Segunda-Feira, 25 de março de 2019

Postado às 10h00 | 21 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Empresa suspende exportação de frutas do RN para Europa

Receita Federal/reprodução Polícia Federal e Receita apreenderam 3,2 toneladas de cocaina no Porto de Natal

A francesa CMA CGM, única empresa que transporta produtos do RN para países europeus, decidiu suspender as suas atividades no Porto de Natal durante o mês de março. Consequência das apreensões de 3,2 toneladas de cocaína no porto administrado pela Codern.

A decisão tem reflexo direto na produção de frutas na região de Mossoró e do RN. Pelo menos 400 contêineres de frutas deixar&... Leia mais

Postado às 17h30 | 20 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Juiz manda Estado pagar salários atrasados de ex-secretária de Robinson

Reprodução/nominuto.com Tatiane Mendes foi das principais auxiliares do governo Robinson Faria

O crédito da notícia é da agência Saiba Mais

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Valdir Flávio Lobo Maia determinou que o Governo do Estado pague os salários atrasados de novembro e dezembro de 2018, além de gratificação natalina, da ex-chefe da Casa Civil Tatiana Mendes Cunha, braço direito do governador Robinson F... Leia mais

Postado às 10h30 | 20 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Silveira Júnior será investigado por falsificação de documento

Carlos Costa/arquivo Ex-prefeito Silveira Júnior

O ex-prefeito de Mossoró, Silveira Júnior, será investigado por suposta prática de falsificação de documento. O inquérito foi instaurado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-RN), conforme o Procedimento Investigatório Criminal de nº. 06.2018.00001982-6 foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).

A suspeita é de que Silveira tenha falsificado documentos na presta&cce... Leia mais

Postado às 10h15 | 20 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 20 de fevereiro

Ecnomia de cafezinho não resolve o problema do Rio Grande do Norte

ECONOMIA DE BODEGA NÃO RESOLVE

A grave situação financeira do Rio Grande do Norte piorou e os sintomas serão sentidos de forma mais agressiva após o segundo bimestre do ano. O alerta de técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) é contundente: as contas do Estado têm “grande risco de deterioração”.

O prognóstico é resultado da força-t... Leia mais

Postado às 10h00 | 20 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Rafael Motta é o novo líder da bancada federal potiguar

Cedida Bancada federal do Rio Grande do Norte em Brasília

O deputado federal Rafael Motta (PSB) foi escolhido pelos parlamentares do Rio Grande do Norte como o novo coordenador da bancada potiguar em Brasília. A definição ocorreu na manhã desta quarta-feira (20).

A escolha para o ano de 2019 foi feita por consenso da bancada, que é composta por oito deputados federais e três senadores. “Agradeço aos colegas pela indicação e agora é trabalhar ainda ... Leia mais

Postado às 09h00 | 20 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Ministério da Saúde vai liberar recursos para cirurgias e hospitais do RN

Cedida Fátima Bezerra e Rosalba Ciarlini em audiência no Ministério da Saúde

A governadora Fátima Bezerra (PT) e a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP) foram recebidas em audiência pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A reunião realizada nesta terça-feira (19), em Brasília, serviu para destravar obstáculos e viabilizar recursos do Ministério da Saúde para recuperar a assistência nas duas maiores cidades do RN, Natal e Mossoró.

O plano apresenta... Leia mais

Postado às 15h00 | 19 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Prefeita destaca servidor público em mensagem anual na Câmara

Carlos Costa/PMM Prefeita Rosalba é recepcionada com flores pela presidente da Câmara Izabel Montenegro

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) destacou o servidor público na leitura da mensagem anual que abriu o ano legislativo nesta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Mossoró. A mensagem, diante dos 21 vereadores de representantes de vários segmentos da sociedade, antecipou o movimento do Sindicato dos Servidores (SINDISERPUM), que comanda hoje uma parada de advertência em protesto a prefeita, “pela falta de diálogo”,... Leia mais

Postado às 10h30 | 19 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Polícia Federal começa a desmontar esquema no Sistema S

Reprodução Robson Braga, presidente da CNI, está preso

O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, foi preso pela Polícia Federal, nesta terça-feira (19), dentro da Operação Fantoche, que investiga um esquema de corrupção envolvendo contratos com o Ministério do Turismo e entidades do Sistema S.

