Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h00 | 23 Fev 2019 | Coluna César Santos - 23 de fevereiro

Crédito da foto: Cedida Servidores de saúde realizam protesto contra atraso de salários

NADA MUDOU NO RN

Os servidores da saúde estadual do Rio Grande do Norte, em greve há 17 dias, instalaram o “mural da vergonha” no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Nele, a categoria denuncia déficit no quadro de funcionários e a falta de medicamentos e de materiais básicos nas unidades de saúde do Estado.

No ato de protesto, realizado nesta sexta-feira, 22, um “trancaço” de uma hora na porta do Pronto-socorro Clóvis Sarinho, do Walfredo Gurgel, resumiu o atendimento a casos de urgência e emergência.

A categoria está em greve porque não tem qualquer previsão, por parte do governo, de quando será iniciado o pagamento dos salários atrasados. Os servidores estão sendo castigados com o atraso de novembro, dezembro e o 13º de 2018, e parte ainda não recebeu o 13º salário de 2017.

O sindicato da categoria, o Sindsaúde, reclama que até o momento a governadora Fátima Bezerra (PT) não recebeu o comando de greve para apresentar uma proposta de negociação. Segundo a direção da entidade, “o tratamento é totalmente diferenciado para servidores da segurança que foram atendidos nos primeiros dias do seu governo sem estarem em greve.”

Diante de tal situação, a greve da saúde continua. Na segunda-feira, 25, haverá nova assembleia para discutir e aprovar um calendário de mobilização na semana que se inicia o carnaval. A assembleia será realizada no auditório do Sindicato da Polícia Civil (SINPOL), em Natal, às 9h.

Pois bem.

A pressão dos grevistas da saúde não vai mudar a decisão da governadora Fátima de só pagar os salários atrasados de 2018 quando entrar os recursos extras, que serão captados em operação de crédito usando como garantia a receita de royalties de petróleo e gás até 2022. O governo não sabe precisar o prazo, mas muito dificilmente essa negociação financeira será concluída nos próximos três meses.

O governo já recebeu a autorização da Assembleia Legislativa para antecipar a receita dos royalties. As negociações ainda não foram abertas com instituições bancárias, mas a governadora tem dito que vai agilizar o processo, porque a sua prioridade é pagar os salários atrasados.

Prioridade, vírgula. Fátima optou por pagar os salários de janeiro e fevereiro, ou seja, de sua gestão, em detrimento das folhas atrasadas. A governadora e seus auxiliares estão com salários em dia, enquanto 104 mil servidores efetivos sofrem com até quatro folhas atrasadas.

A postura de Fátima não é nada de outro mundo. Ela apenas repete o que outros gestores fizeram num passado recente.

 

FRASE

"Nós temos uma relação absolutamente institucional."

Fátima bezerra – Governadora do RN, sobre a relação com o governo do presidente Jair Bolsonaro.

 

ENERGIA

 O Governo do Estado deve R$ 11,5 milhões à Cosern. A conta acumulada na gestão passada caiu no colo da governadora Fátima Bezerra (PT). Vai ter que pagar, sob pena de a companhia cortar o fornecimento de energia de repartições públicas estaduais. De sorte, a Cosern aceita negociar a dívida, mas exige que seja logo, sob pena de provocar um ''apagão" no estado.

 

AMEAÇA

 A Secretaria de Saúde do RN alerta: 161 municípios correm risco de epidemia de dengue neste período de combinação de chuva, calor e descarte inadequado do lixo. Natal e Mossoró lideram a lista com maiores índices de notificações de suspeitas de dengue, com 605 e 111 casos, respectivamente. No estado, em 2019, já foram confirmados 246 casos da doença. É preocupante.

 

NADA A VER

 A promotora aposentada Arméli Brennand foi transferida da titularidade da Secretaria de Justiça e Cidadania para a de Esporte e Lazer. Por tempo curto. Brennand vai assumir a Secretaria da Mulher, Juventude e Direitos Humanos, quando a pasta for criada. De qualquer forma, colocá-la no Esporte é um insulto à inteligência e à boa fé. Mas...

 

MÃO DE FERRO

 O delegado federal aposentado Pedro Florêncio Filho assume a Cejuc e a espinhosa missão de implantar nova política no sistema prisional potiguar. Chega convocado pela governadora Fátima Bezerra com fama de ''mão de ferro", para educar os inquilinos do sistema.

 

TUDO OU NADA

 Sem reforma da Previdência, o País entraria em recessão no segundo semestre de 2020. Alerta feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para o Congresso acelerar a reforma do sistema previdenciário brasileiro. Ele espera vê-la aprovada até o final do mês de junho.

 

NOVA LINHA

 Marcado para segunda-feira (25) o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas de Recife (PE) ao aeroporto Dragão do Mar de Aracati (CE), com escala em Mossoró. O pouso acontece às 14h50.

 

 É NOTÍCIA

1 - O almirante de esquadra Elis Treidler Öberg foi empossado nesta sexta-feira, 22, na presidência da Codern, em assembleia ocorrida no Porto de Maceió (AL). Indicado pela Marinha Brasileira.

2 - A diretoria do Hospital e do Instituto Wilson Rosado, capitaneada por Bernardo Rosado, visita hospitais em São Paulo dentro do planejamento de investimentos em 2019. Serão contempladas áreas da neurologia, cardiologia, oncologia e vascular.

3 - Os meteorologistas afirmam que o semiárido potiguar terá chuvas dentro da média nos meses de março, abril e maio. Em média, o estado registrará 433,6 mm de chuva no trimestre.

4 - A taxa de desemprego no RN caiu de 14,5% para 13,6% no quarto trimestre de 2018. Dados do IBGE, que revelam reação positiva da economia potiguar, embora de forma tímida.

5 - O Ministério da Saúde lançou a campanha "Pare, pense e use camisinha" de combate ao HIV. O foco são homens jovens, com idade entre 15 e 34 anos, expostos aos riscos da aids.

Tags:

Saúde
servidor
RN
Fátima Bezerra
Walfredo Gurgel
Tarcísio Maia
Natal
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO