Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 15h34 | 27 Set 2016 | Fabio Vale Universitários promovem ação em prol do Setembro Amarelo com participações de especialistas

Crédito da foto:

Um grupo de estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) promovem na noite desta terça-feira (27) uma ação em prol da campanha "Setembro Amarelo", que alerta para o crescente número de casos de suicídio.

A atividade denominada de "Intervalo Interativo" acontece no campus central da instituição de ensino superior, com a participação de dois especialistas da própria Uern: o professor e antropológo Robson Basílio e a psicológa do Departamento de Assistência Estudantil.

A ação organizada pelo 3º período de Administração da Uern está programada para às 20h15. A iniciativa contará também com uma apresentação musical e a venda de lanches à preços acessíveis.

Setembro Amarelo

A campanha visa prevenção do suicídio e esclarecer sobre suas causas e perigos. A iniciativa começou em 2014 com atividades realizadas em Brasília, mas foi em 2015 que sua repercussão se espalhou por todas as regiões do país.

Estatísticas

Estastísticas dão conta de que todos os anos são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo; e que cerca de 17% das pessoas no Brasil pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida.

 O Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Em 2012 foram registradas 11.821 mortes, cerca de 30 por dia, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo observado um aumento de mais de 30% em jovens.

Tags:

voltar