Quarta-Feira, 08 de maio de 2024

Postado às 09h15 | 23 Mai 2019 | Com votos de Beto e Natália, Câmara tira Coaf de Sérgio Moro

Crédito da foto: Reprodução Deputados Beto Rosado e Natália Bonavides votaram juntos

Dois oito deputados federais do Rio Grande do Norte, dois votaram a favor de tirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) do Ministério da Justiça e levar para a Economia.

A mudança está contida na Medida Provisória (MP) 870/19, que trata da reforma administrativa do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados.

Beto Rosado (PP) e Natália Bonavides (PT) ajudaram a tirar a Coaf das mãos do ministro Sérgio Moro. A Coaf, como se sabe, tem papel importante no combate a crimes de ordem financeiro e foi bastante útil à Operação Lava Jato. Beto seguiu a decisão do Central, onde o seu partido está inserido; e Natália desde o primeiro momento anunciou que votaria para "derrotar" Moro, seguindo orientação do PT.

Outros três deputados ppotgiuares votaram a favor da Caof com Moro: Walter Alves (MDB), General Girão (PSL) e Benes Leocádio (PRB). Já Rafael Mota (PSB), João Maia (PR) e Fábio Faria (PSD) decidiram não votar.

Os deputados aprovaram o texto da comissão mista que analisou a matéria. Além de devolver a Coaf para o Ministério da Economia, a Câmara também transferiu novamente para o Ministério da Justiça a Fundação Nacional do Índio (Funai), que também ficará responsável pela demarcação de terras indígenas. Antes o órgão estava subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos e a demarcação era uma atribuição do Ministério da Agricultura.

Os deputados firmaram um acordo para evitar uma das polêmicas, a recriação de dois ministérios fundidos (Cidades e Integração Nacional). Pelo acordo, os deputados aprovaram a manutenção dos dois no Ministério do Desenvolvimento Regional, revertendo a mudança proposta pelo projeto de lei de conversão do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Tags:

Coaf
Câmara Federal
Beto Rosado
Natália Bonavides
Sérgio Moro

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO