Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 24 Fev 2019 | Coluna César Santos - 24 de fevereiro

Crédito da foto: Reprodução Abuso à criança é uma deformidade da sociedade

ABUSO E FRAGILIDADE MORAL

O sociólogo Luis Flávio Sapori, em uma entrevista concedida há algum tempo, constatou que a violência brasileira não é mais produto da miséria e da pobreza; tem origem na fragilidade moral da sociedade.

Ele analisou, de acordo com os dados expostos naquele momento, que o país avançou economicamente, apesar da crise; deu passos largos nas áreas social e educacional como fruto de tantas políticas públicas implementadas pelos governos dos últimos anos. Todavia, contrapondo-se a isso, os índices de violência, seja qual for ela, continuam alarmantes.

Nesse sentido, roga-se atenção para a violência do abuso sexual na infância, que, muito mais que física, é uma violência que agride toda a personalidade da criança/adolescente vítimas dessa prática, deixando sequelas pelo resto da vida, traumas insanáveis.

Mas, é necessário perguntar: como é possível um país que avançou tanto em diversas áreas ainda apresentar um número tão elevado desse tipo de prática criminosa?

Ressalta-se, ainda, que os casos que chegam ao conhecimento da população ainda são um número bem menor do que realmente ocorre, isso porque o abuso sexual na infância, muitas vezes, está restrito ao ambiente familiar.

Segundo Sapori, a fragilidade moral é o grande vilão da sociedade brasileira contemporânea. Associando-a com o abuso sexual, pode-se notar essa crise de diversas formas.

A primeira é quando se observa o seu principal agressor: dados apontam que, comumente, ele é um membro da mesma família da vítima, apresentando ligações afetivas com ela e submetendo-a ao medo, à violência, ao sentimento de culpa por não compreender o que está acontecendo, e muitas vezes até induz a ver essa situação como algo normal.

Ao lado disso, as pesquisas também mostram que os demais membros da família, quando têm conhecimento da prática criminosa, acabam resguardando o agressor com o escopo de não “destruir” a família.

E, por fim, a própria sociedade põe uma venda nos olhos para deixar de lado essa problemática.

Desse modo, na conjuntura que ali se forma – agressor, família, vítima e sociedade –, é firmado um pacto de silêncio que, além de proteger o agressor, contribui para a manutenção dessa prática; logo, atestando a fragilidade moral presente na sociedade contemporânea, em que os “valores morais” acabam sendo invertidos em prol da manutenção de uma família, por vezes, fictícia e não afetiva, como realmente deve ser.

(BRENA SANTOS – ADVOGADA)

 

FRASE

Violência tem origem na fragilidade moral da sociedade."

LUIS FLÁVIO SAPORI – Sociólogo, sobre a conivência da sociedade com a violência.

 

TÍTULO CANCELADO

Mais de 24 mil eleitores potiguares precisam regularizar a situação para não ter o título cancelado. São eleitores que não votaram e não justificaram ausência nos três últimos pleitos. A Justiça Eleitoral abriu último prazo para que eles regularizem a situação. Os cartórios eleitorais estarão atendendo os faltosos no período de 7 de março a 6 de maio. Depois daí, os títulos serão cancelados.

 

SERVIDOR

A situação do servidor público estadual, que sofre com quatro folhas salariais atrasadas, voltará a ser debatida na Assembleia Legislativa. Por iniciativa do deputado Sandro Pimentel (Psol), a audiência pública receberá representantes da equipe econômica do Governo e do Fórum Estadual de Servidores. As galerias serão abertas para os barnabés. Na quarta-feira, 27, às 14h.

 

MOTIVADO

O ex-deputado federal Henrique Alves sente-se revigorado para trabalhar a reestruturação do MDB do Rio Grande do Norte. Ele tem dito que iniciará a missão ainda no primeiro semestre do ano. Alves quer voltar a pintar o RN de verde do aluizismo, com vista às eleições municipais de 2020.

 

SEGUE

Os Alves saíram menor das eleições de 2018, com a não reeleição de Garibaldi Filho no Senado da República. A tradicional família política conseguiu salvar apenas o mandato do deputado federal Walter Alves. As urnas de 2020 marcarão o recomeço, no desejo de Henrique.

 

NA DISNEY'S

A ex-primeira-dama Juliane, que voltou a usar o sobrenome Dantas, é nome da preferência de setores do PT para disputar a Prefeitura de Natal. Ela pediu votos para Fátima Bezerra (PT) no segundo turno das eleições. Por enquanto, porém, Juliane não toca no assunto. No momento, curte Walt Disney's com os filhos do ex-governador Robinson Faria (PSD).

 

SEGUE

A deputada Natália Bonavides torce o nariz para Juliane e o secretário Fernando Mineiro diz "êpa!". São nomes do PT à sucessão natalense.

 

É NOTÍCIA

1 -Luau do Melim em Mossoró é a melhor opção para março que está chegando. Agende a data: dia 27, no Porcino Park Center. Melim é um dos maiores sucessos do momento.

2 - Wilson Júnior, o novo supervisor do Detran-RN em Mossoró, é genro do desembargador Júnior Rêgo, que faleceu há poucos dias, e sobrinho do ex-vereador Carlinhos Silveira. Ele chegou ao posto por indicação do deputado estadual Souza (PC do B).

3 - Um lembrete neste momento de tensão e de alta temperatura em torno da proposta de reforma da Previdência: quem tem direito adquirido, não precisa antecipar aposentadoria.

4 - O prefeito Álvaro Dias (MDB) planeja cortar 30% dos cargos comissionados e 50% das secretarias. Enxugamento da máquina para terminar o ano com salário em dia do servidor natalense.

5 - Mudança na subcoordenadoria do Itep de Mossoró. Sai Edilberto Rodrigues e entra Wberlândia Pereira da Silva. Os atos de exoneração e nomeação estão publicados no Diário Oficial do Estado.

Tags:

Criança
adolescente
infância
Flávio Sapori

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO