Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 07 Mar 2019 | Coluna César Santos - 7 de março

Crédito da foto: Reprodução Governadora Fátima Bezerra com os companheiros da Educação

TUDO TEM UM PREÇO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da professora Fátima Bezerra (PT), ainda não implantou o novo piso nacional do Magistério, reajustado pelo Governo Federal em 4,17%, no final do governo Temer, e em vigor desde 1º de janeiro de 2019. O argumento é o conhecido de todos: o RN está quebrado.

Porém, a governadora vai testar se ainda pode contar com o apoio dos seus ex-colegas de sala de aula. O governo pretende fatiar o reajuste em até 12 parcelas. A proposta é a seguinte: pagar o valor integral a partir da folha de março e dividir em 12 meses o retroativo de janeiro e fevereiro.

A proposta foi entregue à direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN), embora a entidade não tenha ainda convocado a categoria para discutir. Nos bastidores do Sinte, a palavra de ordem é que a proposta tem que ser aprovada. A governadora exigiu.

O sindicato dos professores não tem outra alternativa, diante da decisão de se entregar ao governo, quando indicou os nomes dos 16 diretores regionais de Educação (DIRECs). A entidade foi transformada numa espécie de “puxadinho” da Secretaria de Educação, logo, não tem condição de enfrentar o governo.

E como fica a categoria?

Eis o desafio do Sinte. A entidade vai precisar encontrar argumento para convencer aqueles, que são maioria e que não frequentam o ambiente político-partidário do sindicato, a aceitar a proposta da governadora. E que argumentos poderão ser convincentes?

Bom. O fato é que os tempos são outros. Os professores estaduais perderam o sindicato de luta. O Sinte decidiu ser governo para empregar dirigentes e parentes. Por consequência, passou a atuar como porta-voz da governadora para impedir movimentos de protesto.

Em outros tempos, o Sinte-RN já estaria com a sua tropa de frente na rampa da Governadoria, gritando palavra de ordem em defesa dos professores. No governo de Geraldo Melo, por exemplo, o sindicato iniciou greve antes dos 60 dias de gestão, porque Geraldo "ainda" não havia apresentado um plano de cargos, carreira e salários para a categoria.

A carreira política de Fátima Bezerra tem origem no sindicato dos professores. Desde sempre. Foi com a bandeira do Sinte que a petista chegou às ruas para conquistar todos os seus mandatos eletivos, até chegar ao cargo de governadora do RN.

O sindicato bancou. Só que agora está do outro lado do balcão, e vai ter que prestar contas com os filiados. Petistas ou não.

Tudo se torna perigoso para o futuro do Sinte, porque na hora que se ajoelha ao palácio e às benesses de ser governo, abre caminho para um novo sindicato herdar a verdadeira luta da classe trabalhadora.

Tudo tem um preço.

 

FRASE

"Estou impressionada e feliz com o sucesso do carnaval de Natal."

FÁTIMA BEZERRA – Governadora, agradando o prefeito de Natal Álvaro Dias.

 

SUCESSO

 O carnaval de Apodi superou todas as expectativas, de público e de organização. Uma multidão nos "arrastões" de final de tarde e grande público nas noites de folia. Hotéis e pousadas com 100% de ocupação. Bares, restaurantes e o comércio lucraram acima do esperado. Apodi superou outros carnavais tradicionais do interior do RN, como o de Macau, por exemplo.

 

CARTÓRIO SINDICAL

 A MP que determina que o trabalhador pague a sua contribuição sindical em boleto bancário, colocando um fim no desconto em folha, não é a única medida do governo Bolsonaro para acabar com a "farra sindical". O governo vai propor o fim da unicidade sindical, para permitir a concorrência entre as entidades. Ou seja, cada categoria poderá ter mais de um sindicato.

 

AFASTAMENTO

 O vice-presidente da Câmara de Mossoró, Flavinho Tácito (PPL), planeja se afastar do mandato para cuidar da saúde. Seria quatro meses de licença. A decisão ainda não foi tomada. Flavinho tem a saúde delicada e já se submeteu a um longo e delicado tratamento. O vereador recebeu orientação médica para intensificar os cuidados.

 

SEGUE

 Em caso de Flavinho Tácito solicitar o afastamento, a Câmara convocará Jório Nogueira (PSD), primeiro suplente da coligação que elegeu Flavinho. Jório cumpriu três mandatos na "Casa do Povo", inclusive sendo presidente. Tentou reeleição em 2016, sem sucesso.

 

JUSTÍSSIMO

 O médico cardiologista Bernardo Américo Miranda Rosado será homenageado com a Medalha de Mérito na Saúde "Dr. Duarte Filho", concedida pela Câmara Municipal de Mossoró. Reconhecimento à sua valorosa contribuição à saúde, na sua especialidade e no seu Hospital Wilson Rosado.

 

PT E MDB

 A governadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal, Álvaro Dias, estão cada vez mais próximos. E não é apenas "paquera" de carnaval. 2020 está bem aí.

 

 É NOTÍCIA

1 - Começaram a sangrar as cachoeiras do Roncador e Caripina, na zona rural de Felipe Guerra. Um espetáculo da natureza nos sítios Brejo e Rosário. Visite.

2 - Nesta data, em 1977, estreava na Globo o programa infantil "Sítio do Pica-Pau-Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato. Fez enorme sucesso com Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa e a inquieta Emília. Bons tempos.

3 - O PIB deverá crescer apenas 1,9% no ano, segundo previsão da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segue a tendência de queda na economia mundial.

4 - De 1º de janeiro a 28 de fevereiro, o RN registrou 232 assassinatos. No ano passado, nesse mesmo período, foram 388 homicídios. O Governo do Estado está comemorando uma redução de 40,2%.

5 - Pelo menos 14 pessoas foram atacadas com agulhas de seringas no carnaval de Caicó. Todas fizeram o boletim de ocorrência. A polícia vai investigar o caso. As vítimas fizeram exames.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Fátima Bezerra
magistério
salário
professores
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO