Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 21 Abr 2019 | Coluna César Santos - 21 de abril

Crédito da foto: Ilustração Crianças são abusadas no País

ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA

O sociólogo Luis Flávio Sapori afirma que “a violência brasileira não é mais produto da miséria e da pobreza; tem origem na fragilidade moral da sociedade”. Ele analisa, de acordo com os dados atualmente expostos, que o país avançou economicamente, apesar da crise; deu passos largos nas áreas social e educacional como fruto de tantas políticas públicas implementadas pelos governos dos últimos anos; todavia, contrapondo-se a isso, os índices de violência, seja qual for ela, continuam alarmantes.

Nem mesmo os números revelados há poucos dias, que mostram uma redução nos índices de criminalidade no primeiro bimestre de 2019, se comparando com o mesmo período do ano passado, servem de alento para o estado de insegurança no país.

Nesse sentido, roga-se atenção para a violência do abuso sexual na infância, que, muito mais que física, é uma violência que agride toda a personalidade da criança/adolescente vítimas dessa prática, deixando sequelas pelo resto da vida, traumas insanáveis. Mas, é necessário perguntar: como é possível um país que avançou tanto em diversas áreas ainda apresentar um número tão elevado desse tipo de prática criminosa?

Ressalta-se, ainda, que, os casos que chegam ao conhecimento da população ainda são um número bem menor do que realmente ocorre, isso porque o abuso sexual na infância, muitas vezes, está restrito ao ambiente familiar.

Segundo Sapori, a fragilidade moral é o grande vilão da sociedade brasileira contemporânea. Associando-a com o abuso sexual, pode-se notar essa crise de diversas formas.

A primeira é quando se observa o seu principal agressor: dados apontam que, comumente, ele é um membro da mesma família da vítima, apresentando ligações afetivas com ela e submetendo-a ao medo, à violência, ao sentimento de culpa por não compreender o que está acontecendo, e muitas vezes até induz a ver essa situação como algo normal.

Ao lado disso, as pesquisas também mostram que os demais membros da família, quando têm conhecimento da prática criminosa, acabam resguardando o agressor com o escopo de não “destruir” a família.

E, por fim, a própria sociedade põe uma venda nos olhos para deixar de lado essa problemática.

Desse modo, na conjuntura que ali se forma – agressor, família, vítima e sociedade –, é firmado um pacto de silêncio que, além de proteger o criminoso, contribui para a manutenção dessa prática; logo, atestando a fragilidade moral presente na sociedade contemporânea, em que os “valores morais” acabam sendo invertidos em prol da manutenção de uma família, por vezes, fictícia e não afetiva, como realmente deve ser.

BRENA SANTOS – ADVOGADA

 

FRASE

"Com a reforma da Previdência, quem ganha menos, pagará menos."

JAIR BOLSONARO – Presidente do Brasil, em campanha pela reforma da Previdência.

 

CIDADE JUNINA

 A cantora sertaneja Naiara Azevedo será uma das atrações do palco principal do Mossoró Cidade Junina. Os cantores Alceu Valença e Wesley Safadão também estão confirmados, e a paraibana Elba Ramalho puxará o comboio "Boca da Noite" no encerramento do MCJ 2019. A programação oficial será apresentada pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nesta quarta-feira (24).

 

MULHER

 A construção do Hospital da Mulher de Mossoró está se arrastando, quase parando, e vai piorar com a demissão de 150 trabalhadores, já de aviso prévio. A empresa CG Construções, responsável pela obra, reclama atraso de pagamento por parte do Governo do Estado. O atraso surpreende porque a obra é do projeto "RN Sustentável", com dinheiro do Banco Mundial em caixa.

 

MARCHA

 Mais de cem vereadores potiguares desembarcam em Brasília (DF) neste início de semana, com duas missões: 1 - exigir da bancada federal a defesa dos municípios carentes e em crise; 2 - fortalecer o movimento pela ampliação dos atuais mandatos por mais dois anos, até 2022.

 

UNIFICAÇÃO

 A PEC que amplia o mandato dos atuais vereadores e prefeitos é de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). Sugere que as eleições municipais e gerais sejam unificadas. Tem pouco respaldo na Câmara dos Deputados.

 

CAOS

 O município de Baraúna, que tem alto índice de homicídios, não conta com a Polícia Civil. Já em Caraúbas, também em situação delicada, tem apenas três agentes. A Delegacia de Mossoró, já bastante sacrificada, é chamada para "cobrir" essas lacunas. Sem condições.

 

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

 Mossoró vai sediar o 1° Congresso Nacional de Ciência e Educação, organizado pela Faculdade Católica do RN. Um dos palestrantes será o prof. dr. Nino Paixão, da Unicamp, pesquisador na área de envelhecimento neurológico. O evento será realizado no finalzinho de maio.

 

 É NOTÍCIA

1 - Páscoa ou Domingo da Ressurreição celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias após sua crucificação no Calvário. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e a mais antiga festa cristã.

2 - Hoje, completa sete anos da morte do radialista e publicitário Canindé Alves. Ele marcou época com o programa "Chapéu de Couro, Chapéu de Palha". E foi ele quem abriu a primeira agência da cidade, a "Vanusa Publicidade", na década de 1980.

3 - Nesta segunda-feira, 22, completa 16 anos da morte do radialista, ex-vereador e ex-combatente Aldenor Evangelista Nogueira, pai do também ex-vereador Jório Nogueira. Marcou época.

4 - Natal Cap perdeu o "Zé da Sorte". O ator seridoense João Maria Pinheiro, o garoto-propaganda da loteria (título de capitalização), morreu na quinta-feira, 18, e sepultado na sua terra Jucurutu.

5 - Centrais sindicais estão convocando greve nacional para os dias 24, 25 e 26. Ou seja, a turma paralisa na quarta e só volta na segunda, 29. Por qual motivo? Nenhum, do ponto de vista sério.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
abuso sexual
criança
Cidade Junina

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO