Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 08 Mar 2019 | Uern emite nota sobre ação do Ministério Público

Crédito da foto: Reprodução Sede da Reitoria da Uern, em Mossoró

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) esclarece que a Instituição foi notificada nesta sexta-feira (08), pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, sobre a Ação Civil Pública proposta pela 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró, que responsabiliza a FUERN e o Governo do Estado quanto à necessidade de reformas na infraestrutura do Campus Central.

A Assessoria Jurídica da UERN está analisando o documento em conjunto com a Assessoria de Infraestrutura. Contudo, faz-se necessário esclarecer que as medidas cabíveis para atendimento da Ação dependem de aporte financeiro e repasse pelo Governo do Estado, uma vez que a UERN, conforme consta na Ação do MP, não possui autonomia de gestão financeira que ofereça garantia de repasse dos recursos necessários à dinâmica institucional. 

Sobre as obras realizadas no Campus Central, a Assessoria de Infraestrutura da UERN informa que acompanha constantemente a situação das edificações e as deficiências na infraestrutura. Alguns reparos pontuais estão sendo feitos, mas o reparo geral do Campus Central, como dito anteriormente, depende de orçamento e repasse financeiro do Governo do Estado.

O assessor de Infraestrutura da UERN, Osmídio Dantas esclarece que foram realizados serviços pontuais em algumas salas dos blocos da Faculdade de Letras e Artes (FALA), Faculdade de Serviço Social (FASSO), Faculdade de Direito (FAD), algumas salas da Faculdade de Educação (FE) e Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT). Também estão passando por reformas o bloco das Pró-reitorias e parte da Biblioteca Central passou por reformas em 2018. Para 2019 a Assessoria de Obras está fazendo os levantamentos para licitação das reformas necessárias, tão logo seja disponibilizado orçamento.

A UERN vem, ao longo dos anos, buscando alternativas para viabilizar melhorias na infraestrutura de seus Campi. Neste sentido, tem avançado a política de captação de recursos através de emendas estaduais e federais. Dentro dessa política, a UERN conseguiu, no ano passado, a indicação de uma Emenda Impositiva da bancada federal que otimizará a infraestrutura, com a construção de equipamentos sociais que beneficiarão alunos, professores e técnicos, bem como a comunidade externa.

Tags:

Uern
nota
Fuern
MPRN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO