Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h15 | 05 Mai 2018 | Redação Futura estreia neste domingo programa sobre Xaxado, produzido pela UernTV

Crédito da foto: Divulgação/Mayara Tatiane Sou Xaxado conta a a importância desse ritmo e dança dentro da cultura nordestina

No mês que antecede o período junino, o clima das festas e da cultura sertaneja começa a tomar conta das cidades do Nordeste. Nesta energia, estreia no próximo domingo, às 11h, em rede nacional, mais uma produção da UernTV, emissora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Numa parceria da Uern, Canal Futura e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), os brasileiros poderão assistir ao programa “Sou Xaxado”, que vai contar, em 4 episódios, curiosidades, momentos históricos e a importância desse ritmo e dança dentro da cultura nordestina.

O programa conta com apresentação da jornalista Sara Cardoso e do ator e dançarino pernambucano Karl Marx. Os dois assumem uma representação descontraída de Maria Bonita e Lampião, e conduzem os telespectadores a um passeio sobre o xaxado e sua relação direta com a história do cangaço.

As gravações do programa aconteceram no município de Serra Talhada, em Pernambuco, durante 10 dias, envolvendo estudantes, técnicos e professores da UERN e da UEPB. A direção geral é do professor da Uern, jornalista Fabiano Morais. “O projeto segue uma linha pensada em parceria com o Canal Futura, que é de difundir a cultura brasileira através de produções audiovisuais feitas pelas TVs universitárias das instituições parceiras do canal. Temos trabalhado bem isso, chegando a produzir antes, mais três programas deste tipo, que foram “Sanfonas Nordestinas”, “Eu quero é Frevo” e “Sou Cultura Afro””, explicou o professor.

Para o reitor da Uern, Pedro Fernandes, a universidade assume, através de produções como essa, um papel decisivo na difusão da cultura regional para todo o Brasil. “Temos dado uma contribuição importante à difusão cultural através das produções da UernTV, não só para o Rio Grande do Norte, mas espalhando esse conteúdo para todo o Brasil através de parcerias como essa com o Canal Futura. Mais que isso, temos apostado no diálogo e intercâmbio com outras instituições públicas de ensino superior, possibilitando experiências importantes para nossos estudantes do curso de Comunicação Social e também para estudantes das outras universidades”, reforçou.

O reitor da UEPB, Rangel Júnior, considerou a iniciativa muito rica, pela documentação da cultura nordestina e pela possibilidade de parcerias importantes como essa. “É uma ação muito interessante, principalmente por oportunizar a estes jovens jornalistas, estudantes, a experimentação de uma produção de maior fôlego que envolve várias etapas, desde a edição, captação de imagem, etc. Tudo isso faz um diferencial para quem participa do projeto. Sem contar que fortalece a cultura do Nordeste e é um grande serviço à sociedade. A parceria entre as instituições também revela que as fronteiras são puramente imaginárias. Na prática, quando se quer, as fronteiras são extintas”, comentou.

Os quatro episódios estão divididos por temas: origem, ambiente e indumentária, dança e musicalidade, e a juventude no xaxado. Durante as gravações, estudantes dos cursos de Comunicação Social da UERN e da UEPB participaram do processo, junto a técnicos e professores das duas instituições. A equipe contou com apoio da Fundação de Cultura de Serra Talhada, da Fundação Cabras de Lampião e do grupo Zabelê.

Dentre as universidades parceiras do Canal Futura, a Uern tem se destacado nas produções próprias realizadas através da UernTV. “Através desse trabalho conseguimos obter um reconhecimento profissional que tem levado a gente a puxar parcerias com outras universidades, dentro de uma rede de produção audiovisual universitária. Foi assim com o programa “Eu quero é Frevo”, em parceria com estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, foi assim como o “Sou cultura Afro”, feita em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, e agora no “Sou Xaxado”, com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)”, comenta o coordenador da UernTV, jornalista e professor Esdras Marchezan.

Para o Diretor de Relacionamento com Universidades parceiras do Canal Futura, Acácio Jacinto, o intercâmbio promove riqueza e diversidade, imprimindo uma qualidade diferenciada das televisões universitárias e, sobretudo, na grade nacional de programação do Canal Futura. Além disso, amplia a representatividade gerando um engajamento do Futura, da UERN e da UEPB, não só nas cidades onde estas universidades estão inseridas, mas, também, em todo Nordeste. “Esse tem sido um dos papéis do Futura, e ficamos muito felizes em exibir um programa cultural, de qualidade, produzido por estudantes, professores e técnicos de duas universidades tão importantes no cenário Nordestino”, disse.

O programa “Sou Xaxado” será exibido no próximo domingo, às 11h, no Canal Futura.

 

Programa Sou Xaxado

Equipe

UernTV

Coordenador: Esdras Marchezan

Diretor geral do programa: Fabiano Morais

Apresentação: Sara Cardoso

Cinegrafista: Jefferson Lopes

Estudantes envolvidos: Rafael Irineu (Produção) e Samir Magoya (designer)

UEPB

Produção: Professora Socorro Palitó

Produção e edição de imagens: Renato Hennys

Estudantes envolvidas: Adriana Araújo Souza e Mayara Tatiane da Silva Bezerra

Canal Futura

Diretor Geral: João Alegria

Diretor de Mobilização Comunitária: Acácio Jacinto

Fundação Cabras de Lampião

Apresentador: Karl Marx

Fonte: Esdras Marchezan

Tags:

Sou Xaxado
programa
Canal Cultural
TV Uern
dança
Nordeste

voltar