Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 15 Mar 2019 | Sessões da Câmara e da Assembleia celebram aniversário de Mossoró

Crédito da foto: Reprodução Cidade de Mossoró, a segunda maior do Rio Grande do Norte

Duas sessões solenes marcam os 167 anos de emancipação política de Mossoró nesta sexta-feira, 15. A primeira será realizada pela Câmara Municipal, às 9h, no plenário do Palácio Rodolfo Fernandes. A segunda, da Assembleia Legislativa do RN, que se instalará no Teatro Estadual Lauro Monte Filho, às 19h.

A cerimônia na Câmara Municipal contará com conferência do historiador Olismar Lima e homenagens, propostas pelos 21 vereadores, a pessoas de diversos segmentos sociais, em reconhecimento simbólico ao trabalho de cada mossoroense, de nascimento e de adoção, em favor de Mossoró.

A solenidade faz parte do calendário oficial do Poder Legislativo e valoriza data fundamental no município. Foi em 15 de março de 1852, segundo historiadores, que foi sancionado o decreto provincial 246, ao desvincular Mossoró de Assú e dar-lhe autonomia política (veja reportagem no caderno Mossoró).

A sessão da Assembleia Legislativa é uma iniciativa do deputado estadual Alysson Bezerra (SDD). O evento contará com a presença de diversas autoridades locais, como políticos e representantes de universidades e instituições de ensino.

Entre os homenageados estão: padre Sátiro Cavalcante (foto acima); poeta Antônio Francisco; escritor Davi Leite; jornalista Emery Costa; servidor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Francimar Honorato dos Santos; médico Cure de Medeiros, pastor José Dantas Filho; membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM) Maria Lúcia Escóssia e ex-jogador de futebol Odilon Gomes de Almeida.

Tags:

Mossoró
Câmara Municipal
Assembleia Legislativa
emancipação política

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO