Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 15h00 | 01 Abr 2019 | Redação IBGE inicia Pesquisas Econômicas Anuais no Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Agência Brasil IBGE fará o levantamento em aproximadamente 4.200 empresas

O Instituto Brasileiro Geografia e Estatística realiza, a partir do dia 2 de abril, a coleta de dados das pesquisas econômicas anuais, que são essenciais para o cálculo do Produto Interno Bruto – PIB nacional, estadual e municipal.

A Pesquisa Anual do Comércio, a Pesquisa Anual de Serviço, a Pesquisa Industrial Anual e a Pesquisa Anual da Indústria da Construção compõem o conjunto de pesquisas do IBGE que proporcionam informações sobre a geração, a distribuição e o uso da renda no Brasil.

No país, serão coletados dados de mais de 296.000 empresas e, no Rio Grande do Norte, o IBGE fará o levantamento em aproximadamente 4.200 empresas componentes da amostra das pesquisas de cada setor de atividade econômica.

No Rio Grande do Norte, nos dias 2 e 3 de abril, a Faculdade de Estácio de Natal (Campus Alexandrino) sediará a capacitação do corpo operacional que realizará a coleta dos dados das pesquisas econômicas, e seus estudantes poderão participar do evento como ouvintes.

Os resultados das pesquisas econômicas do IBGE evidenciam os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços e, também, a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica. Além disso, permitem, para cada ano, o cálculo do Produto Interno Bruto e diversos indicadores econômicos, como a acumulação de capital; a capacidade ou necessidade de financiamento; a renda per capita; e a evolução da carga tributária.

A conclusão da coleta de dados das empresas pelo IBGE está prevista para o dia 15 de setembro. O Instituto conta especialmente com a colaboração dos empresários para a realização do levantamento, cujos resultados serão divulgados em 2020, a fim de retratar a realidade da economia do Brasil, dos estados e dos municípios.

Fonte: Agência IBGE

Tags:

Economia
IBGE
Pesquisa
RN

voltar