Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 25 Mai 2019 | Coluna César Santos - 25 de maio

Crédito da foto: Arquivo Deputada Isolda Dantas com a governadora Fátima Bezerra

PT NÃO ABRE PARA OUTRO

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito Alysson Bezerra (Solidariedade), através de assessores, propagou uma reunião com representantes de partidos de Mossoró que teria discutido a unificação das oposições em torno de um nome para enfrentar a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nas eleições de 2020.

O nome, claro, seria o dele.

O problema, porém, foi que o deputado não combinou com o PT para espalhar tal notícia. Dirigentes do PT negaram qualquer encontro ou reunião com Alysson para discutir as eleições de 2020.

Como se sabe, o PT tem nome próprio à sucessão municipal, que é a deputada estadual Isolda Dantas. Há um sentimento dentro do Partido dos Trabalhadores de não abrir mão de um nome próprio. A razão é de simples entendimento: o PT quer recuperar espaços perdidos na política local.

O PT perdeu substância em Mossoró quando decidiu ser coadjuvante de outros partidos e grupos nas últimas disputas pela Prefeitura.

A última vez que tentou eleger um prefeito foi nas eleições de 2004, há 15 anos, quando foi às ruas com a candidatura do jornalista e poeta Crispiniano Neto, atual presidente da Fundação José Augusto (FJA). Nos anos seguintes, aceitou ser “puxadinho” de outros partidos.

Nas eleições de 2008, o PT indicou o companheiro Tércio Pereira para vice da candidata Larissa Rosado, na época filiada ao PSB.

Em 2012, repetiu a dobradinha com Larissa Rosado, indicando o ex-reitor da Ufersa Josivan Barbosa para vice.

Nas eleições suplementares de 2014, o PT colocou o ex-vereador Luiz Carlos Martins para vice na chapa do prefeito Silveira Júnior, na época filiado ao PSD, do ex-governador Robinson Faria.

Agora, o PT entende que chegou o momento de mudar a chave e fazer o caminho de volta para buscar uma posição de destaque. Por isso, vai com candidatura própria em 2020, seja para ganhar ou perder, e o nome está definido: Isolda Dantas.

A decisão de ter candidatura própria está alicerçada no bom desempenho do partido nas eleições de 2018. Isolda Dantas foi eleita deputada estadual com boa votação em Mossoró (11.031 votos – 9,37%) e a governadora Fátima Bezerra ganhou nos dois turnos na cidade, suplantando o principal adversário, Carlos Eduardo (PDT), que tinha como vice o filho da prefeita Rosalba, publicitário Kadu Ciarlini (PP).

Com Fátima governadora, o PT passou a ocupar todos os cargos e espaços estratégicos da máquina pública estadual em Mossoró. Saúde, educação e programas sociais são controlados por dirigentes petistas. Evidentemente, as ações oferecerão suporte político-eleitoral para a disputa do próximo ano.

O cenário só mudará se o governo Fátima não tiver dado uma resposta positiva até lá.

 

FRASE

"Pego o avião e vou morar lá fora. Já tenho idade para me aposentar."

PAULO GUEDES – Ministro da Economia, ameaçando deixar o Brasil, se a reforma da Previdência não andar.

 

FGTS

 Foi remarcada para o dia 12 de junho a audiência na Justiça do Trabalho para buscar um acordo sobre o pagamento do FGTS dos servidores públicos municipais referentes aos anos de 1977 a 1991. A Caixa Econômica Federal (CEF) está finalizando a individualização dos valores, para iniciar o pagamento. Os recursos estão garantidos pela Prefeitura em conta aberta no banco.

 

AQUARTELAMENTO

 Policiais militares ameaçam paralisar as atividades em junho, caso a governadora Fátima Bezerra (PT) não atenda aos pleitos represados: atualização do subsídio, pagamento das folhas em atraso, pagamento das promoções já efetivadas (abril, agosto e dezembro de 2018) e atualização dos níveis remuneratórios. O aquartelamento deverá atingir todo o estado. É preocupante.

 

FICHADOS

 Um em cada três senadores responde a acusações criminais. São 25 dos atuais 81 senadores que estão na mira da Justiça. Destaque mais do que negativo para o veterano Renan Calheiros, do MDB de Alagoas. Ele é réu em 12 inquéritos, e olhe que houve renovação dos quadros promovida pelo eleitor nas eleições de 2018.

 

SEM MEIO-TERMO

 O ministro Paulo Guedes, da Economia, diz que, sem reforma da Previdência, ele deixará o governo e vai embora do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), sem papas na língua, respondeu ao seu estilo: "Ninguém é obrigado a ser ministro."

 

CANASTRA REAL

 Tem sido intensa a movimentação nos bastidores do Tribunal de Justiça do RN desde a prisão de Ana Augusta Simas, ex-chefe de Gabinete da presidência da Assembleia Legislativa. Registra-se um esforço concentrado por sua soltura. Se Ana ficar muito tempo atrás das grades, ela poderá abrir o bico, aí o estrago será grande.

 

NOVOS EMPREGOS

 Em abril, foram abertos 129.601 postos formais de trabalho no Brasil. O melhor resultado para o mês desde 2013. O saldo positivo de emprego foi garantido pelos serviços e pelas indústrias.

 

 É NOTÍCIA

1 - A Estação das Artes Elizeu Ventania também recebe serviço de recapeamento em sua avenida de eventos. Ficará em melhores condições para receber os shows do Mossoró Cidade Junina.

2 - O servidor público Francisco Canindé da Silva colocou em livro a sua história de vida de superação e perseverança (ele é deficiente físico), e hoje ele lança a obra "Antes que a memória delete", na Escola das Artes de Mossoró, às 19h30.

3 - O ex-governador José Agripino Maia escolheu Nova York para comemorar os seus 74 anos, completados na quinta-feira, 2. O líder do Democratas foi acolhido pelo filho Alexandre Maia.

4 - Responde pelo nome de Herculano Ricardo o novo diretor-presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (FUNDASE). Nomeado pela governadora Fátima Bezerra (PT).

5 - O BNB terá mais R$ 4 bilhões do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para investir na região. Parte dos recursos compõe nova linha de crédito, o FNE Crediamigo.

Tags:

Isolda Dantas
Fátima Bezerra
Mossoró
PT
Prefeitura
eleições

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO