Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 08 Mai 2019 | Coluna César Santos - 8 de maio

Crédito da foto: Ilustração Moral e ética, o brasileiro precisa discutir

BRASIL, UM PAÍS DOENTE

Reportagem da Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, mostra o absurdo de pessoas saqueando um caminhão de frangos congelados, depois de o motorista ter morrido em acidente na BR-222, quilômetro 301, na Sede de Tianguá, no norte cearense. Dezenas de pessoas esperaram a saída da Polícia Rodoviária Federal para saquear a mercadoria que era transportada.

Fato parecido ocorreu no fim de semana em Minas Gerais. Acidente envolvendo um ônibus e um caminhão deixou dois mortos e alguns feridos. A população aproveitou para saquear a carga de eletrodomésticos.

Nos dois casos, a tragédia foi ignorada. Prevaleceu a esperteza, ou o crime de saquear o produto alheio.

O brasileiro se acostumou a transferir para a classe política a culpa por todos os males que castigam o país. De certa forma, com razão sustentada pelos malfeitos produzidos por políticos, guardadas as exceções.

Poucos se dão conta de que a classe política é o espelho da sociedade. Somos nós que os colocamos nas casas legislativas e no executivo. E eles refletem, quase sempre, o que somos e o que pretendemos.

O que ocorreu na Serra de Tianguá, no Ceará, e na rodovia federal de Minas Gerais, é consequência de uma sociedade doente, cheia de vícios, e que costuma justificar nos outros o seu próprio comportamento.

Esse cenário, deplorável, reconheça-se, se repete a todo instante, embora em menor dimensão.

É o motorista que cruza o sinal fechado porque está apressado;

A pessoa que fura a fila de banco;

Que compra uma carteira de estudante para ter direito à meia-entrada em eventos;

Que se inscreve em programas sociais sem ter o perfil; entre ações, digamos, nocivas aos conceitos morais e éticos.

São esses pequenos delitos, vamos assim rotular, que produzem os grandes ladrões da Nação. Como reclamar de um político que desvia a verba de gabinete, por exemplo, se você se matricula no Programa do Leite, tirando o benefício de quem precisa?

O momento que o país atravessa não é apenas crítico pela economia anêmica ou pelos serviços vitais que não funcionam como saúde, educação, segurança, mas também pela fragilidade dos conceitos morais e éticos.

E o momento exige uma profunda reflexão de todos nós.

 

FRASE

"Independente da autoria do projeto, a mulher mossoroense sai ganhando."

SANDRA ROSADO – Vereadora, autora do projeto de lei que cria a Patrulha Maria da Penha.

 

CIDADE JUNINA

 A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) homologou o resultado da licitação de contratação de empresas para montagem da estrutura do Mossoró Cidade Junina. Com isso, os serviços de montagem devem começar na próxima segunda-feira, 13, quase um mês antes do Pingo da Mei Dia, comboio que abre o evento oficialmente. O Cidade Junina será realizado entre os dias 8 e 29 de junho.

 

DEZOITO MESES DEPOIS

 O Governo do Estado quitará o 13º salário de 2017 nos dias 31 de maio (para quem ganha até 12 mil) e 28 de junho. Ou seja, os servidores receberão o benefício salarial com um ano e meio de atraso. Já os salários de novembro, dezembro e o 13º de 2018 não têm qualquer previsão de pagamento. O governo diz que vai insistir na venda de receita dos royalties de petróleo e gás.

 

Ê, ISOLDA!

 Contraditório e igualmente constrangedor para a deputada estadual Isolda Dantas (PT) defender agora a privatização dos campos maduros da Petrobras. A petista sempre foi contra e acusou de ''golpista " quem apoiava a venda dos poços da Petrobras. Agora, tenta tirar proveito da chegada da Petrorecôncavo em Mossoró.

 

DÉJÀ VU

 Na passagem de Lula por Mossoró, em agosto de 2017, Isolda Dantas bradou no palanque armado na Avenida Rio Branco: ''Não vamos deixar entregar a Petrobras aos estrangeiros." O vídeo está fazendo sucesso nas redes sociais.

 

PAUTA LIBERADA

 A bancada governista manteve os 10 vetos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) a projetos do Legislativo. Por consequência, destrancou a pauta que estava obstruída há duas semanas. Nesta quarta-feira, 8, será lida em plenário a proposta da LDO de 2020.

 

MULHER

 Também nesta terça-feira, 7, a Câmara aprovou projeto de lei 176/2017, da vereadora Sandra Rosado (PSDB), que institui a Patrulha Maria da Penha para inibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O projeto vai à sanção do Executivo.

 

 É NOTÍCIA

1 - A Secretaria de Saúde de Mossoró aguarda remessa das insulinas Tresiba e Novorapid deste ano para continuar o abastecimento dos diabéticos cadastrados. Deve chegar até o final da semana.

2 - O dia D da campanha de vacinação contra a gripe fez subir para 47% a cobertura no Rio Grande do Norte. A meta é alcançar pelo menos 94% do público-alvo. A campanha segue até o último dia deste mês. Em Mossoró, a vacina está disponível nas UBSs.

3 - A Master Produções venceu a licitação para administrar a Praça da Criança de Mossoró. O resultado foi homologado pela prefeita Rosalba Ciarlini. A praça deve ser reinaugurada em 30 dias.

4 - O dólar operou em alta nesta terça-feira, 7, chegando a bater a casa dos R$ 4. É a ansiedade do mercado no início dos trabalhos da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara.

5 - Está marcada para hoje, na Vara da Fazenda Pública, audiência de conciliação entre a Prefeitura e o Sindiserpum sobre o corte do ponto de professores grevistas. O ponto foi cortado em março.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Praça da Criança

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO