Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 15h00 | 13 Fev 2019 | Redação Morre no Rio a Bibi Ferreira, diva do musical brasileiro, aos 96 anos

Crédito da foto: ReproduçÃO Bibi Ferreira trabalhou até os seus 96 anos

Morreu na tarde desta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, a atriz Bibi Ferreira, vítima de parada cardíaca. Ela estava em sua casa, no Flamengo, quando passou mal.

A informação foi confirmada pela filha dela, Teresa Cristina, fruto do relacionamento com Armando Carlos Magno — segundo de seus seis maridos.

— Ela partiu às 13h, serenamente — contou o empresário e amigo, Nilson Raman. — Passou seus últimos dias em casa, dormindo na maior parte do tempo. Hoje, reclamou de falta de ar e, em seguida, se constatou o óbito. Bibi foi protagonista absoluta do seu palco e da sua vida. Foi muito lindo o que ela fez.

Bibi Ferreira nasceu num tempo em que ser ator não era status social aceitável nem sequer profissão regulamentada. Mas por ser filha de quem foi — da bailarina espanhola Aída Izquierdo e do ator Procópio Ferreira, um dos responsáveis pela profissionalização do ofício no país —, Bibi viveu e contribuiu para a passagem do então sub-ofício a uma profissão capaz de transformar artistas em semideuses da cena, em divindades vivas. E Bibi se tornou uma delas; ou melhor: a maior delas.

Atuou com firmeza até os seus 96 anos, como um mito vivo, em atividade, e com plena consciência do que fez e do que ainda gostaria de ter feito:

— Eu tenho consciência de tudo o que eu fiz, tudo — disse em entrevista ao GLOBO, em janeiro de 2018. — Embora tenha começado profissionalmente com meu pai, entre 18 e 19 anos, lembro de dançar no Municipal do Rio, com 6 anos, de fazer o filme “Cidade mulher” (de Humberto Mauro) quando tinha 13, de ser ensaiada pelo Noel Rosa... Então são quase 90 anos no palco. E continuo fazendo.

* Com as informações de O GLOBO

 

Tags:

Bibi Ferreira
diva
atriz
cantora
Rio de Janeiro

voltar