Quarta-Feira, 17 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 18 Jan 2019 | Coluna César Santos - 18 de janeiro

Crédito da foto: Reprodução Camilo Santana, do PT, governa o Estado do Ceará

ACIMA DA POLÍTICA MENOR

Chamou a atenção a entrevista do governador do Ceará, Camilo Santana, do PT, à bancada do “Jornal das Dez”, na Globo News, comandada pelo jornalista e apresentador Heraldo Pereira. Chamado pelos jornalistas para classificar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), ele, de forma direta, sem evasivas ou subterfúgios, fez elogios à postura do presidente e reconheceu o que tem recebido do Governo Federal para vencer a “guerra” contra o crime organizado.

O petista também colocou-se no lado do governo Bolsonaro em temas delicados: disse que é a favor da reforma da Previdência; que apoia a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); que não tem nada contra o PSL do presidente Bolsonaro; e que apoiará todos os projetos do governo federal no que ele julgar importante para o Brasil.

A posição de Camilo fere de morte o discurso do PT contra tudo que diz respeito a Bolsonaro e ao seu governo.

O PT é contra a reforma da Previdência;

O PT é contra a reeleição de Rodrigo Maia porque não participa de bloco junto com o PSL;

O PT é contra qualquer projeto do governo Bolsonaro.

Camilo Santana bateu de frente a tudo que o PT condena, mostrando-se totalmente desligado do discurso do seu partido. Justificou afirmando que o momento é delicado e que a oposição deve ser feita de forma responsável, propositiva, deixando para trás o discurso radical do passado.

O discurso de Camilo Santana é de simples entendimento. Ele está colocando o Ceará acima das questões político-partidárias ou qualquer outra desavença sem futuro. Sabe que precisa da parceria do Governo Federal para enfrentar o desafio de governar um estado nordestino cheio de dificuldades, principalmente na área da segurança pública.

Oposição pela oposição não vai fazer bem a ele, Camilo Santana, nem ao seu estado. Daí, de forma responsável, e correta, ele deixa o blá-blá-blá político para o ano eleitoral. O momento agora é de governar para melhorar a vida do seu povo. Corretíssimo.

Que a postura do petista cearense sirva de exemplo à companheira Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte, que mais do que nunca precisa da mão amiga de Brasília para enfrentar a enorme crise que castiga os potiguares. Sem parceria do Governo Federal, Fátima pouco ou nada poderá fazer.

Num primeiro momento, a governadora tem resistido ao contato direto com Bolsonaro, de quem se considera inimiga pessoal. Mas, dá sinais de que vai pedir ajuda. Ok. Agora, Fátima precisa entender que parceria é via de mão dupla. Vai ter que estender a própria mão.

 

FRASE

"Estávamos indo para uma situação de ‘cleptocracia’, um governo de ladrões."

SÉRGIO MORO – Ministro da Justiça, sobre os governos Lula/Dilma.

 

FIQUE ATENTO

 As pessoas sorteadas para o residencial Mossoró I têm até o dia 30 de janeiro para apresentar a documentação exigida. Devem comparecer ao setor de habitação da Secretaria de Infraestrutura das 8h às 13h. Esse trâmite é necessário para dar continuidade ao processo de aquisição do imóvel junto à Caixa Econômica Federal. Prefeitura e Caixa sortearam 187 pessoas.

 

MICROS

 A governadora Fátima Bezerra (PT) vai enviar à Assembleia Legislativa três projetos de apoio às micros e pequenas empresas. Um deles cria o Plano de Compras do Governo, para dar chances aos pequenos empreendedores. Essa proposta não é nova. Na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini as compras foram descentralizadas para beneficiar os pequenos, sem muito efeito.

 

ABSURDO

 A oposição não gostou de a gestão municipal ter quitado o débito com salários dos servidores públicos deixados pelo governo passado. Avalia que perdeu um discurso contra a prefeita Rosalba Ciarlini (PP). E o servidor? Na política rasteira, é o que menos interessa.

 

GABINETES

 O deputado estadual diplomado Alysson Bezerra (Solidariedade) vai ficar com o gabinete que hoje é ocupado por Hermano Morais (MDB), não reeleito. Já a deputada Isolda Dantas (PT) herdará o gabinete do companheiro Fernando Mineiro (PT). Alysson e Isolda serão os representantes de Mossoró na Assembleia Legislativa.

 

QUEM NÃO DEVE...

 O ministro do STF Luiz Fux mandou parar a investigação sobre o ex-assessor de Flávio Bolsonaro. Atendeu pedido do próprio filho do presidente Jair Bolsonaro. Daí, uma pergunta tola: está com medo de quê? E a moralidade mandou um "oi".

 

EXEMPLO

 O prefeito de Ielmo Marinho, Doutor Cássio, suspendeu o Carnaval e determinou que os recursos que seriam gastos com a festa sejam destinados para a climatização das salas de aula do município. Em nome da Educação.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2002, o governador Garibaldi Filho inaugurava o Pronto Socorro do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, que passou a se chamar ''Vereador Vingt Rosado Neto".

2 - A coluna errou ao noticiar que a inauguração da primeira fábrica de cimento de Mossoró estava completando 45 anos nesta quinta-feira, 17. Na verdade, a data de aniversário da fábrica Itapetinga é 17 de fevereiro, e não de janeiro como colocado aqui.

3 - Hoje, completa oito anos da morte do engenheiro Clóvis Ciarlini, pai da prefeita Rosalba Ciarlini (PT) e de outros oito filhos. Ciarlini era pernambucano adotado por Mossoró.

4 - Há uma semana não pinga água nas torneiras dos moradores do conjunto Vingt Rosado. O poço 27, que abastece a região, está quebrado há dias. A Caern jura que normalizará hoje. Jura.

5 - A atividade econômica registrou crescimento de 1,38% no resultado acumulado de 11 meses de 2018, segundo o Banco Central. Feito do governo Temer, reprovado por quase 90% da nação.

Tags:

Camilo Santana
Ceará
Jair Bolsonaro
presidente
Coluna César Santos
JORNAL DE FATO

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO