Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 15h45 | 14 Mar 2019 | Redação Em janeiro, vendas no varejo do Rio Grande do Norte crescem 1%

Crédito da foto: Agência Brasil O crescimento de 1% foi o maior do Nordeste

Em conformidade com o contexto brasileiro, as vendas no varejo do Rio Grande do Norte cresceram 1% em relação a dezembro de 2018. Em nível nacional, o crescimento foi de 0,4%.

Após crescimento acumulado de 6,8% em 2018, o comércio varejista do estado iniciou o ano com variação positiva em relação a dezembro. O crescimento de 1% foi o maior do Nordeste, que registrou aumento das vendas do varejo em apenas três dos nove estados: Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas.

A despeito disso, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve decréscimo de 2,9% no volume de vendas do varejo do Rio Grande do Norte. No Brasil, distintamente, verificou-se crescimento de 1,9% frente a janeiro de 2018.

Brasil

Em janeiro de 2019, o comércio varejista nacional variou 0,4% frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, após recuo de 2,1% em dezembro. A média móvel trimestralpara o varejo, após a estabilidade no trimestre encerrado em dezembro (0,0%), foi de 0,5% no trimestre encerrado em janeiro.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com janeiro de 2018, o comércio varejista cresceu 1,9%, sexta taxa positiva seguida. Já o acumulado nos últimos doze meses passou de 2,3% em dezembro para 2,2% em janeiro.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas avançou 1,0% frente a dezembro de 2018, descontando parte do recuo de 1,7% do mês anterior. A média móvel do trimestre encerrado em janeiro (0,2%) ganhou ritmo, comparada à do trimestre encerrado em dezembro (-0,3%).

Em relação a janeiro de 2018, o comércio varejista ampliado avançou 3,5%, sua vigésima primeira taxa positiva consecutiva nessa comparação. Mas o acumulado nos últimos doze meses desacelerou, passando de 5,0% em dezembro para 4,7% em janeiro. A publicação completa está à direita nesta página.

Fonte: IBGE

Tags:

Economia
Varejo
RN
Vendas
Crescimento

voltar