Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 18h00 | 06 Mar 2019 | Governadora quer parcelar reajuste do piso nacional dos professores

Crédito da foto: Assembleia Legislativa/Ascom Governadora Fátima Bezerra

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da professora Fátima Bezerra (PT), ainda não implantou o novo piso nacional do Magistério, reajustado pelo Governo Federal em 4,17%, em vigor deste 1º de janeiro de 2019.

Pior do que isso: o governo pretende fatiar o reajuste em até 12 parcelas.

A proposta é a seguinte: pagar o valor integral a partir da folha de março; e dividir em 12 meses o retroativo de janeiro e fevereiro.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) foi comunicada pela governadora, que pediu para a entidade convencer os professores a aceitar o parcelamento.

O Sinte sempre a base braço político de Fátima Bezerra e, agora, está ocupando o comando as 16 Diretorias Regionais de Educação (DIREC). Com isso, a entidade perdeu o poder de luta. E a sua missão passou a servir de instrumento político entre a governadora e os trabalhadores em educação.

Porém...

Há um movimento de indignação dos professores que pagam a contribuição sindical, exigem um sindicato que lute por seus direitos, e que não fazem parte do ambiente político-partidário da entidade.

Essa porção promete se rebelar, caso o Sinte-RN não cumpra o seu dever.

A coluna César Santos (Jornal de Fato) trará novidades sobre o assunto na edição desta quinta-feira, 7.

Tags:

Piso
magistério
professores
RN
Fátima Bezerra
salário

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO