Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 08h46 | 30 Abr 2019 | Coluna César Santos - 30 de abril

Crédito da foto: Arquivo Supremo Tribunal Federal vive crise de identidade

BRASIL VIVE A SÍNDROME DO TOURO

O jornalista e professor titular da USP, o potiguar do Alto Oeste Gaudêncio Torquato, constata que o Brasil padece da síndrome do touro; em vez de pensar com a cabeça e arremeter com o coração, faz exatamente o contrário. Em artigo, ele justifica:

“O presidente Bolsonaro ouve os impropérios contra militares em mais um vídeo de Olavo de Carvalho, insere-o em sua rede social, retira-o depois de 20 horas de exposição. Solta uma nota repudiando o libelo acusatório, mas exaltando a figura do guru dos Bolsonaros. O filho Carlos, pondo mais pólvora na fogueira, acaba compartilhando o vídeo com seus seguidores. Síndrome do touro.

O governo, trôpego e à procura de um rumo, embala uma proposta para reformar a Previdência, encaminhando-a sem discussão prévia à Câmara. Por fragilidade de sua articulação política, o pacote ganha intensa discussão em uma comissão que deveria analisar apenas a questão da admissibilidade, não o mérito: é constitucional ou não? Os deputados de oposição procuram obstruir a sessão de aprovação na CCJ. A tensão entre Executivo e Legislativo se mostra por inteiro, sob a dúvida: quem efetivamente vai comandar os próximos passos na Comissão Especial e no Plenário? Síndrome do Touro.

O STF, criado em 1890 com a responsabilidade de ser a instância máxima de um dos três Poderes recém-instituídos pela República, entra em parafuso com a decisão tempestuosa de seu presidente, Dias Toffoli, de censurar a revista Crusoé e um site por veicularem uma reportagem intitulada “o amigo do amigo de meu pai”. A mais alta Corte padece uma das maiores crises de credibilidade de sua história. Síndrome do Touro.

As relações entre os três Poderes da República atravessam um momento crítico. De um lado, o Legislativo, com o intuito de criar um escudo em defesa de prerrogativas, sentindo-se acuado pela Corte, põe em sua agenda a tentativa de criar uma CPI da Toga, instrumento com o qual tenta pressionar os membros do Supremo. Em outra frente, um alto ministro acusa o Ministério Público de “hiperativismo”, com “procuradores usando métodos questionáveis em sua estratégia de persuasão para transformar investigados em delatores”. Sobram termos como “gentalha, cretinos, incivilizados”. Síndrome do Touro.

Difamação, injúria e calúnias, sob gigantesca coleção de adjetivos espetaculosos e acusações recíprocas, inflamam grupamentos que tomam posição na arena de lutas em que se transformaram as redes sociais. Os partidários do bolsonarismo digladiam com os fanáticos do lulismo, sobrando flechadas para quem se dispõe a inserir na lateral um comentário ou mesmo um esclarecimento. Síndrome do Touro.

A esfera artística, cujos integrantes em sua larga maioria perfilam-se à esquerda, ressente-se da política do novo governo de rebaixar para R$ 1 milhão o teto de patrocínios culturais. A Lei Rouanet estava na mira do novo governante desde a campanha, sendo previsível mudança substantiva de seu escopo. A decisão amplia o fosso que separa artistas de todos os naipes da administração bolsonariana, fechando circuitos de interlocução e articulação. Por falta de diálogo, a classe artística deverá tocar alto suas trombetas, com forte poder de irradiação. Síndrome do Touro.

Os parlamentares ainda não se deram conta da imprescindibilidade das reformas – previdenciária, tributária, pacto federativo – para fazer avançar o país. Sem elas, não haverá amanhã radioso. Um país de grandes riquezas ameaça se transformar em um território de carências que se multiplicarão a cada dia. O Congresso mais parece uma Torre de Babel. Onde muito se fala e pouco se ouve. E o que se ouve nem sempre é a mensagem mais adequada.

Que se proclame para cima e para os lados: o momento sugere que se pense com a cabeça e arremeta com o coração. E não como faz o touro.”

 

FRASE

"O momento sugere que se pense com a cabeça e arremeta com o coração."

GAUDÊNCIO TORQUATO – Jornalista e professor da USP.

 

VOTO ELETRÔNICO

 As eleições para o Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-21) terá voto eletrônico. O sistema com 30 urnas eletrônicas será instalado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que firmou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN). As eleições serão realizadas no dia 12 de julho. Mossoró terá candidato, o advogado Herbert Mota.

 

NEPOTISMO

 A Justiça mandou o prefeito de Campo Grande, Manoel Veras, exonerar a secretária de Desenvolvimento Social (Iara Maria Dantas), o de Desenvolvimento Econômico (Lyndon Johnson Fernandes Veras) e a titular da Secretaria de Educação (Geovana Medeiros Fernandes), esposa, irmão e nora, respectivamente. Nenhum deles possui qualificação técnica, segundo a decisão.

 

VOZ ISOLADA

 O Fórum Estadual de Servidores se reúne hoje, às 10h, na sede do Sindfern, em Natal. Na pauta, calendário de pagamento dos salários atrasados e a reforma da Previdência. O Sinsp-RN, que estará representado pela presidente Janeayre Souto, vai defender que o fórum seja mais incisivo na cobrança ao governo de Fátima Bezerra (PT). Voz isolada.

 

ALTERNATIVO

 Dr. Daniel Sampaio, presidente do PSL de Mossoró, não abre mão de disputar a Prefeitura nas eleições de 2020. Acredita que chegou a sua vez. Ele vai direcionar o PSL para atuação entre governo e oposição, como via alternativa, sem medo de ficar isolado. Tá bem empolgado.

 

CONFIRMADA

 A ex-deputada Márcia Maia (PSDB) vai assumir a presidência da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN). Indicada pela governadora Fátima Bezerra (PT), teve o nome referendado pelo Banco Central. Posse na sexta-feira, 3.

 

SALÁRIOS

 O Governo do Estado deposita hoje o restante da folha salarial de abril. Quanto ao pagamento das quatro folhas atrasadas, nenhuma previsão. A venda dos royalties continua na pauta.

 

 É NOTÍCIA

1 - João Dias, no Alto Oeste, e Cruzeta, no Seridó, sairão da lista das cidades em colapso de abastecimento de água. Com reservatórios recuperados, a Caern retomou o fornecimento.

2 - A previsão de crescimento do PIB em 2019 caiu de 1,71% para 1,70% este ano. Foi a nova queda seguida. Há quatro semanas, a estimativa estava em 1,98%. Já a estimativa da inflação, calculada pelo IPCA, foi mantida em 4,01% este ano.

3 - A festa dos ex-alunos do Diocesano será realizada no próximo sábado, 4, às 16h, no quadra do colégio. Entre as atrações, a cantora cearense Eliane, Renata Facão e Aline & David.

4 - Corretíssima a decisão da governadora Fátima Bezerra (PT) de inserir o RN na campanha contra o turismo sexual. Portanto, o ''RN está à disposição dos turistas. A mulher potiguar, não."

5 - O deputado José Dias e a influenciadora digital Janine vão ter que devolver mais de R$ 700 mil. A filha do ex-governador Robinson Faria seria "servidora fantasma" no gabinete de Dias.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Márcia Maia
Fátima Bezerra
AGN
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO