Segunda-Feira, 24 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 01 Fev 2019 | Novos senadores do RN já estão em nova casa partidária

Crédito da foto: Cedida Senadora Zenaide Maia já desembaorcou no Pros

Os dois senadores do Rio Grande do Norte eleitos e diplomados e empossados nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, Zenaide Maia e o capitão Styverson Valentim, já trocaram de partido. Decisão tomada antes mesmo da solenidade de posse.

Zenaide e Styverson superaram nas urnas o veterano Garibaldi Filho (MDB), que tentou, sem sucesso, o quinto mandato no Senado da República. Os dois eleitos conquistaram o eleitor com o discurso do "novo".

Zenaide Maia, que é irmã do deputado federal João Maia, presidente do PR no Rio Grande do Norte, saiu do PHS para o Pros.

Styverson Valentim (FOTO ACIMA) se despediu da Rede Sustentabilidade e deve assinar ficha de filiação ao Podermos, do ex-candidato a presidente da República Álvaro Dias.

A razão da mudança é justificada pela ineficiência eleitoral dos partidos pelos quais os senadores foram eleitos.

PHS e REDE não cumpriram a cláusula de barreira, perdendo, por gravidade, os direitos ao Fundo Partidário, tempo de televisão na propaganda eleitoral gratuita, entre outras coisas.

O PHS, que deu legenda a Zenaide Maia, inclusive, já foi extinto. Já REDE, de Valentim, autorizou o senador a procurar outro endereço partidário para não prejudicar o seu mandato.

ESTADUAL

A mudança de partido também alcança a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, pelos menos motivos.

A deputada reeleita Cristiane Dantas (FOTO ACIMA) deixa o PPL, que não cumpriu a cláusula de barreira, para se filiar ao Solidariedade. Ela se junta aos deputados Kelps Lima e Alysson Bezerra, com isso, o Solidariedade passa a ter a segunda maior bancada na Casa.

O deputado reeleito Souza também deixará o PHS, com destino ainda não definido.

Tags:

Zenaide Maia
Styverson Valentim
senadores
Pros
Podemos

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO