Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 18 Mai 2019 | Coluna César Santos - 18 de maio

Henrique Alves e Álvaro Dias

HENRIQUE E ÁLVARO NA PAUTA

A semana política do Rio Grande do Norte se encerra com dois fatos importantes, mas que foram pouco repercutidos:

1 – O ex-deputado federal Henrique Alves decidiu se aposentar da política partidária, inclusive, comunicando a decisão ao presidente nacional do MDB, ex-senador Romero Jucá.

2 – O prefeito de Natal, Álvaro Dias, admitiu trocar o MDB por outra sigla, deixando, assim, a influência política da família Alves, que controla a legenda no RN.

No primeiro caso, ou seja, a decisão de Henrique, a leitura não é tão simples. Pode ser que ele, realmente, esteja se aposentando, mas também pode ser uma estratégia para amenizar o ambiente tenso que ele vive no momento.

Henrique é brigado com o primo deputado federal Walter Alves, que controla o MDB através do pai, ex-senador Garibaldi Filho. Walter disse, recentemente, que ele e o pai deixarão a sigla se a direção nacional devolvesse o comando do partido no RN para Henrique.

Dessa forma, Henrique pode estar recuando para depois atacar, seja voltando a vestir o verde do aluizismo ou outra cor partidária. Difícil é acreditar que, depois de cinco décadas de atuação política, com 40 anos de mandato na Câmara Federal, onde foi presidente, e tendo ocupado ministérios nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB), Henrique esteja realmente decidido a abandonar a política partidária.

No caso de Álvaro Dias, a leitura é mais simples e de melhor entendimento. Ele está se afastando do MDB de Garibaldi e Walter para ficar ainda mais próximo da governadora Fátima Bezerra (PT), com quem tem trocado figurinhas de público desde o Carnaval. Álvaro quer se afinar politicamente com a governadora e, quem sabe, ter o seu apoio ao projeto de reeleição, mesmo levando em conta que o PT prioriza candidatura própria à Prefeitura de Natal.

Dias acredita que as portas do governo Fátima estão abertas e Fátima tem acenado nesse sentido, por isso, o prefeito de Natal vai fazer opção por um partido afinado com o governo do PT. O PSDB é o caminho mais viável. Os tucanos, liderados no estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, estão afinadíssimos com Fátima; e o PSDB de Natal é comandado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire, que está bem próximo de Álvaro.

A outra opção é o PSB, do deputado federal Rafael Motta. A sigla faz parte da base de sustentação do governo Fátima e tem simpatia pelo prefeito natalense.

Portanto, dois fatos que devem oferecer leitura e desdobramento em torno das eleições de 2020. O MDB sem Henrique terá desafio de reinventar; e Álvaro Dias, próximo de Fátima, será um candidato forte na sucessão natalense.

 

FRASE

"Brasil é ingovernável fora dos conchavos."

JAIR BOLSONARO – Presidente, sobre o Congresso Nacional.

 

CATTLEYA

 A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei 10.508/19, que reconhece a orquídea Cattleya Granulosa Lindley como a flor símbolo do Rio Grande do Norte. A planta predomina em toda a faixa leste do litoral potiguar, de Baía Formosa a Touros. Também foi criada a Semana de Conservação, Valorização e Preservação da Orquídea Cattleya Granulosa.

 

MELÃO

 Produtores de frutas do RN e o deputado federal Beto Rosado (PP) estão na comitiva da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que negocia a exportação de melão para a Ásia. A comitiva visita China, Vietnã e Indonésia. O maior produtor de melão do Brasil, o Rio Grande do Norte, será o principal beneficiado com a negociação. As perspectivas são positivas e devem ser confirmadas.

 

SOLIDARIEDADE

 O presidente estadual do Solidariedade, deputado Kelps Lima, tem dito que o partido não abre mão de candidatura própria às prefeituras de Natal e Mossoró, principalmente. O parlamentar entende que o projeto maior, que é disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022, passa pelos dois maiores colégios eleitorais do RN.

 

SEGUE

 O próprio Kelps é o nome para disputar a Prefeitura de Natal, e o deputado Alysson Bezerra é o escolhido para a Prefeitura de Mossoró. Se Alysson recuar, o Solidariedade apontará o primeiro suplente de deputado federal Lawrence Amorim.

 

LEITE

 A vereadora Aline Couto (sem partido) está juntando provas de desvio criminoso do Programa do Leite Potiguar para apresentar ao Ministério Público Estadual. Tem até "defunto" na lista dos beneficiados. O caso é grave e deve ser apurado.

 

FÓRUM

 Surge Novo Fórum Econômico de Mossoró, sob o comando de setores da classe empresarial simpáticos ao Partido Novo. O movimento ganhará corpo no dia 25 deste mês, com a realização de debates sobre temas de interesse da sociedade. O evento acontecerá no Senai.

 

 É NOTÍCIA

1 - Morreu dona Angelita Fernandes da Mota Guimarães, que era mãe do padre Manoel Guimarães. Ela tinha 97 anos. Ao amigo padre Guimarães, nosso abraço em forma de solidariedade.

2 - A FM Santa Clara (105.1 MHz) completará 31 anos no ar neste sábado, 18. Foi fundada pelo padre Sátiro Cavalcanti, pertencente à Fundação Sócio-Educativa do RN. A emissora mantém o padrão adulto/contemporâneo, com bom gosto musical.

3 - O Rio Grande do Norte perdeu 37 mil postos de trabalho formal entre janeiro e março deste ano. A taxa de desocupação no estado subiu de 13,4% para 13,8%. É a crise castigando o potiguar.

4 - A CPFL Renováveis vai investir R$ 350 milhões para instalar mais quatro parques eólicos no Complexo Eólico Gameleira, no município de Touros. As obras serão iniciadas no final de 2019.

5 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, crava que a reforma da Previdência será aprovada no Congresso em 60 dias. No Congresso, o otimismo não é mais o mesmo. A reforma será arrastada.

Tags:

Coluna
César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO