Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 30 Abr 2019 | Pentacampeão pelo Brasil destaca biografia de Maeterlinck Rêgo

Crédito da foto: Cedida José Luiz Runco, médico pentacampeão mundial

Pentacampeão mundial pela seleção brasileira em 2002 e também médico nas três Copas do Mundo seguintes, o ortopedista José Luiz Runco destaca o livro Doutor no Futebol e na Vida, depoimento biográfico do médico do América(RN), Maeterlinck Rêgo ao jornalista Rubens Lemos Filho. O lançamento será dia 8 de maio às 18 horas na sede social do América(salão 2) no Tirol em Natal.

“Me sinto muito honrado em poder passar para os leitores, o quanto o amigo Maeterlinck Rêgo Mendes participou desde os primórdios da Medicina Esportiva no Brasil, lutando incessantemente para qualificar e dignificar o Médico que tem a sua vida profissional ligada às atividades esportivas até o dia de hoje”, afirma Runco na contracapa do livro, ressaltando o pioneirismo de Maeterlinck Rêgo na Medicina do Esporte, o que culminou com a criação da Comissão Nacional de Médicos de Futebol.

Maeterlinck Rêgo acaba de conquistar, com o campeonato estadual, seu 51o troféu no América, onde começou a trabalhar ainda acadêmico em 1971. No quase meio século, passagens vitoriosas, intrigas de bastidores e detalhismo  na revelação de causos do mundo  boleiro, característica do estilo irreverente de Maeterlinck, coordenador médico da Copa do Mundo/2014 em Natal e médico da seleção brasileira SUB20 em 2008.

O livro não trata apenas de futebol. Mostra a persistência de um menino nascido em Macau, região salineira do Estado que, cedo, desembarcou com a família em Natal descobrindo o encantamento das peladas e estudando no Colégio Marista com bolsa obtida em prova do Ministério da Educação, até concluir o curso de Medicina. Congressos, traições, espertezas de jogadores e o amor desmedido pelo América formam a essência do livro.

Tags:

José Luiz Runco
Maeterlink Rêgo
livro
Seleção Brasileira
América

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO