Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 13 Jul 2017 | Redação Principal delator do maior caso de corrupção do futebol morre aos 72 anos

Crédito da foto: Ali Haider/EFE Blazer lutava contra um câncer no reto e outras enfermidades. A causa da morte e o local não foram d

O ex-secretário-geral da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (Concacaf), Chuck Blazer, morreu na noite desta quarta-feira, 12, aos 72 anos. Blazer lutava contra um câncer no reto e outras enfermidades. A causa da morte e o local não foram divulgados.

Ele foi um dos maiores delatores da investigação da Polícia Federal dos Estados Unidos (FBI). Blazer foi um dos cartolas que assumiram a culpa no maior caso de corrupção do futebol, o chamado FifaGate, que varreu a Concacaf e a Conmebol, com envolvimento de dirigentes brasileiros, segundo as investigações da Justiça dos Estados Unidos.

Blazer teve um papel fundamental na operação que prendeu, por exemplo, José Maria Marin e outros dirigentes e executivos do continente americano, porque passou a colaborar com as autoridades, seja delatando ou até mesmo gravando conversas.

Chuck assinou uma confissão de 40 páginas admitindo admitiu ter recebido suborno nas Copas de 1998 e 2010. Em seus 30 anos de vida como dirigente no futebol, Blazer ganhou fama de excêntrico. Dentre os episódios e fatos curiosos sobre sua vida, estão a alcunha de “senhor dez por cento”, em referência às propinas que sempre pedia.

Tags:

voltar