Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 13h15 | 10 Mar 2019 | Coluna César Santos - 10 de março

Crédito da foto: Ilustração Campanha da Fraternidade 2019

POLÍTICAS PÚBLICAS DE TODOS

A Igreja Católica no Brasil escolheu as políticas públicas como tema da Campanha da Fraternidade de 2019, tendo como frase bíblica inspiradora: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27) e com objetivo de estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade” (cf. Texto-Base da CF, p. 8).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) coloca em debate a temática social que revela a necessidade de conversação e/ou transformação. Estimula na sociedade o sentimento de inserir no processo e cumprir a sua responsabilidade.

Quando se fala em políticas públicas, logo o cidadão, invariavelmente, transfere o dever para o Governo e o Estado. O primeiro, responsável pela execução temporária; o segundo, condutor das ações permanentes, como educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, ecologia e outras.

No entanto, as políticas públicas não são responsabilidade somente do Governo e do Estado, mas de todos os envolvidos em determinado problema, conforme propõe o debate sugerido pela Campanha da Fraternidade. As instituições e autores somos todos nós consumidores, empresários, trabalhadores, corporações, centrais sindicais, mídia, movimentos sociais, Igreja e outros.

É como cita o Texto-Base, n.12: “A verdadeira política é o cuidado para com o que é comum e o esforço de realizar ações que ajudem na integração de todos na sociedade. É tarefa de todo cristão participar da elaboração e concretização de ações que visem melhorar a vida de todas as pessoas. Isso é fazer obras de misericórdia.” Em outras palavras, participar do debate e da execução das políticas públicas é ajudar a resgatar a dignidade dos irmãos mais necessitados.

É como disse o papa Francisco: “A política é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (EG 205). E a forma mais comum de as pessoas participar desse processo é estabelecendo o debate em busca de soluções, através de audiências públicas, reuniões, conferências, fóruns e, principalmente, oferecendo a sua parcela de contribuição ao governo de Estado, além, claro, de cobrar a responsabilidade de cada um.

Portanto, vamos participar da Campanha da Fraternidade, debater e contribuir para fortalecer as políticas públicas em prol dos irmãos mais necessitados.

É possível tornarmos mais próximos, mais irmãos.

 

FRASE

"A Quaresma nos convida a olhar para dentro de nós, com o jejum que liberta do apego às coisas."

PAPA FRANCISCO – Sobre a Quaresma.

 

ROBÓTICA

 Nove alunos da rede municipal de ensino vão representar Mossoró na etapa nacional da competição First Lego League (FLL), no Rio de Janeiro. Eles embarcaram na sexta-feira, 8. São alunos das escolas Duarte Filho, Rotary, Marineide Pereira da Cunha, José Benjamin, Antônio Fagundes e Celina Guimarães. A competição na área de robótica acontecerá entre os dias 14 e 17.

 

MULHER

 A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou a criação do Núcleo de Combate ao Feminicídio dentro da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. Também instituiu plantões de 24 horas na Delegacia de Assistência à Mulher, na zona norte de Natal. Depois, chegará ao resto do estado. Correto. É preciso mais política de combate ao crime.

 

REFORÇO

 O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), reforçou seu time de auxiliares com Tatiana Mendes Cunha. A chefe de Gabinete do ex-governador Robinson Faria (PSD) vai assumir a direção Legislativa da AL. Nomeação publicada no Diário Oficial deste sábado (9).

 

REFORMA

 Segundo o Planalto, 160 deputados já declararam apoio à reforma da Previdência. Outros 100 já indicaram que votarão a favor da reforma. Nesse caso, faltam 48 votos. E se retirar do texto a mudança no BCP e da aposentadoria rural, o Governo consolidará a vitória.

 

ELE ACEITA

 O ex-prefeito Lawrence Amorim, de Almino Afonso, é o nome do Solidariedade à Prefeitura de Mossoró em 2020. Ele aceita o desafio. Lawrence, que terminou as eleições de 2018 como primeiro suplente de deputado federal, foi o terceiro mais votado em Mossoró, com 10.153 votos.

 

DAS DUAS, UMA...

 A Prefeitura de Mossoró informa que 70% das escolas estão funcionando normalmente. Já o Sindiserpum diz que mais de 5 mil alunos são prejudicados com a greve dos professores. Quem está falando a verdade?

 

 É NOTÍCIA

1 - A Comunidade Católica Renascer realizará o Mutirão de Combate ao Câncer de Pele no próximo sábado, 16. O atendimento gratuito acontecerá das 8h às 12h, no bairro Santo Antônio.

2 - Nesta segunda-feira, 11, completa três décadas que o grupo "Bárbaros" de Mossoró lançava seu primeiro LP: "Som para a América", pela gravadora Colibri, afiliada da Continental. O lançamento aconteceu no Clube Vida Vida. Bons tempos.

3 - Jair Bolsonaro (PSL) será recebido por Donald Trump no dia 19 deste mês. Na pauta, os dois presidentes discutirão a reestruturação da democracia na Venezuela, entre outros temas.

4 - No mês da mulher, números que envergonham o Rio Grande do Norte: mais de 11 mil processos de violência doméstica esperam julgamento. Em alguma gaveta do Judiciário potiguar.

5 - Vai ter mudança no comando da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte. A superintendência terá novo titular para substituir Carlos Antônio Araújo, o atual titular.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
fraternidade
CNBB
igreja

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO