Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 18h15 | 04 Set 2017 | Redação Confecção: Finecap destaca potencial da moda da região do Alto Oeste

Crédito da foto: Sebrae/RN A R&L foi uma das marcas participantes do desfile

Pequenas indústrias de confecções, fardamento, moda íntima e acessórios produzidos na região Oeste ganharam grande visibilidade em desfiles realizados pelo Sebrae, em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, durante a FINECAP 2017 - Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar, que se encerra nesta segunda-feira (4) em Pau dos Ferros.

Um público estimado em 200 mil pessoas circulou na Praça de Eventos. Além de mais de 80 stands de expositores deconfecções, moda íntima, máquinas de costura, cerâmica, construção civil, gráfica, água mineral, panificação, polpa de frutas, temperos e artesanato local, os visitantes assistiram às apresentações artísticos-culturais e aos shows de grandes nomes nacionais da música e ritmos regionais, como o forró.

Para divulgar as suas marcas aos visitantes e clientes em potencial, as empresas Kelyta Moda Íntima, Sefio Moda Masculina, Mallus Fardamentos, R&L Aluguel de Roupas e Iluminaci Semijoias e Acessórios mostraram na passarela o melhor das suas produções. Este é o caso do empresário Antônio Edielson Pereira Brasil, proprietário da marca de moda masculina Sefio, da cidade de Itaú, que participou pela primeira vez de um desfile com a sua linha de camisaria, visando divulgar e fortalecer a marca para toda a região.

“Sem dúvidas, ganhamos mais visibilidade. Já conquistamos o Oeste, incluindo Mossoró, e estamos buscando alcançar o mercado de Fortaleza”, avisa Edielson Brasil, que produz pouco mais de mil peças por mês de uma linha de camisaria, tipo polo e camisetas.

Outra pequena indústria, instalada há 25 anos na cidade de Apodi, também está buscando novos mercados para a sua linha de moda íntima feminina. Os donos da Kelyta Moda Íntima, Maria Alves e Raimundo da Costa e Silva, já desfilaram sua marca noutros eventos, mas neste ano é a primeira vez que participam de um desfile na FINECAP, em Pau dos Ferros.

“Queremos ampliar as vendas para este mercado, pois o nosso produto já é vendido em Natal, Mossoró e Assú. Isso aqui é uma vitrine e o lugar ideal para a divulgação da nossa marca”, atesta Raimundo Costa, ao afirmar que produz em média 800 peças íntimas por dia e que também tem a intenção de expandir seus negócios para o mercado cearense.

Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a FINECAP é um dos maiores eventos de negócios do Estado, movimentando toda a Região Oeste e atraindo inclusive visitantes de estados vizinhos. “É uma oportunidade para o empresário ganhar visibilidade e ampliar sua atuação no mercado. Inclusive para o Microempreendedor Individual, como é o caso inédito de uma jovem de Pau dos Ferros, que produz semijoias e vende somente na loja virtual. Aqui está mostrando as suas peças ao público, conquistando novos clientes e ampliando suas vendas”, exemplifica João Hélio Cavalcanti.

A oportunidade de mostrar ao público as semijoias e acessórios da grife Iluminaci, que há quase um ano estão acessíveis apenas na loja virtual, foi mais um incentivo do Sebrae, segundo a própria Microempreendedora Individual, Alessandra Patrícia de Almeida Barbosa. Há quase um ano, a Iluminaci produz peças folheadas a ouro com acabamento de banho em ródio branco e negro, que é um diferencial pelo brilho e resistência que dão aos colares, brincos, anéis, pulseiras e alguns conjuntos de semijoias. Além disso, Alessandra Barbosa explica que utiliza a zircônia, que é uma imitação perfeita do diamante e tem um custo bastante acessível.

Atualmente toda a venda é feita pela loja virtual e através de visitas aos clientes de Pau dos Ferros, mas o negócio está dando tão certo que Alessandra Barbosa estará implantando a venda por atacado antes mesmo de completar um ano como MEI. “De acordo com o crescimento da nossa empresa, eu deixarei de ser MEI e me enquadrarei como uma empresa  de pequeno porte. É quando iniciaremos a venda no atacado com consultoras que já estou cadastrando aqui mesmo na FINECAP. Pela internet temos sido consultados por consumidores da Itália e Estados Unidos, mas essa logística de penetrar no comércio exterior é um plano para depois que a empresa estiver com a sua venda no atacado consolidada”, planeja ela, que já fez vendas para clientes São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras cidades do País.

Constantemente em busca de tendências e antenada com os blogs e as revistas especializadas em moda, além da inspiração nas grandes joalherias, Alessandra Barbosa produz por mês pouco mais de mil peças, dando aos clientes garantia de um ano e um suporte exclusivo num pós-venda, inclusive caso haja necessidade de renovar o banho da peça, o que é feito a custo mínimo. “Uma semijoia pode durar uma vida inteira, desde que usada e conservada com o cuidado necessário”, ensina a empresária, que registrou uma boa visitação e contatos importantes com novos clientes durante o evento em Pau dos Ferros, uma cidade polo que abrange 37 municípios da mesorregião.

Durante os quatro dias foi registrada uma significativa movimentação financeira dentro do próprio evento, na área de expositores e espaço gastronômico. Além disso ocorreu uma ocupação recorde de leitos nos meios de hospedagem, como hotéis e pousadas, e um aumento significativo da frequência de consumidores em restaurantes, compras em lojas do comércio e de prestação de serviços da cidade de Pau dos Ferros.

Tags:

Finecap
moda
confecção
feira
Pau dos Ferros
Sebrae
comércio
economia

voltar