Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 15 Mar 2019 | Coluna César Santos - 15 de março

Crédito da foto: Reprodução Nordeste tem a sua força

USO POLÍTICO DO NORDESTE

A governadora Fátima Bezerra (PT) participou nesta quinta-feira, 14, em São Luis, no Maranhão, de mais um encontro de governadores nordestinos, ocasião em que foi assinado um protocolo de intenção para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, chamado de “Consórcio do Nordeste”.

O que é isso?

O consórcio, entre outras coisas, estabelecerá um mecanismo de compras compartilhadas entre os Estados para reduzir custos de produtos e serviços. Por exemplo: as unidades federativas poderão fazer uso do mesmo processo de licitação para a escolha da melhor proposta financeira.

Outro ponto importante é que a união entre os estados pode ir além das gestões públicas, principalmente no que concerne ao desenvolvimento econômico e social, infraestrutura, segurança pública, meio ambiente, tecnologia, entre outras áreas importantes.

Os governadores acreditam que o Consórcio do Nordeste determinará as condições para que os gestores estaduais possam atuar com maior eficiência e celeridade, como forma de oferecer uma resposta rápida às demandas da população.

Esse é o lado administrativo, na essência da palavra, fortalecido pelo Consórcio Nordeste. Noutra ponta, a união dos gestores nordestinos tem o viés, porque é nessa região que está se formando a barreira de oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Os nove governadores do Nordeste são do PT ou apoiados pelo PT, e todos eles impuseram derrota de Bolsonaro em todos os estados da região nas eleições de 2018.

São esses governadores, inclusive, que sustentam o discurso de resistência à reforma da Previdência, como a primeira queda-de-braço com o presidente adversário. Os nove governadores deixam claro que, mesmo seus estados necessitando do apoio do Governo Federal, não vão ceder à pressão de apoio à reforma.

A estratégia da resistência é construir um novo projeto do PT nacional a partir do Nordeste, a única região que ainda acompanha a orientação do ex-presidente Lula. O partido entende que dividindo o Nordeste do resto do País, com a formação do consórcio, é possível construir o modelo de governo que possa ser apresentado ao Brasil nas eleições presidenciais de 2022. Seria o carro-chefe da luta pela reconquista do Poder Central.

Bom. É uma estratégia, com resultado que pode ter um lado positivo ou não. O que preocupa, porém, é que esse processo exigirá mais sacrifício do Nordeste e do povo nordestino. É impossível ter boa vida no semiárido brasileiro sem os direitos encaminhados por Brasília. Ademais, o Brasil é um só. E Nordeste é Brasil.

 

FRASE

"É um momento para que possamos ter uma articulação organizada no Nordeste."

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN, sobre a criação do Consórcio Nordeste.

 

MOSSORÓ

 Os 167 anos de emancipação política de Mossoró serão celebrados nesta sexta-feira, 15, com duas sessões solenes: Câmara Municipal, às 9h, no plenário da Casa, e Assembleia Legislativa, às 19h, no Teatro Estadual Lauro Monte Filho. Na sessão da ALRN serão homenageadas personalidades de vários segmentos da sociedade, como o padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas.

 

MOSSORÓ II

 Em 15 de março de 1852 foi sancionado o Decreto Provincial 246, desmembrando Mossoró do município de Assú. Na mesma data, foi criada a Câmara Municipal, sucedida da eleição de vereadores, Juiz de Paz e do vigário Antônio Joaquim como chefe do recém-criado município, na época, o 19º da província do Rio Grande do Norte. É o que conta os historiadores e os livros.

 

TROCA-TROCA

 A deputada estadual Cristiane Dantas já pode sair do PPL e assinar ficha no Solidariedade, sem risco de ser alcançada pela "infidelidade" partidária. A parlamentar recebeu autorização do Tribunal Regional Eleitoral. O PPL foi só apenas uma "passagem" que viabilizou a reeleição da deputada.

 

SOLIDARIEDADE

 Cristiane Dantas se junta, oficialmente, aos deputados Kelps Lima e Alyson Bezerra, e o Solidariedade passa a ter a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa. Fica atrás apenas do PSDB, que tem cinco deputados.

 

POLÍTICA

 O Sindiserpum garante que a greve dos professores municipais está mantida, mesmo com reajuste de 3,75% e um piso salarial (40 horas semanais) acima do piso nacional e estadual do magistério. A greve é política, no entendimento do governo. O Sindiserpum é controlado pelo PT.

 

VOCÊ CONCORDA?

 O deputado federal Beto Rosado (PP) pergunta se a população concorda com a destinação do dinheiro arrecadado pela Lava Jato para uma fundação privada. E antecipa a sua posição: "Os R$ 2,5 bilhões devem ser investidos em saúde pública."

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, José Sarney, o vice, tomava posse na Presidência do Brasil. Tancredo Neves, o presidente, sofria infecção hospitalar após cirurgia delicada. O resto da história todos conhecem.

2 - Não é só o tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia de Mossoró que está quebrado. O aparelho do Hospital Regional de Caicó está sem funcionar. A população oestana e seridoense sofrem para ter acesso a exames.

3 - A Caixa Econômica deve oficializar hoje a liberação do servidor de carreira Sérgio Linhares para assumir a direção da Caern.  Enquanto isso, George Freitas vai comandando a companhia.

4 - Hoje, Dia do Consumidor, pergunta-se: o Procon estadual está funcionando em Mossoró? E se está, por que não fiscaliza os postos de combustíveis com seus preços abusivos?

5 - O Ministério Público denunciou o policial militar Luiz Carlos Rodrigues pela morte do jovem Luiz Benes. Foi da arma do PM que saiu o disparo que matou o filho do deputado Benes Leocádio (PTC).

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Nordeste
governadores
Fátima Bezerra
política

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO