Domingo, 17 de dezembro de 2017

Postado às 10h00 | 17 Nov 2017 | Redação João Almino volta à sua terra Mossoró para lançar o livro 'Entre facas, algodão'

Crédito da foto: Reprodução Escritor e diplomata João Almino, filho de Mossoró na Academia Brasileira de Letras

Amina Costa – JORNAL DE FATO

O escritor mossoroense João Almino retorna ao município para lançar seu livro “Entre facas, algodão”, que ocorre nesta sexta-feira, 17. Essa é a primeira vez que o diplomata retorna a Mossoró depois que tomou posse, em julho, na cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras (ABL)

O lançamento do livro está dentro da programação alusiva ao terceiro aniversário da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), que foi iniciada no dia 8 de novembro. Apesar de não ser muito conhecido pelo público mossoroense, o diplomata e escritor é bastante respeitado pelos escritores do estado, bem como pelos membros da academia.

O presidente da ACJUS, Wellington Barreto, informou que a vinda de João Almino será um dos pontos altos da programação, por se tratar de uma figura tão importante para a literatura do município. “É a primeira vez que um mossoroense assume uma cadeira da Academia Brasileira de Letras, nos seus mais de dois séculos de fundação. Outros três potiguares assumiram cadeiras na ABL, mas não tiveram tanto destaque para nós mossoroenses”, disse Wellington Barreto.

O acadêmico disse ainda que desde o dia 13 de novembro, a ACJUS está promovendo uma mostra fotográfica com a história da academia, que vai desde o processo de construção. Também está sendo exposta uma feira literária, com as obras dos acadêmicos. As exposições ocorrem na Biblioteca Ney Pontes, localizada no centro de Mossoró. “São 40 acadêmicos que estão expondo na Biblioteca Municipal, e todos eles têm livros publicados”, disse.

Nesta sexta-feira, além do lançamento do livro do autor João Almino, a academia será homenageada na Câmara Municipal de Mossoró, durante sessão solene. O lançamento do livro do ocupante da cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras está previsto para ocorrer às 18h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

João Almino receberá medalha honrosa e o título de sócio da ACJUS. Além do autor mossoroense, outros autores receberão homenagens na Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró.

De acordo com a programação oficial, João Almino chegará nesta sexta-feira em Mossoró, onde cumprirá agenda de entrevistas e realizará visitas na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na qual vai conceder entrevista à Uern TV.

Tags:

João Almino
imortal
ABL
escritor
diplomata
livro
lançamento
Mossoró

voltar