A CNI afirmou que "não teve acesso à inves... Leia mais

Postado às 10h00 | 19 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Contingenciamento limita gastos e investimentos para 2019

Reprodução Governadoria no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou decreto que limita gastos com despesas e investimentos para 2019. O decreto está publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (19).

Com o contingenciamento que atinge órgãos e entidades da administração pública do Rio Grande do Norte, as chamadas despesas de custeio, estão previstos R$ 808.608.632,89; já com... Leia mais

Postado às 10h00 | 19 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Sinsp-RN quer reajuste de 16,38% para todos os servidores estaduais

Marcos Garcia Janeayre Souto é presidente do Sinsp-RN

Não pode existir dois pesos, duas medidas. Se os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) querem um reajuste salarial de 16,38%, os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte também devem ser contemplados.

É o que defende o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público da Administração Direta (SINSP-RN).  

O TCE-RN aprovou a minuta do anteprojeto de lei complementar que aum... Leia mais

Postado às 09h15 | 19 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Coluna César Santos - 19 de fevereiro

Ilustração Balança financeira do RN está desequilibrada

INATIVO ENGOLE ATIVOS

O Boletim de Informações da Administração do Governo do Rio Grande do Norte, divulgado na sexta-feira, 15, revela o cenário bem crítico do sistema previdenciário estadual, e que exige da governadora Fátima Bezerra (PT) medidas saneadoras, e urgentes, para resolver o grave desequilíbrio que castiga as finanças do Estado.

De acordo com o documento, os ... Leia mais

Postado às 09h00 | 19 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Fátima Bezerra vai pedir socorro financeiro ao governo Bolsonaro

Assembleia Legislativa/Ascom Governadora Fátima Bezerra cumpre agenda em Brasília

A bancada federal do Rio Grande do Norte acompanhará a governadora Fátima Bezerra (PT) em audiência com o ministro da Economia, Paulo Guedes, marcada para a tarde desta terça-feira (19), em Brasília.

Será a primeira audiência da governadora do PT com o todo poderoso do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A governadora apresentará um relato dos esforços empreendidos para levar adiante o pla... Leia mais

Postado às 19h00 | 18 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS STJ manda inquérito contra Robinson para primeira instância no RN

Arquivo Ex-governador Robinson Faria é alvo da Operação Anteros

Desceu para a 1ª instância o processo da Operação Anteros em que o Ministério Público Federal denunciou o ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), por crime de embaraço de investigação de organização criminosa. A decisão é do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, assinada na quinta-feira (14) e publicada nesta segunda-feira (18) no siste... Leia mais

Postado às 11h15 | 18 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Pronto para decolagem?

Cedida Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação

(*) Gaudêncio Torquato,

Não pode dar errado. O Executivo, sempre com imensa força em início de gestão, dispõe de condições para aprovar no Congresso seus primeiros projetos. Só mesmo forte instabilidade teria o condão de inviabilizar a agenda do governo. Sinal daquilo que Roberto Campos chamava de “reversão de expectativas” é esse imbrógli... Leia mais

Postado às 10h30 | 18 Fev 2019 | CÉSAR SANTOS Deputado Girão anuncia nome do novo presidente da Codern

Reprodução Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg (centro) é o novo presidente da Codern

O deputado federal General Girão, do PSL do presidente Jair Bolsonaro, confirmou o nome do novo presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), responsável pela administração dos portos de Natal, Areia Branca e de Alagoas.

O parlamentar fez o anúncio nesta segunda-feira (18), em entrevista a uma emissora de rádio de Natal. “Hoje deve estar chegando aqui no Estado o novo presidente da Codern, o Almirante... Leia mais

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO