Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 30 Abr 2019 | Salário de abril dos professores estaduais não vem com reajuste

Crédito da foto: Reprodução Sindicalista Rômnulo Arnoud emitiu nota

Os salários de abril dos professores da rede estadual do RN foram depositados nesta terça-feira (30) sem o reajuste de 4,17%, referente ao novo piso nacional do Magistério.

A governadora Fátima Bezerra (PT) havia negociado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) e garantido que aplicaria o novo piso na folha de abril para os professores da ativa e, em maio, para aposentados e pensionistas.

Além disso, Fátima Bezerra se comprometeu a pagar o retroativo em até sete parcelas, devendo ser concluído em dezembro deste ano. A categoria aceitou. Agora, porém, a revolta começa a despertar os professores que não são dirigentes sindicais. Eles prometem reagir, caso o Sinte-RN não assuma posição em defesa da categoria.

Como se sabe, o Sinte-RN decidiu ser governista ao empregar dirigentes, parentes e amigos na estrutura pública do Estado. A entidade indicou o comando das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs) e emplacou nomes em postos de primeiro e segundo escalões.

O diretor do Sinte em Mossoró, sindicalista Rômulo Arnaud (PT), publicou postagem no Facebook reclamando da postura do governo Fátima Bezerra. Leia:

“Sobre o Reajuste do piso, que temos oficialmente, é um acordo em que o governo se comprometeu a pagar na folha de abril o reajuste do Piso e o retroativo de janeiro. Fora disso, é quebra de acordo com a categoria, e governo que se responsabilize pela desorganização, falta de comunicação e consequentemente pelo seu desgaste”, publicou.

Arnaud acrescentou que “oficialmente, não temos definição se sai em uma folha suplementar e quando”. “Lamentável. Esperamos que o governo se pronuncie mais rápido possível”, cobrou.

O sindicalista postou ainda: “A posição da assembleia dos professores em Mossoró, caso não fosse pago o reajuste hoje, a direção do Sintern estadual, deve convocar uma assembleia e decretar uma paralisação até o dia do pagamento”.

Até agora, o governo ainda não emitiu nota sobre a quebra de compromisso, ou de como vai sanear a situação.

Tags:

Professores
RN
Sinte-RN
Fátima Bezerra
Governo do RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO