Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 16 Mar 2019 | Coluna César Santos - 16 de março

Crédito da foto: Arquivo Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró

É HORA DE LUTA - 398

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o certificado operacional definitivo do aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró. A portaria 759 foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, 11. O aeroporto vinha funcionando com documento provisório desde o dia 23 de março de 2018.

A portaria da Anac é um alívio. Beleza.

Porém, é muito pouco para a necessidade de Mossoró ter um aeroporto que realmente funcione com a importância que o equipamento tem para o processo de desenvolvimento econômico e social da cidade e região. O documento da Anac mantém as mesmas condições e limitações que já estavam em vigor.

Ou seja, o velho aeroporto só poderá receber aeronaves com capacidade limitada em 76 passageiros e operar voos noturnos apenas em caso de emergência ou de avião oficial.

Os técnicos da Anac fizeram o trabalho de fiscalização e de levantamento da estrutura do aeroporto. Verificaram as deficiências que vão desde a falta de segurança, pela ineficiência de um muro de proteção, até a presença de uma comunidade com 400 casas na “cabeceira” da pista do aeroporto.

Essas limitações e deficiências condenam o velho aeroporto. Não seria sequer razoável, por exemplo, o investimento de dinheiro público para a retirada e indenização de famílias que habitam as 400 casas encostadas na parede do aeroporto, até porque outros obstáculos não têm solução, como a existência de dezenas de residenciais verticais no chamado cone do aeroporto.

Voltamos a bater na tecla: é preciso construir um novo aeroporto. Mossoró comporta e necessita. Uma cidade de 300 mil habitantes, localizada entre duas capitais, com perfil econômico forte, precisa de um equipamento para fortalecer o processo de desenvolvimento. Basta observar cidades como Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Juazeiro (CE) e Sobral (CE), que contam com aeroportos estruturados e voos comerciais. Até mesmo a vizinha Aracati (CE) já tem um aeroporto com categoria acima da capacidade do Dix-sept Rosado de Mossoró.

Existe um projeto de construção de novo aeroporto adormecido em alguma gaveta da Secretaria Especial de Aviação Civil do Governo Federal. Estudos foram realizados em Mossoró há quatro anos, inclusive, a Prefeitura chegando a indicar três opções de área onde seria construído o novo aeroporto. Mas, acabou caindo no esquecimento por total e completa falta de interesse político.

A classe política faz voto de silêncio; o segmento empresarial, também. Outros setores da sociedade sequer discutem o tema.

Mas, o titular da coluna continuará insistindo e convocando todos a se unirem em torno da construção de novo aeroporto, porque é hora de luta.

 

FRASE

"O projeto não tem gordura. Ele foi apresentado dentro do que nós achamos adequado."

ROGÉRIO MARINHO – Secretário especial da Previdência e Trabalho, sobre a reforma da Previdência.

 

SERVIDOR

 Mais de 35% dos 167 prefeituras do RN estão com salários dos servidores atrasados. Levantamento feito pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). E dentre os que estão com folha em dia, poucos concederam reajuste salarial e implantaram o novo piso do Magistério. A Prefeitura de Mossoró está na seleta lista, com salário em dia e reajustado em 3,75%.

 

CIRURGIAS

 O Governo do Estado se comprometeu a pagar a produção de janeiro aos prestadores de serviços da Saúde na próxima sexta-feira, 22; e a Prefeitura quitar a complementação até o final do mês. Se cumprido, as cirurgias eletivas serão retomadas pelo Hospital Wilson Rosado, Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer e a Apamim. No HWR os procedimentos serão iniciados dia 18

 

AÇÃO

 A deputada Natália Bonavides (PT-RN) estava na linha de frente da invasão da fazenda do médium João de Deus, em Anápolis (GO). Foi o seu primeiro ato - efetivo - como parlamentar. A fazenda Dom Inácio foi ocupada pelo MST na terça-feira, 13, que instalou no local o "Acampamento Marielle Franco".

 

RECOMEÇO

 O ex-senador José Agripino Maia confirmou para o dia 25 deste mês a convenção estadual do Democratas. Ele será reconduzido à presidência do partido. A partir daí, percorrerá todo o RN para formar pelo menos 60 diretórios municipais com vista às eleições de 2020.

 

VERBA

 O juiz Pedro Cordeiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública, manteve a verba de gabinete na Câmara Municipal de Mossoró. O magistrado negou liminar subscrita pelos advogados Jeferson Santos e Joathan Robério. Eles pediam o fim do benefício. Falta agora julgar o mérito.

 

REFORMA JÁ

 O governo Bolsonaro alarma: "Se não houver reforma da Previdência, a dívida bruta ultrapassará o PIB brasileiro em 2023." Lembra que entre 2013 e 2018, a dívida bruta do governo passou de 51,5% para 76,7% do PIB.

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1990, o presidente Fernando Collor de Mello castigava os poupadores brasileiros, bloqueando as contas correntes e poupança. Era o famigerado Plano Collor I.

2 - Será realizado hoje um mutirão de atendimento contra o câncer de pele, organizado pela comunidade católica Renascer. Das 8h às 11h, na sede da Renascer, por trás do Requinte. A organização pede que as pessoas levem 1 quilo de alimento não perecível.

3 - Projeto de lei do deputado Sandro Pimentel (Psol) proíbe que condenados em crimes definidos pela Lei Maria da Penha ocupem cargos públicos no RN. Espera o apoio de seus pares.

4 - O Governo quitou 70% do salário de março ontem, 15. O pagamento do mês será concluído no dia 29. Quanto aos salários atrasados, o governo só quitará quando entrar "dinheiro novo"

5 - Mossoró chegou ao 36º homicídio em 2019. A escalada acelerou agora em março. Em duas semanas, foram 13 assassinatos, quase um a cada 24 horas. Maior ainda é o número de assaltos.

Tags:

Aeroporto
Mossoró
Dix-sept Rosado
Azul
Anac

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO