Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 18h15 | 08 Mai 2019 | Salários de professores grevistas serão pagos até o dia 20 de maio

Crédito da foto: Cedida Juíza Adriana Santiago, da 3ª Vara da Fazenda Pública, intermediou acordo

Em audiência realizada nesta quarta-feira (8), a justiça homologou procedimento administrativo já adotado pelo Município sobre calendário de reposição de aulas. A Prefeitura iniciou o pagamento dos salários ontem (7), a partir de definição de calendário aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Com isso, os professores que aderiram à greve estão recebendo os valores descontados.

Foi celebrado acordo onde a juíza Adriana Santiago, da 3ª Vara da Fazenda Pública, determinou o pagamento dos “vencimentos integrais aos professores pelos dias de paralisação da greve, até o dia 20 de maio, evitando-se qualquer desconto, considerando a frequência integral”.

Já o Sindiserpum deve comprometer-se a “repor os dias de greve conforme Calendário Escolar Ano Letivo 2019 (…)”.

Como o Município já havia iniciado o pagamento, a Prefeitura assegura que até sexta-feira (10) repassa os valores dos que haviam assinado o termo de compromisso. Com a ação ajuizada pelo sindicato, a Prefeitura suspenderá o pagamento que havia sido estabelecido e vai dar início a um novo cronograma, atendendo a decisão judicial.

Se a Prefeitura não cumprir o que foi determinado, sofrerá multa diária de R$ 10 mi.

Também ficou estabelecido também multa ao Sindiserpum de R$ 1 mil em caso de não cumprimento injustificado por cada professor na recomposição das aulas.

“Queremos que os estudantes não saiam penalizados com a paralisação e o mais importante é assegurar os 200 dias letivos estabelecidos em calendário anual”, explica a secretária de Educação, Magali Delfino.

A audiência contou com a presença de representantes do Sindiserpum, além dos secretários de Administração, Pedro Almeida e Procuradora Geral, Karina Ferreira.

Tags:

Professores
Mossoró
greve
Prefeitura
Sindiserpum

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO