Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 09h15 | 09 Mar 2019 | Coluna César Santos - 9 de março

Crédito da foto: Ilustração Saúde pública no RN está falida

CAOS NA SAÚDE DO RN

O tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) está quebrado desde segunda-feira, 4. Os pacientes que precisam de exames são transferidos para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, ou esperam pelo conserto. Quem tem dinheiro, paga particular, algo em torno de R$ 700,00.

O Tarcísio Maia é o segundo maior hospital público do Rio Grande do Norte. Atende a Mossoró e municípios da região Oeste, Vale do Açu, Região Salineira e até pacientes de cidades do Ceará e da Paraíba. Um gigante que sobrevive apesar dos pesares.

Já o maior pronto-socorro do Estado, o Walfredo Gurgel, sofre com a falta de tudo um pouco. Até alimentos para pacientes e funcionários estão escassos. Consequência de contas acumuladas com prestadores de serviços.

Os relatos que chegam à coluna dão conta de que a Secretaria de Saúde Pública (SESAP-RN) vem dando “lobão” nos prestadores de serviços de exames e fornecedores há meses. A gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD) deixou uma dívida enorme. O governo de Fátima Bezerra (PT) tem se recusado a pagar até aqui.

Aliás, o governo Fátima só tem reconhecido, até agora, as contas carimbadas a partir de 1º de janeiro último, quando começou a sua gestão. O pagamento de salários é um exemplo disso. Fátima manda pagar “em dia” as folhas de 2019, e deixa para trás o atrasado de 2018.

Essa prática, ela condenou no passado, quando estava do outro lado do balcão. Quem não lembra Fátima Bezerra criticando os governos que priorizaram as contas de suas gestões e deixaram para trás as dívidas dos antecessores?

O fato é que, o governo não pagando a conta, os prestadores de serviços e fornecedores não querem continuar trabalhando e fornecendo para o Estado. Eles temem calote. É o caso do Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, que se recusou a contratar exames com o Tarcísio Maia, para suprir a falta de um tomógrafo, porque o governo ainda não pagou os serviços prestados em 2018 no valor de R$ 370 mil.

O governo Fátima Bezerra está devendo; e muito, que se diga. Por consequência, está piorando serviços essenciais, principalmente em áreas vitais como a saúde pública. A justificativa de que recebeu o estado quebrado, e de fato a crise financeira existe, não pode ser aplicada em áreas como a saúde. É preciso que o governo apresente solução, priorize o atendimento dos mais necessitados.

Pois bem.

Enquanto isso não acontece, a saúde do Rio Grande do Norte é deixada na UTI. São filas aguardando atendimento; sofrimento nos corredores de hospitais; um cenário desalentador.

Pior do que isso: não há esperança de mudança. Infelizmente.

 

FRASE

"Vamos tentar montar uma força política em Mossoró."

BERNARDO AMORIM – Deputado estadual, admitindo que pode ser candidato a prefeito.

 

NOSSA POLÍCIA

 Nesta data, em 1971, o governador Walfredo Gurgel inaugurava o Quartel da Polícia Militar de Mossoró, e entregou o comando ao batalhão da PM ao coronel Benedito Celso de Camargo Pereira. A bênção do quartel foi dada pelo bispo dom Gentil Diniz Barreto, e coube ao senador Duarte Filho cortar a fita inaugural. O prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho estava presente.

 

MULHER

 Há sete anos, a então governadora Rosalba Ciarlini inaugurava o Hospital da Mulher de Mossoró "Maria Correia", no imóvel que pertencia à Unimed, bairro Nova Betânia. Para preencher lacuna na assistência materno-infantil. O hospital funcionou até o segundo ano da gestão do ex-governador Robinson Faria, que mandou fechar e transferiu a estrutura financeira para a Apamim.

 

QUEM SABE?

 Eleito como o terceiro mais votado no RN, com 42.049 votos, o deputado estadual Bernardo Amorim, do Avante, está com "olho gordo" na Prefeitura de Mossoró. Se tiver chance, disputará a sucessão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Admitiu em entrevista ao jornalista Saulo Vale. Dr. Bernardo recebeu 4.543 votos, sendo o quinto mais votado na cidade.

 

SEGUE

 Além de Mossoró, o deputado Bernardo Amorim não desgruda os olhos de Almino Afonso, onde foi prefeito e lidera a tradicional família Abel. Ele vai lançar a filha Jéssica Amorim para enfrentar o atual prefeito Waldênio Amorim (MDB), seu irmão.

 

COFRE CHEIO

 A primeira cota do FPM de março foi depositada nesta sexta-feira, 8, com aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor representa mais da metade do FPM do mês. As duas parcelas restantes virão "magras". Mas os prefeitos ganharam 'gordura'.

 

LÍDER

 O vereador Gilberto Diógenes (PT) assumiu a liderança da bancada oposicionista na Câmara Municipal de Mossoró. Tem a missão de reorganizar o grupo para enfrentamento ao governo.

 

 É NOTÍCIA

1 - A Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), em Mossoró, completa 12 anos hoje. Foi instalada e inaugurada pela ex-governadora Wilma de Faria (falecida), em 2007.

2 - A governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu o Diploma Capitã PM Marina Régia Galhardo Rocha Leôncio, homenagem oferecida a mulheres que se destacam no trabalho em prol da segurança pública. A petista tem apenas dois meses e nove dias de gestão.

3 - A bandidagem, em ação na madrugada desta sexta-feira, 8, explodiu quatro agências bancárias e uma dos Correios em São José do Mipibu e Marcelino Vieira. Ninguém foi preso.

4 - Hoje, tem a estreia do programa de rádio “A voz da Aduern”, canal de comunidade da entidade dos professores da Uern. Vai ao ar das 11h às 12h pela Rádio Cidadania - FM 98,7. Sintonize.

5 - O ponto que muda o Benefício de Prestação Continuada (BPC), atingindo aposentados acima de 60 anos, pode ser mortal para a reforma da Previdência. O Governo deve excluí-lo do texto.

Tags:

Coluna
César Santos
Jornal de Fato
saúde
Tarcísio Maia
Walfredo Gurgel

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO