Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 19 Fev 2019 | Sinsp-RN quer reajuste de 16,38% para todos os servidores estaduais

Crédito da foto: Marcos Garcia Janeayre Souto é presidente do Sinsp-RN

Não pode existir dois pesos, duas medidas. Se os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) querem um reajuste salarial de 16,38%, os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte também devem ser contemplados.

É o que defende o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público da Administração Direta (SINSP-RN).  

O TCE-RN aprovou a minuta do anteprojeto de lei complementar que aumenta o salário dos conselheiros da Corte. O valor atualmente do salário do conselheiro é de R$ 30.471,11, e com o reajuste de 16,38%, o salário deles passaria para R$ 35.462,28.

Neste caso, o Sinsp/RN também reivindica que essa reposição salarial seja para todas as categorias do serviço público do Rio Grande do Norte.

A presidente do Sinsp/RN, sindicalista Janeary Souto, defende a revisão geral anual para os servidores públicos estaduais, conforme determina o art.37, inciso X, da Constituição Federal. O Anteprojeto de Lei Complementar aprovado pelo Tribunal de Contas reveste de inconstitucionalidade porque desrespeita o disposto no art.37, inciso X, da Constituição Federal, segundo a dirigente sindical.

“É pública e notória as perdas salariais na ordem de 58,46% sofridas desde 2010 pelos servidores públicos estaduais, por conta da omissão do Estado que, desrespeitando o art.37, X, da Constituição Federal, não concedeu a revisão geral anual para os servidores públicos estaduais”, afirma.

O Sinsp/RN, portanto, defende a reposição das perdas inflacionárias da remuneração para todos os servidores públicos, urgente; e, o Governo envie a Assembleia Legislativa Projeto de Lei instituindo a data-base dos servidores públicos estaduais, a exemplo, do estabelecido pelo Tribunal de Justiça (Lei Complementar nº 634/2018) e o Ministério Público Estadual (Lei Complementar nº 425/2010).

“O SINSP/RN reconhece que existe transparência e diálogo aberto entre o Governo do Estado e os representantes dos servidores públicos, mas queremos que não exista privilégios entre categorias.”

Tags:

Sinsp-RN
TCE-RN
servidor
Rio Grande do Norte
Janeayre Souto

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO