Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 14h15 | 06 Jan 2018 | Redação Morre o jornalista e escritor Carlor Heitor Cony, aos 91 anos de idade

Crédito da foto: Cedida Jornalista e escritor Carlos Heitor Cony tinha 91 anos de idade

O jornalismo brasileiro está de luto com a morte de Carlos Heitor Cony, ocorrida nesta sexta-feira (5). Ele tinha 91 anos de idade.

O jornalista, escritor e comentarista da CBN estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, devido a problemas no intestino.

Ele foi o quinto ocupante da cadeira de número 3 da ABL desde 2000. Seu romance mais famoso, 'Quase Memória', foi publicado em 1995.

Carlos Heitor Cony pronunciou suas primeiras palavras aos cinco anos, em reação ao barulho provocado por um hidroavião em Niterói. Ele foi alfabetizado em casa. Chegou a cursar a Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, mas interrompeu antes de concluir e teve sua primeira experiência como jornalista no Jornal do Brasil, cobrindo férias.

O escritor trabalhou como funcionário público da Câmara Municipal do Rio de Janeiro até 1952, quando se tornou redator da Rádio Jornal do Brasil. Em 1960 entrou para o Correio da Manhã. Como editorialista, escreveu textos de crítica aos atos da ditadura militar.

Carlos Heitor Cony publicou contos, crônicas e romances. Seu romance mais famoso é de 1995, Quase Memória, que vendeu mais de 400 mil exemplares. Como romancista conquistou vários prêmio, entre os quais, quatro Jabutis, dois livros do Ano, Prêmio Machado de Assis, Prêmio Nacional Nestlé e duas vezes o Prêmio Manuel Antônio de Almeida.

Tags:

Carlos Heitor Cony
morte
jornalista
escritor
ABL

voltar