Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 15h55 | 14 Dez 2016 | Fabio Vale Festival de Violeiros abre Festival Literário de Natal nesta quarta-feira

Crédito da foto:

O 4º Festival Literário de Natal abriu nesta quarta-feira (14) pela manhã sua programação na estrutura montada na Praça Augusto Severo, Ribeira, com as primeiras palestras e espetáculo voltados para a Cultura Popular. Durante todo o dia de hoje, a programação apresenta e debate a importância da literatura dos poetas populares e o Cordel. O Flin é uma realização da Prefeitura do Natal e Governo Federal – Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cosern e apoio do Sesc.

O público presente nas primeiras horas do evento pode conferir a palestra do jornalista (com pós-graduação em Drama Grego Antigo) e produtor cultural, Geraldo Maia, com o tema “A erudição dos poetas populares”, sendo uma defesa do espaço para a cultura popular no Brasil. A base de sua tese é de que o popular tenha a mesma importância que o chamado conceito de erudito, abolindo o preconceito sobre as definições acerca do que seja “popular”. “Não tem como você medir, num juízo de valor, que um é maior do que o outro. Mas as pessoas se baseiam nos conceitos de popular e erudito. Desde Caldas Aulete, em seu dicionário em 1948, a Aurélio Buarque de Holanda, quando escreve em 1975, seu primeiro dicionário, se percebe que os conceitos [sobre Erudito e Popular], nenhum têm fundamento”, afirma.

Estes conceitos estabelecidos e divulgados prevalecem até hoje e continuam sendo replicados em escolas, considerando a literatura de cordel, folclore. “Se vê a literatura de cordel como algo folclórico, e não, não é”, define. “Não há como falar da história da literatura brasileira sem começar pela literatura de cordel. E quem está dizendo isso não sou eu, é Câmara Cascudo. Esta coisa se fundamenta por questão econômica e isso chegou até as academias e às universidades, chegou à toda a história da literatura”. Esta defesa de Geraldo Maia é objeto de estudo desde 2003, quando teve conhecimento da existência do cordelista mossoroense Antônio Francisco, que ocupa a cadeira que teve como patrono o poeta Patativa do Assaré, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

Em seus estudos ele faz um paralelo entre poetas considerados eruditos, conhecidos pela grande maioria das pessoas, dentro e fora do Brasil, e os populares, com conteúdos tão profundos, como apresentou em sua palestra, e desconhecidos.

“É necessário trazer esses poetas para a população, porque a gente não ouve falar deles, a gente só reconhece as fotos [durante a apresentação de Geraldo Maia] dos eruditos. E quando mostrava os poetas populares, que têm grande importância, a gente não conhece”, afirmou a estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Erika Camargo, que foi nesta manhã conferir a programação do Festival e visitava o Museu do Cordel.

O Museu do Cordel foi montado por um dos movimentos cordelistas presentes ao Flin, o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Cordel Brasileiro, recém criado no Rio Grande do Norte. O museu mostra a história do cordel e principais autores e obras. O Nep-Cordel também está com uma banca de exemplares com novos autores e outros já conhecidos, como Nando Poeta, um dos fundadores do Núcleo, junto com o poeta popular assuense, Paulo Varela.

O poeta, contador de causos e palestrante Paulo Varela foi a atração da tenda principal do evento na manhã de hoje, ao lado do poeta Zé Martins. O público pode conferir a poesia popular que fala do sentimento do homem nordestino com elementos universais.

Na programação da tarde desta quarta-feira, há ainda o Encontro de Cordel, da tenda principal, às 15h; às 17h, na tenda Moacy Cirne, será formada a mesa O Anjo Devasso – a Vida de Juvenal Antunes, com a participação de Antônio Stélio, Vicente Serejo e Abmael Silva; às 18h, mesa em homenagem a Monsenhor Expedito; às 19h, Mesa Câmara Cascudo e a literatura oral, com participação de Daliana Cascudo e Severino Vicente. Encerrando o primeiro dia do Flin, às 20h, Literatura Oral, Festival de Violeiros, com participação de Moraes Moreira.

Quinta com show de Raimundo Fagner

Na quinta-feira (15), a partir das 8h, o Sesc e as editoras potiguares tomam conta da Tenda Principal e da Tenda Moacy Cirne com o espetáculo “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”, dirigido por Caio Padilha, Histórias e Violas, do pernambucano Vinicius Viramundos, seguido de contação de histórias e Sessão de Curtas.

A partir das 18h30 começam os debates literários na Tenda Principal, com presenças de Marina Colasanti, Március Cortez, Tácito Costa e show de Raimundo Fagner às 21h30 fechando a primeira noite.

Virgínia Rodrigues faz show na sexta

Na sexta-feira (16), o Flin prossegue com a programação matinal voltada para a contação de histórias com Nara Kelly e depois um bate papo sobre Ilustração com Raissa Bulhões, Veruschka Guerra, Rodrigo Brum e José de Castro.

Na Tenda Cine Sesc acontece o lançamento e bate papo com os produtores do curta “Mar de Zila”, premiado no Edital Cine Natal 2014, promovido pela Prefeitura do Natal. À tarde, o público poderá assistir um bate papo sobre Deífilo Gurgel e ainda um debate com os autores Beatriz Madruga, Patrício, Gonzaga Neto e mediação de Carlos Fialho.

À noite, a literatura invade novamente a Tenda Principal, com debates imperdíveis reunindo Woden Madruga, Alex Nascimento, Mário Ivo Cavalcanti, Marco Lucchesi, José Paulo, Raimundo Fagner e para fechar a noite um pocket show de Virgínia Rodrigues.

Zeca Baleiro encerra o FLIN 2016

No sábado, último dia do Festival Literário de Natal, a programação começa às 9h30 com Sarau Lítero Musical e Seminário das Academias. À tarde, bate papo com as editoras potiguares. Palestra Paulo Varela e convidados – Espetáculo Sertão inverso e ainda bate-papo com Cícera Bruna e Débora Seabra sobre literatura e inclusão.

À noite, a literatura volta a invadir a Tenda Principal com mesas e debates com Nélida Piñon e Ignácio de Loyola Brandão e Rita Gullo com o show Solidão no Fundo da Agulha, espetáculo composto pelas memórias do escritor em momentos marcantes de sua carreira. Às 22h, fechando a quarta edição do FLIN, terá o show do cantor Zeca Baleiro. 

 

Tags:

voltar