Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 09 Mar 2019 | Família Abel caminha dividida para a sucessão em Almino Afonso

Crédito da foto: Cedida Presidente Júnior de Mourão, deputado Bernardo e a vereadora empossa Kaline Amorim

O deputado estadual Bernardo Amorim (Avante) está de um lado; o prefeito Waldênio Amorim (MDB) está do outro. Muito provavelmente os dois irmãos se enfrentarão na disputa pela Prefeitura de Almino Afonso em 2020.

Se ocorrer, será a primeira vez que a tradicional família política Abel se dividirá na disputa municipal. Há décadas que os “Abéis” lideram a política local.

A divisão entre os irmãos ficou exposta na posse de Kaline Amorim (MDB), esposa de Bernardo, na Câmara Municipal. Ela assumiu a vaga aberta pelo vereador Zé Adécio (PSDB), que pediu licenciamento. Waldênio não prestigiou.

Em seu discurso, Kaline afirmou posição de independência, “em defesa da população”, deixando claro que não apoiará a gestão do cunhado.

Já Bernardo mandou recado: “estou botando um pé de volta a Almino Afonso; e em breve botarei os dois.” Em melhor português: o deputado, que não teve o apoio do irmão nas eleições 2018, afirma que conduzirá a sucessão municipal do próximo ano.

Kaline na Câmara Municipal é uma estratégia pensada por Bernardo. Ela vai bater de frente com a principal porta-voz do prefeito Waldênio, a primeira-dama Mainha, que é vista e tida como a “prefeita de fato”. Maninha trabalhou para derrotar Bernardo nas eleições passadas e fez propaganda negativa contra o líder dos Abéis durante a campanha.

A primeira-dama, inclusive, orientou os vereadores da bancada governista a não prestigiar a posse de Kaline Amorim. Três atenderam e não foram à Câmara: Alexandre Evangelista (PSD), Jorge Torres (PSB) e Dodó (PSDB). Apenas Éder Freitas (MDB) se fez presente.

CANDIDATURA

Com a divisão exposta e a nova postura política do deputado Bernardo, representado pela esposa na Câmara Municipal, a sucessão 2020 começa a ganhar ritmo. Nos bastidores, é dado como certo que Bernardo lançará candidatura à Prefeitura, que pode ser da filha médica Jéssica Amorim (Avante).

Há quem diga, também, que o deputado tentará convencer o irmão Waldênio a não tentar reeleição, no sentido de reunificar a família. O problema será convencer a primeira-dama Maninha.

E, observando tudo, sem ansiedade, nem pressa para adotar posição, está o presidente da Câmara Municipal, Júnior de Mourão (MDB). Ele sabe que o tempo é o seu maior aliado no momento.

Tags:

Abel
Bernardo Amorim
Kaline Amorim
Waldênio Amorim
Almino Afonso
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO