Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 23 Abr 2019 | Coluna César Santos - 23 de abril

Crédito da foto: Ilustração Cidades têm mais aposentados do que trabalhadores com carteira assinada

PLACAR ADVERSO DO INSS

Levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que em cada três cidades brasileiras existem mais aposentados do INSS que trabalhadores com carteira assinada, que contribuem para o Regime Geral da Previdência Social.

O cruzamento de dados excluiu da conta os aposentados do funcionalismo público com regime próprio e os trabalhadores informais, e considera informações de 2017, as últimas disponíveis.

O Rio Grande do Norte aparece em situação bem delicada. É o 8º estado da federação com o maior número de municípios onde há mais aposentados do que trabalhadores formais. São 74 de 167 nessa condição (44,3%).

Em municípios potiguares como São Miguel, no Alto Oeste, a proporção é de quatro aposentados para um trabalhador formal. Já em muitos outros há um empate de um por um, casos de Pedro Avelino, Rodolfo Fernandes, Serra Negra do Norte e Santa Cruz, onde a proporção é de dois aposentados para duas pessoas trabalhando formalmente.

O Ceará ocupa a primeira colocação no ranking com 134 de seus 184 municípios (72,8%) com aposentados batendo o número de trabalhadores formais.

Depois, vem o Maranhão com 152 de 217 municípios (70,1%) nessas condições e Bahia com 276 municípios de seus 417 (66,2%).

O quarto, quinto, sexto e sétimo lugares estão, respectivamente, com Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Sul.

São as aposentadorias que aprofundam o desequilíbrio entre o contingente de pessoas contribuindo para o sistema e o total de beneficiários. Daí, a necessidade de a Previdência encontrar melhor mecanismo para permitir aos trabalhadores mais tempo em atividade.

Outro ponto bastante preocupante é a concentração de aposentadorias rurais. No ano passado, das 20 milhões de pessoas que estavam aposentadas pelo INSS, quase um terço, 6,9 milhões, eram aposentadorias rurais.

O levantamento ainda evidencia a falta de dinamismo econômico das pequenas cidades, que convivem com alta informalidade — com trabalhadores que não contribuem para a Previdência — e sofrem com uma demanda cada vez maior por serviços com o envelhecimento da população.

São esses números que ajudam a entender o caos no sistema previdenciário brasileiro e, por consequência, reforçam a importância da reforma da Previdência. O País não tem como evitar a reforma, porque não há outra saída. Ou faz, ou faz.

Não cabe a discussão política, ou politiqueira; os interesses de partidos e/ou individuais. Está em jogo o futuro do Brasil. É isso que interessa. Que o Congresso Nacional faça a sua parte. Logo.

 

FRASE

"Não terá alterações no pacto fiscal e na espinha dorsal do projeto."

ROGÉRIO MARINHO – Secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, sobre a reforma da Previdência.

 

CAIC

 O velho Caic do antigo bairro Carnaubal está aos pedaços, sem que o Estado tome de conta. Moradores iniciaram luta para que o velho imóvel seja transferido para o município. Eles organizaram o grupo "Amigos do Bairro" para fortalecer o movimento. Segundo o comunitário Otávio Lopes Filho, a Secretaria Municipal de Educação está disposta a assumir o Caic para recuperá-lo.

 

CAIC II

 O Caic foi construído em 1992, no governo Collor, com estrutura de creche, área de lazer, quadra de esportes, campo de futebol. Depois sediou a Escola Estadual Monsenhor Francisco Sales Cavalcante. Um vazamento na caixa d'água levou o Corpo de Bombeiros a interditar toda a estrutura. Depois daí, o abandono. O local foi tomado pelo lixo e invadido por usuários de drogas.

 

PROFESSORES

 É possível que a Assembleia Legislativa aprove hoje o projeto de lei que reajusta os salários dos professores em 4,17%, aplicando os novos valores nas folhas de abril (ativos) e de maio (aposentados e pensionistas). O retroativo de janeiro a maio será pago em até sete parcelas, terminando em dezembro.

 

ABRIL VERDE

  O Rio Grande do Norte registrou mais de 25 mil acidentes de trabalho nos últimos cinco anos. No mesmo período, 146 pessoas morreram em decorrência de acidentes desse tipo. Números apontam para a importância do trabalho de prevenção e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

PROTESTO

 A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação espera esvaziar as salas de aula de todo o País no dia 21 de maio, em protesto à reforma da Previdência. Diz que a reforma é nociva aos mestres. Tem o apoio da oposição ao governo do presidente Bolsonaro (PSL).

 

TEM JEITO NÃO

 O STF, do ministro Alexandre de Moraes, insiste com inquérito sobre fake news. Ou seja, vai investigar e julgar ao mesmo tempo. É ou não é um monstrengo. Eita país sem jeito!

 

 É NOTÍCIA

1 - O casal Tácio Garcia/Fátima prepara a inauguração da nova casa de show de Mossoró, ''Âncora 35", que está sendo bem instalada no antigo Ôba Show. Inauguração no dia 4 de maio.

2 - Há 20 anos, a localidade rural Riacho Grande recebia o sistema adutor de abastecimento de água, construído em parceria da Prefeitura de Mossoró com a Petrobras. Obra inaugurada pela prefeita Rosalba Ciarlini na sua segunda gestão (1997/2000).

3 - As fortes chuvas fizeram estragos em Santana do Matos, Fernando Pedroza e Angicos, inclusive, levando a cabeceira da ponte da RN-041. O Governo vai decretar situação de emergência.

4 - Os agentes da segurança pública do RN realizam ato público hoje, em Natal, em protesto aos salários atrasados de 2018. A caminhada sairá do IFRN, às 9h, com destino à Governadoria. 

5 - O Estado passa a disponibilizar o Palivizumabe, medicamento indicado para aumentar a proteção de crianças contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório. É só procurar a Unicat. 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
reforma
Previdência
salários
RN
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO