feira, 16, a última parcela da dívida que a gestão passada deixou com os servidores públicos. Em dois anos, foram pagos mais de R$ 26 milhões de salários atrasados, em folha paralela.

 

EM CASA

 O juiz André Vieira de Lima assumiu como magistrado substituto na 13ª Vara Federal, em Mossoró. Filho da terra, André havia atuado no RJ, PI e CE, e agora é o primeiro mossoroense lotado na cidade natal.

 

 É NOTÍCIA

1 - A Prefeitura de Mossoró vai padronizar o uniforme escolar na rede municipal, com a distribuição do fardamento para mais de 21 mil alunos. Investimento superior a R$ 1 milhão.

2 - Há 34 anos, Tancredo Neves era eleito presidente do Brasil, superando Paulo Maluf no colégio eleitoral. Foram 480 votos contra 180, com 9 ausências e 17 abstenções. Tancredo tinha como vice José Sarney. O resto da história todos sabem.

3 - Há 30 anos, o Brasil ganhava o Cruzado Novo (NCz$), com três zeros a menos, e Sarney anunciava o Plano Verão, com dexindexação, congelação e demissão no funcionalismo.

4 - O jornalista Lauro Jardim noticia que chegou nos últimos dias uma leva de colchões novos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Sinal de que a Lava Jato ainda mandará muitos à prisão.

5 - O Sindicato dos Servidores da Saúde do RN iniciou campanha para arrecadar alimentos para amenizar o sofrimento dos filiados. Com salários atrasados, os servidores estão sem mercantil.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
EUA
Brasil
Câmara Municipal
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO