Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 20 Fev 2019 | Ministério da Saúde vai liberar recursos para cirurgias e hospitais do RN

Crédito da foto: Cedida Fátima Bezerra e Rosalba Ciarlini em audiência no Ministério da Saúde

A governadora Fátima Bezerra (PT) e a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP) foram recebidas em audiência pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A reunião realizada nesta terça-feira (19), em Brasília, serviu para destravar obstáculos e viabilizar recursos do Ministério da Saúde para recuperar a assistência nas duas maiores cidades do RN, Natal e Mossoró.

O plano apresentado pela governador prevê a regionalização do atendimento e a formação de consórcios para implantação de policlínicas nas oito regionais de Saúde.

Mandetta se comprometeu em garantir recursos para custear serviços que se encontram hoje sem financiamento federal e que são pagos pelo Governo do Estado. Estes repasses serão utilizados para incrementar o processo de cirurgias eletivas, leitos de UTI, parte dos serviços dos hospitais estaduais e parte do custeio dos municípios de Natal e Mossoró.

O RN já acumula mais de 23 mil pedidos de ultrassonografias, oito mil tomografias e 11 mil cirurgias eletivas.

A implantação do projeto conta com apoio da Federação dos Municípios (FEMURN) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Participaram da audiência os senadores Jean-Paul Prates (PT) e Zenaide Maia (Pros); os deputados Natália Bonavides (PT), Benes Leocádio (PTC), Rafael Motta (PSB), João Maia (PR) e Walter Alves (MDB); o presidente da Femurn, José Leonardo (Naldinho); o prefeito de Extremoz, Joás Oliveira; o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, e a secretária de Saúde de Mossoró, Maria da Saudade Azevedo.

Tags:

Ministério da Saúde
Natal
Mossoró
RN
Fátima Bezerra
Rosalba Ciarlini
Luis Henrique Mandetta

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO