Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 01 Mai 2019 | Coluna César Santos - 1o de maio

Crédito da foto: Arquivo Melão potiguar é exportado para países europeus

MELÃO POTIGUAR NA CHINA

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, levará à Ásia uma comissão de empresários do agronegócio brasileiro, para acelerar o processo de abertura do mercado da China para a exportação da fruta fresca. A viagem será iniciada no próximo domingo, 5.

Essa luta está ligada diretamente aos produtores do Rio Grande do Norte, que espera fechar acordo nessa missão para explorar o importante mercado asiático. Os produtores de melão potiguar esperam triplicar a produção e empregar mais 40 mil pessoas a partir de um acordo comercial com a China. As negociações com a China para a entrada do melão brasileiro no país já duram cinco anos.

A abertura do mercado da China pode significar a redenção da produção de frutas no RN. Para entender o que é isso, basta observar que na região de Mossoró, único local que produz melão no país, produz 20 mil hectares, dos quais boa parte vai para a Europa. Só a China, no período de verão de lá, produz 430 mil hectares. Trata-se de um país que tem um hábito de consumo muito grande, e por isso está sendo alvo dos produtores brasileiros.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura do MAPA, e do Comitê Executivo de Monitoramento da Mosca das Frutas (COEX), Luiz Roberto Barcelos, prevê que se o estado conseguir atingir 10% do mercado chinês durante o inverno asiático, quando eles não conseguem produzir o melão, o RN conseguiria triplicar sua produção, passando dos atuais 20 mil hectares para 60 mil hectares.

Esse avanço também significaria um aumento de praticamente 40 mil empregos, uma vez que para 0,9 hectare, é necessário um trabalhador.

O Rio Grande do Norte exporta cerca de 120 milhões de dólares. Com o acordo, seriam 360 milhões de dólares, ou cerca de R$ 1 bilhão para a economia do estado.

Um dos entraves que retarda a abertura do mercado asiático é que, toda negociação relativa à fruta fresca, conta com o risco de essa fruta, ao chegar no país, levar junto uma praga. Normalmente, é feita uma análise para saber quais são os riscos, e se estabelece, então, um protocolo para se adotar as medidas mitigatórias. No entanto, o RN leva vantagem porque a principal praga do melão, a mosca da fruta, a mosca-das-cucurbitáceas do melão, não existe nessa região. Mossoró tem a única área do Brasil certificada, reconhecida internacionalmente como uma área livre dessa praga. Estados Unidos, Chile, todos esses países reconhecem.

Portanto, o Rio Grande do Norte está muito próximo de ter as portas da China abertas para a entrada do melão potiguar.

 

FRASE

"Se o RN conseguir atingir 10% do mercado chinês, vai triplicar a produção de melão."

LUIZ ROBERTO BARCELOS – Maior produtor de melão do RN e do Brasil.

 

ÔBA

 Depois de 24 anos à frente do Ôba Show e Restaurante, o empresário Ribamar de Freitas decidiu suspender as suas atividades comerciais e sociais. Ele precisa de um tempo para cuidar da saúde. A partir de hoje, o Ôba passa a se chamar ''Âncora 35", sob a administração da Gondim & Garcia. A nova casa de show será inaugurada neste sábado, 4, com show de Toca do Vale, às 23h.

 

SEM ÔNIBUS

 Os ônibus escolares da rede estadual de ensino não saíram da garagem nesta terça-feira, 30, deixando dezenas de alunos sem aula em Mossoró. Segundo motoristas, os veículos estavam sem combustível. O fornecimento foi suspenso devido atraso de pagamento. Contas que estão em restos a pagar da gestão passada e que o atual governo engavetou. O governo corre para resolver o débito.

 

E AGORA?

 A governadora Fátima Bezerra (PT) desafiou o ''Sindicato dos Professores" ao não cumprir o reajuste do piso do magistério na folha de abril, conforme negociado com a entidade. Os professores estaduais se revoltaram com o ''desfalque" no salário depositado nesta terça-feira, 30. A governadora promete cumprir o prometido na próxima sexta-feira, 3, em folha extra que está sendo elaborada.

 

DIGITAL INFLUENCER

 A governadora Fátima Bezerra (PT) tem desempenho supimpa nas redes sociais. Ela aparece no quarto lugar do ranking dos governadores influentes no Twitter do Brasil. Fica atrás apenas de Flávio Dino (Maranhão), João Dória (São Paulo) e Wilson Witzel (Rio).

 

MAU HUMOR

 Os vereadores da bancada governista estão amuados, mas abertos ao diálogo. Esperam ser chamados para escalar os degraus do Palácio da Resistência. De preferência, logo, para não azedar o que já é bem indigesto.

 

DESCONTO

 A Prefeitura de Mossoró depositou os salários de abril nesta terça-feira, 30, descontando os dias não trabalhados dos professores grevistas. O corte de ponto foi anunciado no início de abril.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há 47 anos, Mossoró recebia o primeiro sinal de televisão em cores. O sistema foi instalado pela Teleson, de Francisco Alves, pioneira de som e imagem de televisão da cidade.

2 - O ex-presidente Michel Temer (MDB) vira réu pela quinta vez. A Justiça de Brasília acatou a denúncia do suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A na edição do chamado Decreto dos Portos. O ex-presidente, assim como os outros, jura que é inocente.

3 - Quase mil cidades brasileiras podem registrar surtos de dengue, zika e chikungunya, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Natal está entre as capitais em risco.

4 - Para marcar o Dia do Trabalhador, hoje, as entidades sindicais realizam um passeio ciclístico com saída da sede do Sindprev até o clube do Sinte-RN, no Abolição II. A partir das 9h.

5 - A edição impressa do JORNAL DE FATO não circula nesta quinta-feira, 2, devido ao feriado de hoje. A cobertura jornalística em tempo real o leitor acompanha pelo www.defato.com. Acesse.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
agronegócio
melão
china

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO